Os cavalos perdem quatro dedos no útero

Os cavalos têm apenas um dedo em cada pata, sendo os cascos o equivalente à falange dos nossos dedos médios. No entanto, os seus ancestrais tinham mais dedos em cada pata, variando entre três e quatro.

Um novo estudo indica que, durante a evolução deste animal, o dedo médio cresceu de tal forma que formou o que hoje chamamos de casco. Segundo os investigadores, tudo o que resta dos outros dedos são os dois pequenos tocos ao lado dos cascos, conhecidos como metapodiais.

Uma recente investigação, liderada por Kathryn Kavanagh, da Universidade de Massachusetts Dartmouth, revelou que os cavalos nem sempre têm apenas um dedo.

“A evolução do membro moderno do cavalo, e em particular a redução do número de dedos durante a evolução da linhagem, é uma das histórias de transição evolucionárias mais icónicas documentadas no registo fóssil”, escreveram os autores do estudo.

Cerca de quatro semanas após a conceção, os embriões de cavalo possuem cinco dedos, tal como os seres humanos. Nas semanas seguintes, o dedo médio aumenta, enquanto os pares externos se fundem e reduzem para formar os metapodiais. Quando o embrião atinge os dois meses, só o dedo do meio fica visível.

O artigo científico, publicado recentemente na Royal Society, indica ainda que os cavalos não são os únicos: desde porcos a crocodilos, todos iniciaram a sua vida com quatro ou cinco dedos. O que acontece é que muitos acabaram com menos dedos, quer seja por fusão, quer porque certos dedos pararam de crescer, ou outro mecanismo qualquer.

Até agora, os cientistas pensavam que seriam os fatores genéticos a determinar quantos dedos possui um animal. No entanto, este novo estudo sugere que todos os animais possuem quatro ou cinco dedos – só mais tarde, durante a sua evolução e desenvolvimento, reduzem o número de extremidades dos membros.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sonae admite ser "inevitável" aumento de custos devido à subida do preço dos combustíveis

O administrador da Sonae MC Miguel Águas afirmou hoje que "é inevitável" que haja aumentos de custos ao longo da cadeia devido à subida do preço do combustível, mas trabalha para que "impacto não seja …

Entre promessas por cumprir e a saída do Afeganistão, Biden está a perder popularidade - e os Democratas estão preocupados

Já desde Agosto que a popularidade de Joe Biden tem estado em queda e a perda de energia nos eleitores independentes está a preocupar os Democratas na preparação para as intercalares do próximo ano. Uma …

Rússia e Arábia Saudita ponderam criar uma aliança de países produtores de gás

O vice-primeiro-ministro russo, Alexander Novak, e o ministro da Energia da Arábia Saudita discutiram hoje a ideia de criar uma aliança de países produtores de gás, perante a alta dos preços do “ouro azul”. Num fórum …

Liga anuncia empresa para centralização dos direitos televisivos

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, anunciou nesta quinta-feira a constituição de uma empresa para a centralização dos direitos audiovisuais dos campeonatos profissionais. Pedro Proença, que falava durante as cerimónias de …

"Fugir é um ato de cobardia". Paulo Guichard já deixou a prisão

O Supremo Tribunal de Justiça mandou hoje libertar do ex-administrador do BPP Paulo Guichard, no âmbito do pedido de habeas corpus da sua defesa, após ter sido preso a semana passada no aeroporto quando chegava …

Adeus esferovite, olá cogumelos. No futuro, as casas podem ser isoladas com painéis destes fungos

Uma startup britânica quer combater o desperdício na indústria da construção civil ao criar painéis de isolamento a partir de cogumelos. Cada vez que um edifício é construído ou demolido, o lixo e entulho gerados acabam …

"Abel, o que fizeste é uma coisa muito perigosa"

Aviso de uma jornalista, após palavras do treinador português sobre jornalistas no Brasil. Palmeiras está na pior série dos últimos anos. Dia 18 de Setembro: o Palmeiras foi ao terreno da Chapecoense ganhar por 2-0, na …

Príncipe William diz que as "grandes mentes" se devem concentrar em salvar a Terra (e não nas viagens espaciais)

O Príncipe William disse esta quinta-feira que os bilionários envolvidos na corrida do turismo espacial deveriam concentrar-se na resolução dos problemas ambientais que o nosso planeta enfrenta. O Príncipe William criticou Jeff Bezos, a pessoa mais …

Retalhistas alertam para "cocktail explosivo" que pode esvaziar prateleiras no Natal

Atrasos no fabrico e distribuição dos produtos ainda não recuperaram das paragens forçadas pela pandemia. A possibilidade de no Natal algumas prateleiras das grandes superfícies estarem vazias por falta de stocks é um cenário para o …

Rio falha discussão interna sobre Orçamento para 2022. Deputados do PSD criticam a ausência

Deputados do PSD reuniram hoje para debater o Orçamento do Estado para 2022, mas sem a presença de Rui Rio. A ausência foi criticada por alguns elementos sociais-democratas. Ao mesmo tempo em que António Costa esteve …