Celebridade paquistanesa morta pelo irmão por uma questão de honra

Qandeel Baloch / Facebook

Qandeel Baloch, a “Kardashian paquistanesa”, morta pelo próprio irmão

A vedeta paquistanesa foi morta na passada sexta-feira, estrangulada pelo irmão. Autoridades falam de um “crime de honra”.

Qandeel Baloch tornou-se famosa no Paquistão por publicar fotografias ousadas nas redes sociais e por falar abertamente sobre sexualidade, um tema polémico num país extremamente conservador e religioso.

Segundo a BBC, a jovem de 26 anos, também conhecida por “Kim Kardashian do Paquistão”, foi estrangulada pelo irmão na passada sexta-feira na província do Punjab.

As autoridades acreditam tratar-se de um “crime de honra”, um caso bastante comum entre mulheres paquistanesas que “desonram” as suas famílias.

O irmão Muhammad Waseem admitiu este domingo o crime, depois de ter estado fugido e afirmou que não estava arrependido.

Estou orgulhoso do que fiz. Eu droguei-a e depois matei-a. Ela trazia desonra à nossa família”, disse, na altura da confissão.

Waseem acrescentou ainda que não suportava ver a forma como a irmã se comportava na Internet, defendendo que “as mulheres nasceram para ficar em casa”.

Os pais admitiram que a filha foi morta depois de uma discussão com o irmão e que o corpo só foi encontrado na manhã de sábado. Os dois também foram detidos.

Baloch teve de se mudar para o Punjab, precisamente por causa das várias ameaças à sua segurança.

A paquistanesa ganhou bastantes fãs graças à sua atitude em defesa do “girl power” mas também muitos inimigos, justamente por desafiar as convenções sociais do país.

ZAP / BBC

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Honra, será que um assassino pode invocar honra só porque discorda da ideologia do outro, quanto muito tinha o direito de lhe voltar as costas, no mínimo, até se dar ao trabalho reflectir e pelo menos tentar compreender que cada pessoa é uma pessoa.
    São estas mentes doentias que não têm elasticidade de pensamento e que em vez de tentarem conviver, querem simplesmente dominar os outros, e permanecer na idade média.
    Qualquer um deve ter a liberdade de ser como pretende, desde que para isso, tenha a noção que a sua liberdade termina quando começa a do outro.

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …