/

Centeno quer pagar antecipadamente a credores europeus para aliviar dívida em 2025

Stephanie Lecocq / EPA

Mário Centeno quer pagar antecipadamente aos credores da zona euro de forma a aliviar o pica da dívida em 2025. Segundo o ministro das Finanças, o pagamento antecipado traz certos benefícios.

Mário Centeno, quer aliviar a carga da dívida ao pagar antecipadamente o empréstimo feito pela zona euro em 2011. Este empréstimo atinge um pico em 2025 e, segundo o ministro das Finanças português, o pagamento antecipado traz certos benefícios.

Em 2025 será necessário pagar mais de 17,2 mil milhões de euros a credores, devido ao pagamento do resgate da troika e de obrigações de tesouro que representam cerca de 12,6 mil milhões de euros. O pagamento será feito através do mecanismo de Facilidade Europeia de Estabilidade Financeira (FEEF).

A FEEF foi criado depois de os colapsos das economias grega, irlandesa e portuguesa. Na altura faltavam instrumentos de apoio e resgate a estes países, pelo que os Estados membros da União Europeia criaram um mecanismo de estabilização temporário para preservar a estabilidade financeira no contexto da crise das dívidas soberanas.

Em declarações ao Diário de Notícias, Centeno admitiu que está a ser estudada “a oportunidade, o momento e o montante” de um possível pagamento antecipado aos credores europeus ainda este ano. O objetivo é “reduzir o custo do financiamento e melhorar a sustentabilidade da dívida”, explica o ministro.

O gabinete de Centeno diz que o reembolso antecipado traz benefícios à dívida pública portuguesa, uma vez que “consolida a trajetória de queda do rácio da dívida, daria continuidade à estratégia de alisamento do perfil de reembolsos ao reduzir o refinanciamento previsto para 2025, e geraria poupanças de juro”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.