//

Investigadores acreditam ter encontrado a causa dos coágulos após toma das vacinas

4

Rungroj Yongrit / EPA

Uma equipa de investigadores alemães acredita ter encontrado a causa dos efeitos secundários provocados pelas vacinas da AstraZeneca e Johnson & Johnson. Para já, o estudo ainda não foi aprovado por especialistas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O grupo de investigadores acredita que encontrou a causa dos raros casos de coágulos no sangue entre algumas pessoas que foram inoculadas contra a covid-19 com as vacinas produzidas pelas farmacêuticas AstraZeneca e Johnson & Johnson.

Agora, a equipa está disposta a colaborar com as farmacêuticas para melhorar as vacinas que estão a ser produzidas e evitar os ditos coágulos.

O estudo, que ainda não foi revisto por especialistas, revela que as vacinas usam vetores de adenovírus que enviam parte da sua carga viral para o núcleo das células, onde algumas das instruções para produzir proteínas de coronavírus podem ser mal interpretadas.

As proteínas resultantes podem desencadear distúrbios de coagulação do sangue numa pequena quantidade de recetores.

Os coágulos sanguíneos são raros, mas preocupantes, sobretudo na faixa etária mais jovem, que tem maior risco de coagulação.

Neste sentido, o professor da Goethe University, de Frankfurt, Rolf Marschalek, acredita que as vacinas podem ser reformuladas para contornar o problema e que a Johnson & Jonhson está já em contacto com a equipa para “tentar otimizar a vacina”.

“Com os dados que temos nas nossas mãos, podemos dizer às companhias como fazer a mutação dessas sequências, codificando a proteína spike de forma a prevenir reações indesejadas”, afirmou ao Financial Times.

No entanto, outros cientistas têm teorias diferentes para explicar a ocorrência dos coágulos. Para já, a explicação de Marschalek ainda é uma hipótese, que deve ser examinada por outros especialistas, escreve o The Guardian.

Ao contrário da farmacêutica que produz a vacina Janssen, a AstraZeneca ainda não contactou o grupo.

  Ana Isabel Moura, ZAP //

4 Comments

  1. Vacinas produzidas em menos de um ano só provam que estes ladrões querem sacar dinheiro aos contribuintes, mesmo que o remédio seja uma porcaria.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.