/

Cemitério medieval descoberto sob a Universidade de Cambridge

Uma equipa de arqueólogos britânicos anunciou ter encontrado, enterrado sob a Universidade de Cambridge, um dos maiores cemitérios medievais hospitalares da Inglaterra.

Mais de 400 esqueletos completos foram encontrados, com partes de cerca de mil corpos, debaixo do edifício de uma das faculdades de Cambridge, o St John’s College.

Os restos mortais datam dos séculos 13 a 15. Os corpos são de pacientes do hospital St John the Evangelist.

A escavação arqueológica do local foi conduzida por Craig Cessford, investigador do Departamento de Arqueologia e Antropologia da Universidade de Cambridge, que liderou uma equipa de cientistas da Unidade de Arqueologia de Cambridge.

Cessford descreveu o cemitério como “um dos maiores conjuntos medievais arqueológicos de ossos hospitalares das Ilhas Britânicas”.

A maioria dos corpos foi enterrada em filas bem desenhadas entre caminhos de cascalho. Segundo Cessford, sementes de plantas com flores sugerem que o local era semelhante aos cemitérios de hoje.

No entanto, a maioria das pessoas foram enterrados sem caixão e muitos não foram cobertos, sugerindo que o cemitério foi usado principalmente para enterrar cidadãos das classes mais baixas.

Entre os poucos objectos funerários encontrados estavam jóias e alguns bens pessoais.

Especulou-se que o cemitério teria estado ligado ao combate à Peste Negra, mas a equipa de Cessford não encontrou nenhum sinal da doença depois de analisar os esqueletos.

Os restos vão ser armazenados pela Unidade de Arqueologia de Cambridge, o que permitirá que possam ser feitas pesquisas adicionais no futuro.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.