Pela primeira vez, cientistas transformaram células estaminais em células produtoras de insulina

(dr) Matthias Hebrok / UCSF

Células produtoras de insulina a verde. O vermelho indica a presença de PDX1, uma proteína-chave envolvida na produção de insulina

Um grupo de cientistas acaba de fazer um avanço de tal forma significativo que pode fazer com que as injeções de insulina se tornem uma solução obsoleta. Em cobaias, os cientistas conseguiram transformar células estaminais em células funcionais produtoras de insulina, também conhecidas como células beta.

O microfisiologista Matthias Hebrok, da Universidade da Califórnia (UCSF), em São Francisco, explicou que, “agora, podemos gerar células produtoras de insulina que se parecem e agem como as células beta pancreáticas que todo o ser humano tem no seu corpo”.

“Este é um passo muito importante em direção ao nosso objetivo final de criar células que poderiam ser transplantadas em pacientes com diabetes”, afirmou.

A diabetes tipo 1 é caracterizada por uma perda de insulina devido ao sistema imunológico que destrói as células do pâncreas. Desta forma, os diabéticos tipo 1 precisam de introduzir a sua própria insulina manualmente. Apesar de este ser um bom sistema, não é perfeito, dado que os pacientes têm um risco maior de sofrer de insuficiência renal ou doenças cardíacas.

Existem outros métodos de controlo da diabetes tipo 1, como a introdução de novas células beta ou a troca do pâncreas danificado por um novo, mas ambas as opções têm disponibilidade limitada, já que as novas células ou órgãos precisam de ser retirados dos doadores.

Para contornar este problema, os cientistas têm trabalhado arduamente na transformação viável de células estaminais em células beta pancreáticas totalmente funcionais nos últimos anos, mas têm enfrentado vários constrangimentos.

“Até agora, as células que criávamos ficavam presas num estágio imaturo, no qual não eram capazes de responder adequadamente à glicose no sangue nem secretar insulina”, disse Hebrok.

Foi quando a equipa prestou atenção ao modo de como as células se desenvolvem no pâncreas que perceberam o principal problema. Aqui, as células separam-se do resto do pâncreas e organizam-se em protrusões chamadas de ilhotas pancreáticas.

A equipa investigou o processo numa placa de Petri, separando artificialmente as células estaminais pancreáticas para reorganizá-las nos aglomerados semelhantes a ilhotas que  formam naturalmente no corpo. Essa “organização” permitiu que as células estaminais pancreáticas amadurecessem e funcionassem de forma semelhante às células produtoras de insulina regulares.

Além disso, quando essas ilhotas foram transplantadas para cobaias saudáveis, os cientistas descobriram que as células produziam insulina em resposta aos níveis de açúcar no sangue numa questão de dias. O artigo científico foi publicado recentemente na Nature Cell Biology.

Como em qualquer estudo com cobaias, é necessário conter a excitação, dado que há muito trabalho pela frente antes de este se tornar um tratamento útil e viável para os seres humanos que sofrem desta condição.

O ScienceAlert adianta que, se os médicos introduzirem células estaminais pancreáticas num diabético tipo 1, é muito provável que o sistema imunológico as rejeite e as destrua.

Isto significa que os pacientes submetidos a este tratamento teriam de tomar imunossupressores o resto da vida, uma questão que também anda de braço dado com as doações de órgãos.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Erupção de La Palma. Cães salvos por um grupo misterioso

Um grupo misterioso - que se auto-denomina A-Team - afirma ter resgatado vários animais "presos" devido à erupção do vulcão Cumbre Vieja em La Palma, nas Canárias. De acordo com o jornal britânico The Guardian, as …

Alec Baldwin

Assistente que entregou arma a Alec Baldwin já teria tido práticas inseguras

Uma fabricante de adereços disse que, no passado, já tinha mostrado preocupação com o facto de o assistente de realização ter protagonizado situações inseguras. No fim-de-semana, um documento judicial obtido pela CNN mostrou que a arma …

Metade dos chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se em bloco

Uma dezena de chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se esta segunda-feira, em protesto contra a falta de condições de trabalho e o "desinvestimento" no Serviço Nacional de Saúde. Contactada pela agência Lusa, …

Primeiro-ministro da Polónia acusa UE de ter "arma apontada à cabeça" do país

O primeiro-ministro polaco acusou a União Europeia (UE), esta segunda-feira, de "ter uma arma pontada à cabeça" da Polónia, ao exigir que Varsóvia reveja as reformas judiciais, ameaçando-a com sanções. Numa entrevista publicada pelo Financial Times, …

Carlos César acusa BE e PCP de terem preferido "jogos de poder"

O presidente do PS acusou, esta segunda-feira, os partidos de esquerda de terem preferido "os jogos de poder", no seguimento do anúncio de ambos do voto contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "BE e …

O dirigente do PSD Paulo Mota Pinto

Mota Pinto aponta "irresponsabilidade" de marcar diretas. Rangel reforça importância de ter líder "fortemente legitimado"

O dirigente do PSD defendeu, esta segunda-feira, que o partido "está preparado" para legislativas antecipadas, defendendo que estas devem ocorrer "o mais rapidamente possível". Em declarações à agência Lusa, o presidente da Mesa do Congresso e …

EMA aprova terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu luz verde, esta segunda-feira, à administração da terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos. Em comunicado, a agência refere que os dados apontam que uma …

Câmara do Porto aprova sistema de videovigilância no centro histórico

Esta segunda-feira, na reunião do Executivo portuense, foi aprovado, com o voto contra da CDU e do BE, o protocolo a celebrar com a PSP para implementação da videovigilância na Baixa do Porto. O presidente da …

Conselho das Finanças Públicas alerta para riscos na TAP e falta de orçamentação para Novo Banco

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alertou esta segunda-feira, numa análise à proposta do Governo para o Orçamento do Estado de 2022 (OE2022), para a possibilidade de se injetar mais dinheiro na TAP e no …

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho

Novo Banco apresenta nova imagem. "Agora é o renascimento", diz Ramalho

O presidente do Novo Banco disse, esta segunda-feira, que a nova imagem representa o "renascimento" da instituição financeira, que está numa "rota de lucro e rendibilidade". Na apresentação da nova imagem de marca do Novo Banco, …