Centenas de jihadistas mortos na batalha por Kobane

theglobalpanorama / Flickr

-

Os ataques aéreos comandados pelos Estados Unidos para defender a cidade síria de Kobane, junto à fronteira com a Turquia, mataram “várias centenas” de combatentes do grupo radical jihadista Estado Islâmico (EI), anunciou um porta-voz do Pentágono.

“Pensamos que matámos várias centenas de combatentes do EI, em e nos arredores de Kobane”, declarou o porta-voz John Kirby, numa conferência de imprensa em Washington, que sublinhou no entanto que “Kobane pode agora cair“.

O contra-almirante indicou que a maioria da população desta cidade curda fugiu, enquanto os extremistas continuavam a chegar à região procurando tomar a localidade.

A alegação do Pentágono surge 24 horas depois de a administração norte-americana ter afirmado que a estratégia adotada pelos Estados Unidos, com o apoio de uma larga coligação internacional, para lutar contra o Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria estava a funcionar.

“Estamos no início da execução da estratégia. Mas, certamente, os primeiros elementos de que dispomos mostram que esta estratégia está a ter sucesso”, afirmou terça-feira o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest.

Os jihadistas lançaram, em meados de setembro, uma ofensiva contra Kobane, controlando, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, cerca de 40% da cidade.

Operação militar já tem nome e ganha apoio entre norte-americanos

Os militares americaos já inventaram o nome para a operação militar contra o Estado Islâmico. Deverá ser designada Inherent Resolve (Resolução Inerente), afirmou à Reuters um responsável do Pentágono.

Entretanto, tem estado a aumentar o número de habitantes dos EUA que se mostram favoráveis à realização de uma operação terrestre contra os extremistas do Estado Islâmico na Síria e no Iraque, indica um inquérito da NBC e doo Wall Street Journal.

Eembora a maioria ainda seja contrária a uma intervenção terrestre, segundo a sondagem, cerca de 41% dos americanos consideram que a campanha militar desencadeada contra o EI deverá incluir ataques aéreos e o emprego de forças militares terrestres.

Na última sondagem, esta abordagem militar era defendida por apenas 34% dos inquiridos.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Tofu nunca causou uma pandemia", publica PETA em outdoors

A organização de direitos dos animais PETA está a incentivar os norte-americanos a experimentar tofu, através de anúncios em 'outdoors' nos Estados Unidos (EUA) onde defendem que o produto de soja "nunca causou uma pandemia". A …

Portugueses estão menos preocupados com a pandemia, mas apreensivos com a economia

O grau de preocupação com a pandemia diminuiu de 80,9% durante o estado de emergência para 76,2% no estado de calamidade, mas os portugueses estão mais alerta quanto ao impacto na economia, conclui um inquérito …

Nova morte, saqueamentos e protestos. Minneapolis vive caos após homicídio de George Floyd

Um homem foi encontrado morto a tiro, na madrugada de hoje, suspeito de ter sido vítima dos protestos, em Minneapolis, contra a morte de um homem negro sob custódia policial. Durante a noite de quarta-feira, milhares …

Filho de Deeney tem problemas respiratórios. Jogador foi alvo de abusos por recusar treinar

O futebolista Troy Deeney, capitão do Watford, revelou que tem sido alvo de abusos e comentários depreciativos, por ter recusado voltar aos treinos, face aos problemas respiratórios do seu filho. “Vi comentários em relação ao meu …

Parlamento aprova alargamento de apoios a todos os sócios-gerentes afetados pela pandemia

O parlamento aprovou hoje, em votação final global, um texto final que alarga os apoios no âmbito do `layoff´ aos sócios-gerentes das micro e pequenas empresas afetadas pela pandemia covid-19, independentemente do volume de faturação. Com …

Pandemia de covid-19 alimenta corrupção na América Latina

A propagação da Covid-19 na América Latina está a alimentar a corrupção nos vários países que a integram, que vai desde a inflação dos preços a situações de aproveitamento económico e de ligações entre políticos …

Mais de 500 católicos portugueses contra proibição de comunhão na boca

Mais de 500 católicos portugueses, entre leigos e sacerdotes, apelaram à Conferência Episcopal Portuguesa para revogar a proibição de os fiéis receberem a comunhão na boca, por causa da pandemia de covid-19, informou na quarta-feira …

Adeptos recusam devolução dos bilhetes. Bayern distribui dinheiro por clubes amadores

Os adeptos do Bayern renunciaram ao direito de serem reembolsados pelos bilhetes comprados para os jogos até ao final da temporada. O clube decidiu distribuir o dinheiro pelos emblemas amadores da região da Baviera. Tal como …

Trabalhadores acusam TAP de pagar abaixo do salário mínimo a tripulantes em lay-off

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou hoje a TAP de não estar a pagar o previsto na lei do ‘lay-off’, indicando vários casos em que a remuneração é inferior …

Tesla baixa preço de quase todos os modelos nos Estados Unidos

A empresa de carros elétricos Tesla baixou o preço dos Modelos 3, S e X no mercado norte-americano, visando estimular as vendas que estão em declínio durante a pandemia, avança a agência Reuters. O semanário …