/

Cemitério na areia. Centenas de esqueletos da Idade Média encontrados em praia no Reino Unido

Chelsea Budd / Universidade de Umeå

Uma equipa de arqueólogos encontrou os restos de um cemitério cristão do início da Idade Média numa praia do sudoeste do País de Gales, no Reino Unido.

Neste cemitério cristão do início da Idade Média, datado do século VI, os arqueólogos encontraram corpos de cerca de 200 pessoas de todas as idades.

Segundo o The Independent, os restos mortais foram encontrados em Pembrokeshire’s Whitesands Bay, uma praia a oeste de St. David’s, e serão guardados no Museu Nacional do País de Gales.

Os cientistas acreditam que os esqueletos pertencem a membros de uma comunidade cristã, enterrados sem posses, naqueles que terão sido os primeiros funerais com tradições cristãs.

Os esqueletos pertenciam a homens, mulheres e crianças de todas as idades, com datação provável entre os séculos VI e XI, e estavam todos virados para oeste. Alguns estavam cobertos em sepulturas com placas de pedra, algo muito comum no Reino Unido ocidental no início da Idade Média.

Jenna Smith, do Dyfed Archaeological Trust, disse que a preservação dos ossos é “absolutamente incrível” porque foram completamente submersos em areia.

Uma equipa da Dyfed Archaeological Trust e da Universidade de Sheffield, ambas no Reino Unidos, estão também a analisar outros segredos que as dunas guardam antes de se perderem devido à erosão natural e às tempestades.

A área da baía britânica tem sido investigada desde a década de 1920, mas a erosão tem dificultado o trabalho de preservação.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.