Investigadores acreditam ter encontrado a causa dos coágulos após toma das vacinas

Rungroj Yongrit / EPA

Uma equipa de investigadores alemães acredita ter encontrado a causa dos efeitos secundários provocados pelas vacinas da AstraZeneca e Johnson & Johnson. Para já, o estudo ainda não foi aprovado por especialistas.

O grupo de investigadores acredita que encontrou a causa dos raros casos de coágulos no sangue entre algumas pessoas que foram inoculadas contra a covid-19 com as vacinas produzidas pelas farmacêuticas AstraZeneca e Johnson & Johnson.

Agora, a equipa está disposta a colaborar com as farmacêuticas para melhorar as vacinas que estão a ser produzidas e evitar os ditos coágulos.



O estudo, que ainda não foi revisto por especialistas, revela que as vacinas usam vetores de adenovírus que enviam parte da sua carga viral para o núcleo das células, onde algumas das instruções para produzir proteínas de coronavírus podem ser mal interpretadas.

As proteínas resultantes podem desencadear distúrbios de coagulação do sangue numa pequena quantidade de recetores.

Os coágulos sanguíneos são raros, mas preocupantes, sobretudo na faixa etária mais jovem, que tem maior risco de coagulação.

Neste sentido, o professor da Goethe University, de Frankfurt, Rolf Marschalek, acredita que as vacinas podem ser reformuladas para contornar o problema e que a Johnson & Jonhson está já em contacto com a equipa para “tentar otimizar a vacina”.

“Com os dados que temos nas nossas mãos, podemos dizer às companhias como fazer a mutação dessas sequências, codificando a proteína spike de forma a prevenir reações indesejadas”, afirmou ao Financial Times.

No entanto, outros cientistas têm teorias diferentes para explicar a ocorrência dos coágulos. Para já, a explicação de Marschalek ainda é uma hipótese, que deve ser examinada por outros especialistas, escreve o The Guardian.

Ao contrário da farmacêutica que produz a vacina Janssen, a AstraZeneca ainda não contactou o grupo.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Vacinas produzidas em menos de um ano só provam que estes ladrões querem sacar dinheiro aos contribuintes, mesmo que o remédio seja uma porcaria.

RESPONDER

Temido está preocupada com a situação de Lisboa e lembra que "a doença continua"

A ministra da Saúde manifestou, esta sexta-feira, preocupação com a situação em Lisboa e adiantou que, a manter um número elevado de casos, as medidas a aplicar serão iguais às de "qualquer outro território". "Lisboa tinha …

Presidente do Barcelona falou sobre Messi: "Não está fechado. Ele merece mais, mas..."

Joan Laporta falou pela primeira vez em conferência de imprensa, desde que ganhou as eleições. Messi, Koeman e Guardiola foram três dos nomes abordados. O Barcelona marcou para esta sexta-feira uma conferência de imprensa para uma …

Roma torna-se capital europeia dos buracos

Roma ganhou recentemente o galardão de capital europeia dos buracos, graças ao número crescente de carros estacionados que caem em abismos nas ruas da cidade italiana. Esta semana, um SUV Mercedes e um Smart caíram num …

Candidaturas a 500 estágios na Administração Pública arrancam segunda-feira

As candidaturas aos estágios na Administração Pública, com uma bolsa de 998,5 euros brutos, arrancam já na segunda-feira.  As candidaturas ao programa com 500 estágios remunerados na Administração Pública para jovens licenciados arrancam na segunda-feira, …

EMA aprova vacina da Pfizer para crianças dos 12 aos 15 anos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) aprovou, esta sexta-feira, o uso da vacina da Pfizer/BioNTech contra a covid-19 em adolescentes dos 12 aos 15 anos. O anúncio foi feito pelo chefe da Estratégia de Vacinas e …

"Uma experiência cívica magnífica". André Silva despede-se do Parlamento

O deputado e porta-voz do PAN fez, esta sexta-feira, a sua última intervenção em plenário e destacou que ser eleito foi "uma experiência cívica magnífica". Antes das votações, o presidente da Assembleia da República dirigiu-se ao …

Dispara número de cidadãos da UE impedidos de entrar no Reino Unido

O número de cidadãos da União Europeia (UE) impedidos de entrar no Reino Unido aumentou no primeiro trimestre deste ano, com vários turistas a declarar que são tratados como "criminosos" nas fronteiras e obrigados a …

Rússia retalia e impede aviões europeus de aterrarem em Moscovo

Rússia retalia contra o apelo de Bruxelas para que as companhias aéreas europeias evitem o espaço aéreo bielorrusso e está a recusar a entrada de aviões europeus em Moscovo. De acordo com o jornal The Guardian, …

Alpinista de Hong Kong bate o recorde da subida mais rápida ao Evereste

Tsang Yin-hung, uma alpinista de Hong Kong, escalou o Evereste, a montanha de 8.848 metros, num tempo recorde de 25 horas e 50 minutos. A alpinista de Hong Kong, Tsang Yin-hung, bateu o recorde da subida …

Já é oficial. Pirlo deixa a Juventus e vai ser substituído por Allegri

Andrea Pirlo deixou o comando técnico da Juventus, no fim da primeira época como treinador de futebol, e vai ser substituído por Massimiliano Allegri. "Obrigado, Andrea. Estas são as primeiras palavras que devemos dizer no final …