A tecnologia das células solares quebrou três grandes recordes

Pixabay

Atualmente, o mundo debate-se com a crise climática e com uma pandemia, mas os cientistas não param a busca por soluções renováveis. Só este mês, foram batidos três recordes em eficiência de painéis solares.

Uma equipa de cientistas do Laboratório de Energia Renovável (NREL), nos Estados Unidos, desenvolveram uma célula solar única com “seis junções” que possui uma conversão de energia sem precedentes, transformando a luz intensificada em eletricidade com eficiência de 47,1% – a mais eficiente do mundo. Este recorde bateu o concorrente anterior, estabelecido há apenas dois anos, em 1%.

“Este dispositivo demonstra o extraordinário potencial das células solares multifuncionais”, disse John Geisz, do NREL, citado pelo Science Alert.

Mas os recordes não ficaram por aqui. A equipa testou outra versão da mesmo célula de seis junções, desta vez sem concentrar a luz, e alcançou uma eficiência sem precedentes de 39,2%. No fundo, isto significa que, agora, mais energia do Sol pode ser convertida em eletricidade.

Cada uma das seis junções da célula é especializada para capturar uma faixa específica de luz do espectro solar. Combinado, o dispositivo contém 140 camadas de material absorvente de luz e, ao contrário do que seria de esperar, é três vezes mais fino do que um fio de cabelo.

É impossível alcançar 100% de eficiência por causa das leis da termodinâmica, mas atingir metade já seria uma grande conquista. À medida que os cientistas se aproximam cada vez mais do objetivo, recordes como este são constantemente alcançados em todos os tipos de células solares.

O terceiro recorde deste mês foi alcançado por uma “célula em tandem”, um dispositivo, com apenas alguns micrometros de espessura, que combina dois semicondutores diferentes – um para as partes visíveis do espectro da luz e o outro para a luz infravermelha.

Uma equipa de engenheiros do centro de pesquisa alemão Helmholtz-Zentrum, em Berlim, criou um novo tipo de célula tandem composta por silício empilhado e perovskita com uma eficiência certificada de 24,16%.

O primeiro estudo foi publicado a 13 de abril na revista Nature Energy e o segundo a 6 do mesmo mês na Joule.

  ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. “Este recorde bateu o concorrente anterior, estabelecido há apenas dois anos, em 1%.”

    Em 1% ou um ponto percentual, senhores jornalistas? É que, se bateu em 1%, não é grande coisa.

    Ai, esta iliteracia!

    • Caro leitor,
      Obrigado pelo seu reparo.
      Efetivamente, 1% e um ponto percentual são quase sempre valores diferentes.
      De acordo com a nossa fonte, Sience Alert, a variação foi de 1%.
      Não nos foi possível apurar o valor do recorde anterior.
      Se o recorde anterior era de 46,1%, o novo bateu-o em 1 ponto percentual.
      Se o recorde anterior era de 46,6%, o novo bateu-o em 1%.
      Na dúvida, optámos por manter o valor indicado pela nossa fonte.

  2. Em adoção ao comentário anterior, não parece termos evoluído muito na ponta da eficiência, nos últimos 5 anos (~46%->47,1%)
    Importante, no entanto, o crescimento das novas abordagens (PV emergente).

RESPONDER

Casa desaba em São Miguel devido a chuva forte mas sem fazer vítimas

Uma “casa antiga” ficou na última noite “totalmente destruída” na cidade de Ponta Delgada, nos Açores, devido à forte chuva que caiu em São Miguel, mas “os moradores não sofreram ferimentos”, disse esta terça-feira a …

O novo Super-Homem é bissexual e promete continuar a lutar para salvar o mundo

Revelação foi feita esta semana por Tom Taylor, autor da banda-desenhada que revelou não querer "desperdiçar" a oportunidade de conferir mais inclusão e representatividade à história. O novo Super-Homem, filho de Clark Kent e Lois Lane, …

Kim Jong-Un quer criar "exército invencível" para proteger a Coreia do Norte

Kim Jong-un promete construir um "exército invencível" face ao que diz serem políticas hostis dos Estados Unidos. Ainda assim, o líder norte-coreano garante que o país não procura “guerra com ninguém”. As declarações do líder da …

PSP da Figueira da Foz efetuou maior apreensão de droga em 20 anos

Cerca de 20 quilogramas (kg) de haxixe, quase 16 kg de liamba e cocaína para 3.395 doses foram apreendidos pela PSP da Figueira da Foz, na maior apreensão de droga em 20 anos. A droga apreendida …

Empresa alemã explodiu o seu próprio foguetão

A Rocket Factory Augsburg (RFA), uma startup alemã, terminou recentemente um teste de pressão criogénica destrutiva a um dos seus foguetões - o RFA One. A Rocket Factory Ausgburg realizou um teste a um dos seus …

Visitas hospitalares devem apresentar certificado digital ou teste negativo

Quem visitar um doente internado ou acompanhar um utente nos serviços do SNS vai ter de apresentar o certificado digital ou um resultado negativo de um teste à covid-19, segundo uma orientação da Direção-Geral da …

Medina renuncia a cargo de vereador para facilitar a vida a Moedas

Numa carta enviada à Assembleia Municipal, Fernando Medina afirma que a sua saída ajuda ao funcionamento do executivo municipal de Carlos Moedas, novo presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Depois de uma derrota inesperada na …

Resposta britânica à pandemia foi "dos maiores fracassos de sempre"

Um relatório do Parlamento britânico sobre a gestão pandémica no Reino Unido arrasa os esforços do executivo britânico no sentido de impedir a propagação do vírus no início da pandemia. Segundo a visão dos parlamentares, a …

PGR abre inquérito a caso de jovem agredido no Porto que acabou por morrer

A Procuradoria-Geral da República (PGR) abriu um inquérito para investigar o caso do rapaz de 23 anos que foi espancado na Baixa do Porto, na madrugada de domingo, e que acabou por morrer no hospital, …

Podia ser anedota, mas não é: equipa marcou 4 auto-golos, de propósito

Jogadoras de futsal do Banfield estavam a vencer por 2-0 quando decidiram perder propositadamente. Tudo a pensar nos play-offs. Quem abrir este artigo e analisar este vídeo, pode pensar que isto foi filmado propositadamente para os …