Centeno espera recuperação económica só em 2022 (mas numa terceira vaga a resposta será menos má)

Mário Cruz / Lusa

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, espera que a economia portuguesa volte aos níveis anteriores à crise pandémica em 2022. Além disso, conta que a resposta a uma possível terceira vaga de covid-19, após o Natal, seja mais positiva.

“É expectável que se uma terceira vaga suceder, toda esta aprendizagem, e num contexto em que já há vacinação, se possa esperar um efeito muito mais contido na economia”, destacou Mário Centeno na conferência de imprensa de apresentação do Boletim Económico do BdP.

O BdP manteve as previsões para a economia portuguesa em 2020, antecipando uma queda do Produto Interno Bruto (PIB) de 8,1%. Para 2021 espera um crescimento económico de 3,9%.

“Nós não divulgamos projecções trimestrais, mas temos uma recuperação gradual claramente mais a partir do segundo trimestre, da economia, em 2021, sendo que o que aqui está subjacente é precisamente alguma manutenção de medidas de contenção no primeiro trimestre de 2021 e depois, então, um retomar da actividade económica com mais intensidade a partir e incluindo o segundo trimestre” de 2021, acrescentou o governador.

Durante a apresentação do Boletim Económico, Centeno adiantou que o Banco de Portugal espera uma queda do PIB de 1,8%, em cadeia, no quarto trimestre deste ano, algo que terá efeitos no arranque do próximo ano.

Deste modo, “o efeito de arrastamento para 2021 não é totalmente favorável, neste momento”, quando comparado com previsões anteriores, em particular com as de Outubro, alertou ainda Centeno.

“Tínhamos o mesmo número para o ano [de 2020, que é de -8,1%], mas com uma composição trimestral bastante diversa, com menos crescimento no terceiro trimestre e mais crescimento no quarto trimestre”, disse ainda o antigo ministro das Finanças.

Desta forma, e mesmo face ao crescimento previsto para 2022 (4,5%), “a taxa de crescimento para 2021 está muito afectada pelo mau ponto de partida originado no quarto trimestre de 2020”, destacou Centeno, considerando que “é um pouco enganadora para a dinâmica que, trimestre após trimestre, se irá consubstanciando em Portugal”.

Mais de 3 anos para recuperar emprego destruído pela pandemia

O boletim do BdP prevê uma queda no emprego de 2,3% neste ano, o que constitui “o pior registo desde 2013” nos tempos da Troika, estando em causa menos 114 mil postos de trabalho, conforme contas do DN/Dinheiro Vivo.

A publicação atesta que “o mercado de trabalho português parece ser, cada vez mais, o elo mais fraco da retoma pós-pandemia”, considerando que serão necessários “mais três anos, no mínimo”, para que Portugal consiga recuperar os empregos perdidos durante este ano, devido à pandemia.

A taxa de desemprego deverá situar-se em 7,2% em 2020, subindo para 8,8% em 2021. Em 2022, o valor situar-se-á na ordem dos 8,1%.

Por outro lado, o rendimento disponível das famílias deverá manter-se intacto até 2023, de acordo com o boletim do BdP.

“As contribuições para a Segurança Social estão a aumentar e a cobrança do IRS não mostra quebras”, apontou Centeno na conferência de imprensa, vincando a importância de manter os impostos em baixa em 2021.

O governador também realçou que o Governo não deve retirar os apoios à economia, designadamente os lay-offs e moratórias, “sem que previamente haja uma análise sobre as condições das empresas e das famílias”.

Susana Valente SV // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …