Centenas de jihadistas mortos na batalha por Kobane

theglobalpanorama / Flickr

-

Os ataques aéreos comandados pelos Estados Unidos para defender a cidade síria de Kobane, junto à fronteira com a Turquia, mataram “várias centenas” de combatentes do grupo radical jihadista Estado Islâmico (EI), anunciou um porta-voz do Pentágono.

“Pensamos que matámos várias centenas de combatentes do EI, em e nos arredores de Kobane”, declarou o porta-voz John Kirby, numa conferência de imprensa em Washington, que sublinhou no entanto que “Kobane pode agora cair“.

O contra-almirante indicou que a maioria da população desta cidade curda fugiu, enquanto os extremistas continuavam a chegar à região procurando tomar a localidade.

A alegação do Pentágono surge 24 horas depois de a administração norte-americana ter afirmado que a estratégia adotada pelos Estados Unidos, com o apoio de uma larga coligação internacional, para lutar contra o Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria estava a funcionar.

“Estamos no início da execução da estratégia. Mas, certamente, os primeiros elementos de que dispomos mostram que esta estratégia está a ter sucesso”, afirmou terça-feira o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest.

Os jihadistas lançaram, em meados de setembro, uma ofensiva contra Kobane, controlando, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, cerca de 40% da cidade.

Operação militar já tem nome e ganha apoio entre norte-americanos

Os militares americaos já inventaram o nome para a operação militar contra o Estado Islâmico. Deverá ser designada Inherent Resolve (Resolução Inerente), afirmou à Reuters um responsável do Pentágono.

Entretanto, tem estado a aumentar o número de habitantes dos EUA que se mostram favoráveis à realização de uma operação terrestre contra os extremistas do Estado Islâmico na Síria e no Iraque, indica um inquérito da NBC e doo Wall Street Journal.

Eembora a maioria ainda seja contrária a uma intervenção terrestre, segundo a sondagem, cerca de 41% dos americanos consideram que a campanha militar desencadeada contra o EI deverá incluir ataques aéreos e o emprego de forças militares terrestres.

Na última sondagem, esta abordagem militar era defendida por apenas 34% dos inquiridos.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Caixa Geral de Depósitos deu 125 milhões a Isabel dos Santos

O banco público emprestou a Isabel dos Santos, em dezembro de 2009, 125 milhões de euros para que a empresária pudesse comprar ações da ZON. Parte dessas ações era da própria Caixa Geral de Depósitos. No …

O Pentágono admitiu (finalmente) que investiga OVNIs

Numa declaração sem precedentes e que alguns consideram "bombástica", o Departamento de Defesa dos EUA admitiu que investiga OVNIs (Objectos Voadores Não Identificados). Uma posição oficial que reforça a importância militar de estudar este tipo …

Em 2010, Berardo já não tinha dinheiro para pagar a dívida

Em 2010, o Banco de Portugal (BdP) não encontrou provas de que o grupo Berardo tivesse capacidade financeira para pagar a dívida à Caixa Geral de Depósitos (CGD). Em 2010, a Fundação Berardo e a Metalgest …

A polícia vai deixar de lhe pedir para soprar ao balão

A partir de 2022, a polícia vai deixar de pedir aos condutores para "soprar no balão". A União Europeia prepara-se para implementar novos sistemas de segurança obrigatórios nos novos modelos de automóveis.  Os veículos vão passar …

MH370. Investigador diz que foi usado um avião chamariz durante "desaparecimento forjado"

Andre Milne acredita que foi usada uma aeronave chamariz para enganar e causar a impressão de que os Estados Unidos foram responsáveis pelo sequestro do voo MH370 da Malaysia Airlines. O investigador voluntário Andre Milne afirma …

Grandes devedores levam Ferro Rodrigues a convocar reunião

Na próxima terça-feira, dia 28 de maio, a mesa da Assembleia da República vai ter uma reunião para discutir o acesso à lista dos grandes devedores dos bancos. O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro …

Arqueólogos descobrem o que estava no cardápio dos camponeses medievais

Há 30 anos, arqueólogos escavaram uma das primeiras aldeias medievais na Inglaterra e descobriram os restos de 73 recipientes usados na altura. Mas encontraram algo mais: os restos minúsculos da sua última refeição. Investigadores da Universidade …

Falta de pessoal cria "graves problemas" à ADSE

O Conselho Geral e de Supervisão da ADSE alerta que a falta de recursos humanos no instituto que gere o sistema de assistência na doença da função pública coloca "graves problemas de gestão". No parecer aprovado …

Marcelo aceita passagem do hospital de Braga para o SNS

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou o fim da PPP, reforçando o seu argumento sobre a nova Lei de Bases da Saúde. "A escolha política" do Governo foi "a da criação de uma Entidade Pública Empresarial". O …

A Ciência descobriu qual é a melhor altura do dia para beber café (e não é de manhã)

https://vimeo.com/338075463 Enquanto recolhemos mais grãos, produzimos mais café e patrocinamos os nossos cafés locais, podemos não estar a maximizar os benefícios de saúde e de aumento de energia da nossa caneca diária de café. De acordo com …