A crise que faz com que centenas de bebés nasçam com o vício da droga

Cerca de 600 bebés nasceram viciados em droga na Escócia, desde 2015, de acordo com dados oficiais do governo.

As zonas mais problemáticas foram as de Glasgow e de Clyde, com cerca de 178 casos nos últimos três anos.

Os Liberais Democratas afirmam que os dados demonstram que a Escócia precisa de medidas “mais progressistas” em relação às políticas contra a utilização de drogas. O governo escocês disse estar “empenhado em dar a todas as crianças o melhor início de vida possível”.

As informações divulgadas dão conta de que 584 crianças, o equivalente a quase quatro por semana, nasceram com o Síndrome de Abstinência Neonatal (SAN), nos últimos três anos. “Em média, todos os dias nasce um bebé viciado em substâncias nocivas na Escócia”, referiu Alex Cole-Hamilton, do Partido Liberal Democrata.

O SAN manifesta-se em bebés nascidos de mulheres que consomem drogas e que passam os problemas para os filhos ainda durante a gravidez. As crianças afetadas por estes problemas passam por uma variedade de sintomas, que podem incluir tremores incontroláveis ou hiperatividade.

O ano com mais registos deste tipo de problema foi de 203 crianças em 2015/2016, 190 e 2016/2017 e 191 em 2017/2018.

De acordo com Cole-Hamilton, o problema poderia ser evitado com a “combinação certa de políticas e apoio àqueles que usam drogas”.

O governo escocês disse que a sua nova estratégia combinada para as drogas e álcool se concentraria em “como os serviços se podem adaptar para atender as necessidades dos que mais precisam”.

Um porta-voz disse: “Recentemente, lançámos mais fundos para reduzir os danos causados pelo álcool e pelas drogas, elevando o total fornecido a mais de 70 milhões de libras (79 milhões de euros) neste ano financeiro. Isto soma-se aos 746 milhões de libras (843 milhões de euros) que investimos para combater o consumo de álcool e drogas desde o ano de 2008″.

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.