Celebridade paquistanesa morta pelo irmão por uma questão de honra

Qandeel Baloch / Facebook

Qandeel Baloch, a “Kardashian paquistanesa”, morta pelo próprio irmão

A vedeta paquistanesa foi morta na passada sexta-feira, estrangulada pelo irmão. Autoridades falam de um “crime de honra”.

Qandeel Baloch tornou-se famosa no Paquistão por publicar fotografias ousadas nas redes sociais e por falar abertamente sobre sexualidade, um tema polémico num país extremamente conservador e religioso.

Segundo a BBC, a jovem de 26 anos, também conhecida por “Kim Kardashian do Paquistão”, foi estrangulada pelo irmão na passada sexta-feira na província do Punjab.

As autoridades acreditam tratar-se de um “crime de honra”, um caso bastante comum entre mulheres paquistanesas que “desonram” as suas famílias.

O irmão Muhammad Waseem admitiu este domingo o crime, depois de ter estado fugido e afirmou que não estava arrependido.

Estou orgulhoso do que fiz. Eu droguei-a e depois matei-a. Ela trazia desonra à nossa família”, disse, na altura da confissão.

Waseem acrescentou ainda que não suportava ver a forma como a irmã se comportava na Internet, defendendo que “as mulheres nasceram para ficar em casa”.

Os pais admitiram que a filha foi morta depois de uma discussão com o irmão e que o corpo só foi encontrado na manhã de sábado. Os dois também foram detidos.

Baloch teve de se mudar para o Punjab, precisamente por causa das várias ameaças à sua segurança.

A paquistanesa ganhou bastantes fãs graças à sua atitude em defesa do “girl power” mas também muitos inimigos, justamente por desafiar as convenções sociais do país.

ZAP / BBC

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Honra, será que um assassino pode invocar honra só porque discorda da ideologia do outro, quanto muito tinha o direito de lhe voltar as costas, no mínimo, até se dar ao trabalho reflectir e pelo menos tentar compreender que cada pessoa é uma pessoa.
    São estas mentes doentias que não têm elasticidade de pensamento e que em vez de tentarem conviver, querem simplesmente dominar os outros, e permanecer na idade média.
    Qualquer um deve ter a liberdade de ser como pretende, desde que para isso, tenha a noção que a sua liberdade termina quando começa a do outro.

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …