Cemitério medieval descoberto sob a Universidade de Cambridge

Uma equipa de arqueólogos britânicos anunciou ter encontrado, enterrado sob a Universidade de Cambridge, um dos maiores cemitérios medievais hospitalares da Inglaterra.

Mais de 400 esqueletos completos foram encontrados, com partes de cerca de mil corpos, debaixo do edifício de uma das faculdades de Cambridge, o St John’s College.

Os restos mortais datam dos séculos 13 a 15. Os corpos são de pacientes do hospital St John the Evangelist.

A escavação arqueológica do local foi conduzida por Craig Cessford, investigador do Departamento de Arqueologia e Antropologia da Universidade de Cambridge, que liderou uma equipa de cientistas da Unidade de Arqueologia de Cambridge.

Cessford descreveu o cemitério como “um dos maiores conjuntos medievais arqueológicos de ossos hospitalares das Ilhas Britânicas”.

A maioria dos corpos foi enterrada em filas bem desenhadas entre caminhos de cascalho. Segundo Cessford, sementes de plantas com flores sugerem que o local era semelhante aos cemitérios de hoje.

No entanto, a maioria das pessoas foram enterrados sem caixão e muitos não foram cobertos, sugerindo que o cemitério foi usado principalmente para enterrar cidadãos das classes mais baixas.

Entre os poucos objectos funerários encontrados estavam jóias e alguns bens pessoais.

Especulou-se que o cemitério teria estado ligado ao combate à Peste Negra, mas a equipa de Cessford não encontrou nenhum sinal da doença depois de analisar os esqueletos.

Os restos vão ser armazenados pela Unidade de Arqueologia de Cambridge, o que permitirá que possam ser feitas pesquisas adicionais no futuro.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

"Não ficaria surpreendido com um regresso de Ronaldo ao Real Madrid"

O internacional português José Fonte revelou que não ficaria surpreendido com um eventual regresso de Cristiano Ronaldo ao Real Madrid. "Sei que o [Cristiano Ronaldo] ama Madrid, isso é certo. É claro que adora o …

Robôs substituem estudantes em cerimónia de graduação no Japão

Impedidos de estarem na sua cerimónia de graduação por causa do novo coronavírus, estudantes japoneses marcaram presença com a ajuda de robôs. Com as universidades fechadas devido à pandemia de covid-19, muitos foram os estudantes universitários …

Governo flexibiliza prescrição eletrónica de medicamentos

Esta quinta-feira, foi publicado em Diário da República o decreto-lei que cria o regime excecional de prescrição eletrónica de medicamentos durante o estado de emergência. O Governo criou um regime excecional de prescrição eletrónica de …

Médicos imigrantes impedidos de ajudar a combater o coronavírus nos EUA

Devido às regras dos vistos, muitos médicos imigrantes estão a ser proibidos de ajudar a combater a pandemia de covid-19 fora do hospital em que trabalham. Os Estados Unidos continuam a sentir em força as consequências …

Espanha insiste em emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo"

A ministra da Economia espanhola diz que o acordo alcançado pelo Eurogrupo "fazia falta", mas insiste que haja emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo". O Parlamento espanhol aprovou, entretanto, a renovação do estado …

Hyundai apresenta conceito de novo elétrico conduzido com joysticks

A Hyundai apresentou o conceito para um novo veículo, chamado Prophecy. O carro elétrico não é guiado pelo tradicional volante, mas sim por dois joysticks. As feiras automóveis estão todas interrompidas devido à pandemia de covid-19, …

Hospital da Cruz Vermelha excluído da rede de combate à pandemia

O Hospital da Cruz Vermelha não vai integrar a "rede covid", criada em resposta à pandemia do novo coronavírus, anunciou esta quinta-feira o executivo, realçando que esta decisão é tomada porque, face à situação atual, …

Coronavírus. Luvas de látex são perigosas quando não utilizadas corretamente

Quase como acontece com as máscaras, caso não sejam utilizadas corretamente, as luvas descartáveis de látex podem ser perigosas, ajudando a disseminar mais facilmente o vírus. A pandemia de covid-19 despertou grande interesse de como as …

Bloco de Esquerda "não vai aceitar austeridade" no pós-pandemia

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda diz que "não vai aceitar austeridade" em 2021, após a pandemia da covid-19, e garantiu que, pelo seu partido, "não faltará maioria" para ajudar Portugal a sair de …

Em Canonica d'Adda, homens e mulheres têm dias diferentes para ir às compras

A presidente da câmara de uma pequena cidade da Lombardia, Canonica d'Adda, em Itália, decidiu que homens e mulheres terão dias diferentes para fazer compras, visando limitar a multidão nas lojas e lutar contra a …