Centeno espera recuperação económica só em 2022 (mas numa terceira vaga a resposta será menos má)

Mário Cruz / Lusa

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, espera que a economia portuguesa volte aos níveis anteriores à crise pandémica em 2022. Além disso, conta que a resposta a uma possível terceira vaga de covid-19, após o Natal, seja mais positiva.

“É expectável que se uma terceira vaga suceder, toda esta aprendizagem, e num contexto em que já há vacinação, se possa esperar um efeito muito mais contido na economia”, destacou Mário Centeno na conferência de imprensa de apresentação do Boletim Económico do BdP.

O BdP manteve as previsões para a economia portuguesa em 2020, antecipando uma queda do Produto Interno Bruto (PIB) de 8,1%. Para 2021 espera um crescimento económico de 3,9%.

“Nós não divulgamos projecções trimestrais, mas temos uma recuperação gradual claramente mais a partir do segundo trimestre, da economia, em 2021, sendo que o que aqui está subjacente é precisamente alguma manutenção de medidas de contenção no primeiro trimestre de 2021 e depois, então, um retomar da actividade económica com mais intensidade a partir e incluindo o segundo trimestre” de 2021, acrescentou o governador.

Durante a apresentação do Boletim Económico, Centeno adiantou que o Banco de Portugal espera uma queda do PIB de 1,8%, em cadeia, no quarto trimestre deste ano, algo que terá efeitos no arranque do próximo ano.

Deste modo, “o efeito de arrastamento para 2021 não é totalmente favorável, neste momento”, quando comparado com previsões anteriores, em particular com as de Outubro, alertou ainda Centeno.

“Tínhamos o mesmo número para o ano [de 2020, que é de -8,1%], mas com uma composição trimestral bastante diversa, com menos crescimento no terceiro trimestre e mais crescimento no quarto trimestre”, disse ainda o antigo ministro das Finanças.

Desta forma, e mesmo face ao crescimento previsto para 2022 (4,5%), “a taxa de crescimento para 2021 está muito afectada pelo mau ponto de partida originado no quarto trimestre de 2020”, destacou Centeno, considerando que “é um pouco enganadora para a dinâmica que, trimestre após trimestre, se irá consubstanciando em Portugal”.

Mais de 3 anos para recuperar emprego destruído pela pandemia

O boletim do BdP prevê uma queda no emprego de 2,3% neste ano, o que constitui “o pior registo desde 2013” nos tempos da Troika, estando em causa menos 114 mil postos de trabalho, conforme contas do DN/Dinheiro Vivo.

A publicação atesta que “o mercado de trabalho português parece ser, cada vez mais, o elo mais fraco da retoma pós-pandemia”, considerando que serão necessários “mais três anos, no mínimo”, para que Portugal consiga recuperar os empregos perdidos durante este ano, devido à pandemia.

A taxa de desemprego deverá situar-se em 7,2% em 2020, subindo para 8,8% em 2021. Em 2022, o valor situar-se-á na ordem dos 8,1%.

Por outro lado, o rendimento disponível das famílias deverá manter-se intacto até 2023, de acordo com o boletim do BdP.

“As contribuições para a Segurança Social estão a aumentar e a cobrança do IRS não mostra quebras”, apontou Centeno na conferência de imprensa, vincando a importância de manter os impostos em baixa em 2021.

O governador também realçou que o Governo não deve retirar os apoios à economia, designadamente os lay-offs e moratórias, “sem que previamente haja uma análise sobre as condições das empresas e das famílias”.

Susana Valente SV // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Bactérias benéficas do leite materno mudam ao longo do tempo

De acordo com um novo estudo, a mistura de bactérias benéficas transmitidas pelo leite materno muda significativamente com o tempo. Este pode atuar como uma injeção de reforço diário para a imunidade e metabolismo infantil. Os …

Quando um tigre vale mais morto do que vivo: A sórdida realidade das quintas de procriação

Em alguns países asiáticos, quintas de procriação de tigres exploram até ao tutano o valor económico do animal, submetendo-o a condições de vida degradantes. Tigres já foram puderam ser encontrados em grande parte da Ásia, do …

Ana Estrada Ugarte. Em decisão histórica, Peru abre as portas à eutanásia

Numa decisão histórica esta quinta-feira, o 11.º Tribunal Constitucional do Superior Tribunal de Justiça de Lima, no Peru, ordenou ao Ministério da Saúde do país que respeitasse a vontade de Ana Estrada Ugarte de acabar …

Árbitros estrangeiros na próxima época? APAF recusa "atestado de incompetência"

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) tem a certeza de que o Conselho de Arbitragem (CA) não irá passar um "atestado de incompetência" aos árbitros portugueses, chamando estrangeiros para encontros de Ligas nacionais. Segundo …

Depois do desconforto que a série causou na Família Real, Harry defende "The Crown"

Durante uma entrevista a James Corden, para o programa americano The Late Late Show, o príncipe Harry defendeu a série The Crown da Netflix, explicando que embora não seja “estritamente precisa”, retrata a pressão da …

Benfica vai apresentar queixa por ameaças de morte a Vieira e vandalismo

O Benfica vai avançar com queixas devido às ameaças de morte ao presidente do clube em tarjas colocadas nas imediações do Estádio da Luz, mas também pela vandalização de várias casas benfiquistas. Segundo o jornal online …

Submarino civil transparente pode levá-lo ao local do naufrágio do Titanic

A Triton, uma empresa com sede na Florida, fabrica submarinos civis de última geração há mais de uma década. Agora, vai fazer nascer o Triton 13000/2 Titanic Explorer, que para além de oferecer aos passageiros …

Catorze detidos nos novos protestos em Barcelona a favor de Pablo Hasél

Pelo menos 14 pessoas foram detidas pela polícia catalã, este sábado, durante os distúrbios que se seguiram a mais uma manifestação em Barcelona a reclamar a libertação do rapper Pablo Hasél. Segundo o jornal Público, pelo …

Procuradores avançam para tribunal contra nomeações de chefias

O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) está envolvido numa nova polémica, depois do concurso que culminou na indigitação de José Guerra para a Procuradoria Europeia. Segundo avança o Jornal de Notícias, este domingo, um concurso para …

A partir de segunda-feira, eletrodomésticos vão ter novas etiquetas energéticas

As organizações não-governamentais ambientalistas saúdam as novas etiquetas energéticas, que entram em vigor esta segunda-feira, mas pedem “mais atenção” ao consumidor e “maior rapidez” na reclassificação de “mais produtos”. Em comunicado, a cooligação Coolproducts, um grupo …