Investigadores acreditam ter encontrado a causa dos coágulos após toma das vacinas

Rungroj Yongrit / EPA

Uma equipa de investigadores alemães acredita ter encontrado a causa dos efeitos secundários provocados pelas vacinas da AstraZeneca e Johnson & Johnson. Para já, o estudo ainda não foi aprovado por especialistas.

O grupo de investigadores acredita que encontrou a causa dos raros casos de coágulos no sangue entre algumas pessoas que foram inoculadas contra a covid-19 com as vacinas produzidas pelas farmacêuticas AstraZeneca e Johnson & Johnson.

Agora, a equipa está disposta a colaborar com as farmacêuticas para melhorar as vacinas que estão a ser produzidas e evitar os ditos coágulos.

O estudo, que ainda não foi revisto por especialistas, revela que as vacinas usam vetores de adenovírus que enviam parte da sua carga viral para o núcleo das células, onde algumas das instruções para produzir proteínas de coronavírus podem ser mal interpretadas.

As proteínas resultantes podem desencadear distúrbios de coagulação do sangue numa pequena quantidade de recetores.

Os coágulos sanguíneos são raros, mas preocupantes, sobretudo na faixa etária mais jovem, que tem maior risco de coagulação.

Neste sentido, o professor da Goethe University, de Frankfurt, Rolf Marschalek, acredita que as vacinas podem ser reformuladas para contornar o problema e que a Johnson & Jonhson está já em contacto com a equipa para “tentar otimizar a vacina”.

“Com os dados que temos nas nossas mãos, podemos dizer às companhias como fazer a mutação dessas sequências, codificando a proteína spike de forma a prevenir reações indesejadas”, afirmou ao Financial Times.

No entanto, outros cientistas têm teorias diferentes para explicar a ocorrência dos coágulos. Para já, a explicação de Marschalek ainda é uma hipótese, que deve ser examinada por outros especialistas, escreve o The Guardian.

Ao contrário da farmacêutica que produz a vacina Janssen, a AstraZeneca ainda não contactou o grupo.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Vacinas produzidas em menos de um ano só provam que estes ladrões querem sacar dinheiro aos contribuintes, mesmo que o remédio seja uma porcaria.

RESPONDER

"Ontem estava fantástico, hoje arrasta os pés". Ex-secretária falou da saúde de Salgado após uma vida de trabalho

A saúde de Ricardo Salgado está a degradar-se e sente-se, sobretudo, ao nível da memória, contou a secretária do ex-banqueiro, Tereza Araújo, em tribunal no âmbito do julgamento do antigo presidente do Grupo Espírito Santo …

Com foco na sustentabilidade, Apple anuncia iPhone 13

Os fãs da Apple conheceram ontem as novidades da marca para a próxima temporada. O evento de terça-feira é a iniciativa anual mais importante para a tecnológica norte-americana. Foram apresentados novos iPhones. O evento ficou marcado …

Se Rangel arriscar (e estiver isolado), Pinto Luz poderá abdicar de uma eventual candidatura à liderança do PSD

A direção de Rui Rio avisou que "esta não é a altura para conjeturas nem debates internos", mas os bastidores continuam a agitar-se em torno da eventual sucessão do líder. "Tudo o que possa contribuir para …

Francisco Rodrigues dos Santos espera que autárquicas sejam o "momento de viragem do socialismo"

Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS-PP, traça o objetivo para as eleições dos dia 26 de setembro: "conseguir mais autarcas eleitos do que em 2017". Em entrevista à Rádio Renascença, publicada esta quarta-feira, Francisco Rodrigues …

Audição "mostra o desespero do PSD". Eduardo Cabrita ouvido no parlamento sobre festejos do Sporting

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, responde esta quarta-feira no Parlamento a perguntas sobre os festejos do título do Sporting, pelos quais está a ser investigado. De acordo com o Observador, Eduardo Cabrita está esta …

De primeiro-ministro dos talibã a desaparecido. Ninguém sabe de Baradar após forte discussão com líder militar

Abdul Ghani Baradar passou de primeiro-ministro do governo talibã a desaparecido. O homem que é visto como o "diplomata" do grupo que tomou o poder no Afeganistão não é visto em público há vários dias …

Mexidas no IRS Jovem dão mais um mês de salário em cinco anos

O IRS Jovem vai ser aumentado para cinco anos. Ao longo desse período, os beneficiários vão poupar o equivalente a um mês de salário. O alargamento do IRS Jovem anunciado por António Costa, aumentando de três …

Barcelona sofre derrota pesada frente ao Bayern (e direção reúne-se de madrugada)

O Barcelona sofreu, esta terça-feira, uma derrota pesada frente ao Bayern Munique, a contar para a 1.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. O Bayern vinha de uma série de 18 jogos — …

"Fizemos as coisas bem porque fizemo-las à maneira europeia", diz Ursula von der Leyen

"Fizemos as coisas bem porque fizemo-las à maneira europeia", disse esta quarta-feira a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na abertura do discurso do Estado da União, em Estrasburgo, referindo-se às conquistas no …

Marcelo pede discurso claro, "sem drama e com serenidade" sobre regresso às aulas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deixou esta terça-feira um recado para os participantes da reunião do Infarmed: que tenham um discurso claro para que os portugueses saibam como vai ser a condução …