/

Por que razão alguns cavalos perdem a capacidade de suar? Cientistas podem ter a resposta

O suor é um mecanismo que ajuda a manter os cavalos confortáveis ​​e saudáveis, mas a anidrose idiopática crónica, uma condição equina perigosa, pode impedir o arrefecimento natural destes animais e causar-lhes graves problemas de saúde.

Os corpos dos cavalos regulam a sua temperatura naturalmente através de mecanismos como o suor e a respiração, mas caso o animal não esteja a suar devidamente, pode estar perante um caso de anidrose.

A anidrose pode variar e ser mais moderada ou mais grave, sendo que esta última ocorre quando há uma perda total da produção de suor, levando à hipertermia ou insolação.

Até agora, a causa da anidrose não era compreendida, mas acredita-se que as hormonas do stress, sobretudo durante o verão, estimulem excessivamente as glândulas sudoríparas.

Esta situação faz com que os cavalos não produzam suor de maneira adequada, podendo atrofiar, ou seja, reduzir o seu tamanho e função.

Um novo estudo, publicado no Journal of Investigative Dermatology, sugere uma explicação para este problema.

Através do uso de marcadores genéticos, os cientistas procuraram os marcadores genómicos comuns encontrados em cavalos que tinham anidrose idiopática crónica. Esses sinais genéticos apontavam para um transportador de potássio defeituoso que provavelmente impede a função do suor.

“Agora que sabemos quais são as vias biológicas que causam a doença, esperamos projetar estratégias específicas para intervir”, afirmou Samantha Brooks, professora do Instituto de Ciências Agrárias e Alimentares da Universidade da Flórida.

A investigadora realça que “a doença tem semelhanças com a fibrose cística, que tem muitos tratamentos medicamentosos disponíveis e em desenvolvimento. Sabendo disso, podemos começar a considerar maneiras de tratar os cavalos que sofrem desta condição, ajudando-os a suar mais normalmente”, referiu.

Por outro lado, mutações genéticas que levam à fibrose cística também afetam os canais iónicos e deram aos especialistas algumas pistas de como este transportador de potássio defeituoso pode funcionar.

Ainda assim, são necessárias mais pesquisas para entender completamente o problema, mas os especialistas descobriram uma mudança na proteína que se altera quando este transportador de iões “liga e desliga”.

Acredita-se que o stress da glândula sudorípara, ao tentar funcionar com o transportador defeituoso, provavelmente destrói a capacidade de suar ao longo do tempo.

A maioria dos cavalos com anidrose idiopática crónica suam normalmente durante a sua juventude, mas as suas células acumulam falhas ao longo do tempo, especialmente em ambientes de calor extremo.

No novo estudo, os cientistas ficaram surpreendidos ao descobrir que o marcador genético que causa a anidrose idiopática crónica é um marcador comum, particularmente em cavalos do alta competição.

Os primeiros sinais de uma resposta insuficiente ao suor passam por uma diminuição no desempenho do cavalo.

Os especialistas, escreve o Futurity, aconselham que os proprietários de cavalos, que suspeitam deste problema, devem medir regularmente a temperatura do animal e consultar o veterinário.

Ana Isabel Moura, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.