A tecnologia das células solares quebrou três grandes recordes

Pixabay

Atualmente, o mundo debate-se com a crise climática e com uma pandemia, mas os cientistas não param a busca por soluções renováveis. Só este mês, foram batidos três recordes em eficiência de painéis solares.

Uma equipa de cientistas do Laboratório de Energia Renovável (NREL), nos Estados Unidos, desenvolveram uma célula solar única com “seis junções” que possui uma conversão de energia sem precedentes, transformando a luz intensificada em eletricidade com eficiência de 47,1% – a mais eficiente do mundo. Este recorde bateu o concorrente anterior, estabelecido há apenas dois anos, em 1%.

“Este dispositivo demonstra o extraordinário potencial das células solares multifuncionais”, disse John Geisz, do NREL, citado pelo Science Alert.

Mas os recordes não ficaram por aqui. A equipa testou outra versão da mesmo célula de seis junções, desta vez sem concentrar a luz, e alcançou uma eficiência sem precedentes de 39,2%. No fundo, isto significa que, agora, mais energia do Sol pode ser convertida em eletricidade.

Cada uma das seis junções da célula é especializada para capturar uma faixa específica de luz do espectro solar. Combinado, o dispositivo contém 140 camadas de material absorvente de luz e, ao contrário do que seria de esperar, é três vezes mais fino do que um fio de cabelo.

É impossível alcançar 100% de eficiência por causa das leis da termodinâmica, mas atingir metade já seria uma grande conquista. À medida que os cientistas se aproximam cada vez mais do objetivo, recordes como este são constantemente alcançados em todos os tipos de células solares.

O terceiro recorde deste mês foi alcançado por uma “célula em tandem”, um dispositivo, com apenas alguns micrometros de espessura, que combina dois semicondutores diferentes – um para as partes visíveis do espectro da luz e o outro para a luz infravermelha.

Uma equipa de engenheiros do centro de pesquisa alemão Helmholtz-Zentrum, em Berlim, criou um novo tipo de célula tandem composta por silício empilhado e perovskita com uma eficiência certificada de 24,16%.

O primeiro estudo foi publicado a 13 de abril na revista Nature Energy e o segundo a 6 do mesmo mês na Joule.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. “Este recorde bateu o concorrente anterior, estabelecido há apenas dois anos, em 1%.”

    Em 1% ou um ponto percentual, senhores jornalistas? É que, se bateu em 1%, não é grande coisa.

    Ai, esta iliteracia!

    • Caro leitor,
      Obrigado pelo seu reparo.
      Efetivamente, 1% e um ponto percentual são quase sempre valores diferentes.
      De acordo com a nossa fonte, Sience Alert, a variação foi de 1%.
      Não nos foi possível apurar o valor do recorde anterior.
      Se o recorde anterior era de 46,1%, o novo bateu-o em 1 ponto percentual.
      Se o recorde anterior era de 46,6%, o novo bateu-o em 1%.
      Na dúvida, optámos por manter o valor indicado pela nossa fonte.

  2. Em adoção ao comentário anterior, não parece termos evoluído muito na ponta da eficiência, nos últimos 5 anos (~46%->47,1%)
    Importante, no entanto, o crescimento das novas abordagens (PV emergente).

RESPONDER

Pizzi nunca jogou tão pouco como esta época

Nunca Pizzi jogou tão pouco como esta temporada ao serviço do SL Benfica. O médio era uma das peças mais importantes do plantel, mas tem vindo a perder relevância. "Ele não tem entrado tanto de início, …

Marcelo recusa crises políticas e defende discussão de reforma do Estado até às legislativas de 2023

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu esta segunda-feira que o país deve manter-se livre de crises políticas até 2023, mas considera difícil deixar de se fazer uma discussão sobre a reforma do …

Arqueólogos encontram o primeiro geoglifo do mundo em forma de touro

Um geoglifo em forma de touro foi encontrado num sítio arqueológico localizado no sul da Sibéria, informou o Instituto de História e Cultura Material da Academia de Ciências da Rússia. Apesar do touro ser um símbolo …

"O BE teve um mau resultado." Catarina Martins assume derrota, mas deixa aviso a Moedas

No day after, e já com a notícia consolidada da vitória de Carlos Moedas em Lisboa, Catarina Martins não hesitou em assumir a derrota do Bloco de Esquerda. Lisboa era a Câmara mais relevante para o …

Voto útil pode explicar vitória de Moedas (que precisa da esquerda para governar Lisboa)

Carlos Moedas está forçado a fazer acordos para governar a Câmara de Lisboa que tem uma maioria de esquerda de 10 vereadores contra 7 dos partidos à direita. O novo autarca da capital já disse …

É uma práctica comum dos atletas - mas será verdade que os banhos de gelo ajudam os músculos?

Os banhos de gelo trazem benefícios para atletas que treinem a resistência, mas podem ser prejudiciais para quem se dedica a treinar a força. É uma práctica recorrente entre os atletas e até entre pessoas comuns …

Sem maioria absoluta, Moreira começa a fazer contas à vida - mas acordo com a oposição pode estar longe

Rui Moreira voltou a garantir a liderança da autarquia portuense para os próximos quatro anos, mas sem maioria absoluta. Assim, terá de começar a pensar em possíveis acordos. PS e Bloco de Esquerda recusam compromissos. …

Twitter suspende conta de André Ventura

O presidente do partido Chega, André Ventura, tem desde segunda-feira a conta oficial no Twitter suspensa, facto que está a ser denunciado por páginas de movimentos ligados à extrema-direita naquela rede social. “Conta suspensa. O Twitter …

Governo britânico ordena ao Exército que ajude na crise dos combustíveis

O Reino Unido ordenou esta segunda-feira ao Exército que se prepare para ajudar na atual crise de combustíveis do país, depois de um fim de semana em que os britânicos acorreram aos postos de abastecimento, …

Pela primeira vez, cientistas demonstram que reprodução assexuada pode ser bem-sucedida

Pela primeira vez, uma equipa de cientistas demonstrou que a reprodução assexuada pode ser bem-sucedida a longo prazo. Os estudos foram feitos com o ácaro Oppiella nova. Até agora, a sobrevivência de uma espécie animal por …