Celebridade paquistanesa morta pelo irmão por uma questão de honra

Qandeel Baloch / Facebook

Qandeel Baloch, a “Kardashian paquistanesa”, morta pelo próprio irmão

A vedeta paquistanesa foi morta na passada sexta-feira, estrangulada pelo irmão. Autoridades falam de um “crime de honra”.

Qandeel Baloch tornou-se famosa no Paquistão por publicar fotografias ousadas nas redes sociais e por falar abertamente sobre sexualidade, um tema polémico num país extremamente conservador e religioso.

Segundo a BBC, a jovem de 26 anos, também conhecida por “Kim Kardashian do Paquistão”, foi estrangulada pelo irmão na passada sexta-feira na província do Punjab.

As autoridades acreditam tratar-se de um “crime de honra”, um caso bastante comum entre mulheres paquistanesas que “desonram” as suas famílias.

O irmão Muhammad Waseem admitiu este domingo o crime, depois de ter estado fugido e afirmou que não estava arrependido.

Estou orgulhoso do que fiz. Eu droguei-a e depois matei-a. Ela trazia desonra à nossa família”, disse, na altura da confissão.

Waseem acrescentou ainda que não suportava ver a forma como a irmã se comportava na Internet, defendendo que “as mulheres nasceram para ficar em casa”.

Os pais admitiram que a filha foi morta depois de uma discussão com o irmão e que o corpo só foi encontrado na manhã de sábado. Os dois também foram detidos.

Baloch teve de se mudar para o Punjab, precisamente por causa das várias ameaças à sua segurança.

A paquistanesa ganhou bastantes fãs graças à sua atitude em defesa do “girl power” mas também muitos inimigos, justamente por desafiar as convenções sociais do país.

ZAP / BBC

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Honra, será que um assassino pode invocar honra só porque discorda da ideologia do outro, quanto muito tinha o direito de lhe voltar as costas, no mínimo, até se dar ao trabalho reflectir e pelo menos tentar compreender que cada pessoa é uma pessoa.
    São estas mentes doentias que não têm elasticidade de pensamento e que em vez de tentarem conviver, querem simplesmente dominar os outros, e permanecer na idade média.
    Qualquer um deve ter a liberdade de ser como pretende, desde que para isso, tenha a noção que a sua liberdade termina quando começa a do outro.

RESPONDER

Donald Trump diz que "reconstruir o Exército foi uma honra"

O Presidente cessante dos Estados Unidos enviou, esta quinta-feira, uma mensagem às tropas norte-americanas, dizendo que "reconstruir o Exército foi uma honra", destacando o investimento da sua administração no Pentágono. "Foi uma honra reconstruir o nosso …

Julgamentos de Tancos e do homicídio no SEF suspensos após caso de covid-19

As próximas sessões do julgamento de Tancos e do homicídio do cidadão ucraniano nas instalações do SEF foram suspensas depois de o advogado Ricardo Sá Fernandes, que representa arguidos nos dois casos, ter testado positivo …

"Uma tragédia anunciada". Manaus não tem oxigénio para tratar doentes

Manaus, capital do estado do Amazonas, no Brasil, está a atravessar uma situação caótica devido ao aumento de casos covid-19 e à falta de oxigénio dos hospitais. Imagens que circulam nas redes sociais mostram as próprias famílias …

Wayne Rooney termina carreira de jogador para treinar Derby a tempo inteiro

O antigo internacional inglês terminou a carreira de futebolista, aos 35 anos, para assumir o cargo de treinador do Derby County, anunciou, esta sexta-feira, o clube da segunda divisão inglesa. Wayne Rooney, que assinou contrato até …

Populistas europeus que o apoiavam desvinculam-se agora de Trump

A derrota eleitoral de Donald Trump, a sua recusa em aceitá-la e a violência que se seguiu parecem ter prejudicado as perspetivas de líderes de europeus populistas, apoiantes do Presidente dos Estados Unidos (EUA). "O que …

Carvalhal explica porque é que disse "não" ao Flamengo

Carlos Carvalhal explicou, em entrevista ao Esporte Interactivo, porque é que recusou o convite para treinar os brasileiros do Flamengo. "Não foi uma questão de não querer, foi não poder", explicou o técnico, que agora …

Bruno Fernandes é o melhor jogador de dezembro da Premier (e faz história)

O internacional português foi eleito o melhor jogador de dezembro de 2020 da Liga inglesa, tornando-se o primeiro futebolista a ter quatro distinções num único ano. "O médio do Manchester United torna-se o primeiro jogador a …

Google "esconde" sites de media australianos dos resultados de busca

A Google tem escondido alguns sites de notícias australianos dos resultados de busca, enquanto negocia com o governo daquele país o pagamento do conteúdo. De acordo com o Guardian, o governo australiano está a tentar impor …

Segurança Social avalia pais que impediram filhos de ir às aulas de Cidadania

O pai dos dois estudantes impedidos de frequentar as aulas obrigatórias de Cidadania e Desenvolvimento assegura que levará o caso até às últimas instâncias. O processo continua sem acordo e com a Segurança Social em …

Funcionários do novo aeroporto de Berlim eletrocutados durante trabalho

Funcionários do novo Aeroporto Internacional Berlin-Brandenburg, na Alemanha, inaugurado a 31 de outubro de 2020, têm sido hospitalizados após serem eletrocutados durante o trabalho. Segundo noticiou esta sexta-feira a Rádio Renascença, a maior parte dos casos …