A crise que faz com que centenas de bebés nasçam com o vício da droga

Cerca de 600 bebés nasceram viciados em droga na Escócia, desde 2015, de acordo com dados oficiais do governo.

As zonas mais problemáticas foram as de Glasgow e de Clyde, com cerca de 178 casos nos últimos três anos.

Os Liberais Democratas afirmam que os dados demonstram que a Escócia precisa de medidas “mais progressistas” em relação às políticas contra a utilização de drogas. O governo escocês disse estar “empenhado em dar a todas as crianças o melhor início de vida possível”.

As informações divulgadas dão conta de que 584 crianças, o equivalente a quase quatro por semana, nasceram com o Síndrome de Abstinência Neonatal (SAN), nos últimos três anos. “Em média, todos os dias nasce um bebé viciado em substâncias nocivas na Escócia”, referiu Alex Cole-Hamilton, do Partido Liberal Democrata.

O SAN manifesta-se em bebés nascidos de mulheres que consomem drogas e que passam os problemas para os filhos ainda durante a gravidez. As crianças afetadas por estes problemas passam por uma variedade de sintomas, que podem incluir tremores incontroláveis ou hiperatividade.

O ano com mais registos deste tipo de problema foi de 203 crianças em 2015/2016, 190 e 2016/2017 e 191 em 2017/2018.

De acordo com Cole-Hamilton, o problema poderia ser evitado com a “combinação certa de políticas e apoio àqueles que usam drogas”.

O governo escocês disse que a sua nova estratégia combinada para as drogas e álcool se concentraria em “como os serviços se podem adaptar para atender as necessidades dos que mais precisam”.

Um porta-voz disse: “Recentemente, lançámos mais fundos para reduzir os danos causados pelo álcool e pelas drogas, elevando o total fornecido a mais de 70 milhões de libras (79 milhões de euros) neste ano financeiro. Isto soma-se aos 746 milhões de libras (843 milhões de euros) que investimos para combater o consumo de álcool e drogas desde o ano de 2008″.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

TAP regista prejuízos de 111 milhões de euros até setembro

A TAP registou, nos primeiros nove meses deste ano, prejuízos acumulados de 111 milhões de euros que atribui a "variações cambiais sem impacto na tesouraria". "A TAP S.A. apurou um prejuízo acumulado, nos primeiros nove meses …

Coreia do Norte não está interessada em mais cimeiras com os EUA

A Coreia do Norte advertiu, esta segunda-feira, que "não está interessada" em mais cimeiras com os Estados Unidos, se Washington persistir na recusa em fazer concessões. A Coreia do Norte deu a Washington até ao final …

Refugiado detido que escreveu um livro pelo Whatsapp conquista a liberdade

O jornalista e escritor curdo-iraniano Behrouz Boochani, que estava detido há seis anos num centro de imigrantes na Austrália, conquistou a liberdade. Boochani escreveu, através de mensagens da rede social Whatsapp, o livro “No Friend But …

Pinto Luz não se resigna a disputar "campeonato dos pequeninos"

O candidato à liderança social-democrata afirmou, esta segunda-feira, não se resignar a um partido que disputa o "campeonato dos pequeninos" ou é "uma segunda escolha do PS", pedindo a "quem não gosta deste PSD" que …

Militares portugueses já salvaram mais de 14 mil migrantes no Mediterrâneo

Marinha, Polícia Marítima e Unidade de Controlo de Costa da GNR, ao serviço da agência Frontex, no sul de Espanha e de Itália, já resgataram 14.151 migrantes no Mediterrâneo desde 2014. As equipas militares portuguesas, a …

Estudantes de Medicina dizem adeus ao "terrível" Harrison

Mais de 2.700 recém-licenciados de Medicina realizaram, esta segunda-feira, a Prova Nacional de Acesso (PNA), que substitui o "terrível" Harrison. Esta segunda-feira, mais de 2.700 candidatos responderam pela primeira vez a 150 questões da Prova Nacional …

Vítimas de legionella de Vila Franca de Xira reclamam 2,6 milhões ao Estado

A Associação de Apoio às Vítimas do Surto de Legionella de Vila Franca de Xira reclama uma indemnização de 2,6 milhões de euros por falhas e omissões de entidades públicas em relação às vítimas que ficaram …

Pelo menos três mortos em tiroteio em supermercado no Oklahoma

Pelo menos três pessoas morreram, esta segunda-feira, num tiroteio num supermercado da cadeia Walmart em Duncan, cidade do Estado norte-americano Oklahoma. O responsável da polícia de Duncan, Danny Ford, citado pela televisão local TNN-ABC, indicou que …

Benfica tem 125 jogadores com contrato profissional. Sporting tem 123 e o FC Porto só 80

O Benfica tem assinado contratos profissionais com cada vez mais jogadores, ao longo dos últimos anos. Actualmente, o clube da Luz tem contrato com 125 atletas. O Sporting está lá perto, com vínculos profissionais com …

Rússia está a negociar a troca de espiões ao estilo do que acontecia na Guerra Fria

A Rússia, a Noruega e a Lituânia realizaram recentemente uma troca de espiões, garantindo o retorno de vários agentes capturados aos seus países de origem. De acordo com chefe da contrainteligência lituana, citado pelo Moscow Times, …