Catorze elefantes morreram envenenados no Zimbabué nas últimas semanas

paloetic / Flickr

-

Pelo menos 14 elefantes morreram envenenados no Zimbabué nas últimas semanas, 11 dos quais poderão ter sido vítimas de caçadores furtivos, indicaram esta quarta-feira as autoridades dos parques nacionais.

“Onze elefantes morreram de envenenamento químico no parque nacional de Hwange (oeste do Zimbabué) e na reserva de Deka (adjacente ao parque) e três outros foram envenenados num aterro sanitário”, anunciou a porta-voz das autoridades dos parques naturais do Zimbabué, Carol Washaya, num comunicado.

Cinco dos elefantes “foram envenenados por caçadores ilegais no parque de Hwange” e seis outros foram encontrados mortos por uma patrulha de guardas fora do parque, adiantou.

As defesas de alguns dos animais tinham sido cortadas, provavelmente por caçadores furtivos, segundo Carol Washaya.

A polícia deteve cinco homens suspeitos de envolvimento na morte dos animais.

Os três outros elefantes morreram envenenados depois de terem consumido resíduos tóxicos num aterro sanitário na cidade de Kariba (norte), de acordo com testes efetuados, descartando Washaya a hipótese de um ato criminoso.

Também na Indonésia existem casos semelhantes como, por exemplo, o do elefante Yongki, que ocorreu o mês passado no Parque Nacional Timbul Batubara.

Na altura em que foi encontrado, a língua do animal estava azul, um sinal que para as autoridades do parque prova que o animal possa ter sido envenenado por caçadores furtivos.

A caça furtiva é frequente nos parques nacionais zimbabueanos, sendo os elefantes e os rinocerontes os principais alvos.

No ano passado, mais de 100 elefantes foram envenenados com cianeto para lhes ser retirado o marfim.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Preço do tabaco pode aumentar. Decisão cabe ao Governo

Os responsáveis do Programa Nacional para a Prevenção do Tabagismo propuseram um aumento do preço do tabaco, e a decisão depende agora do Governo. Os responsáveis do Programa Nacional para a Prevenção do Tabagismo propuseram um …

Derrocada em Borba. Um ano depois, ainda é uma ferida aberta e problemas continuam

Um ano depois do acidente na pedreira de Borba, o sindicato que representa os trabalhadores garante que os perigos persistem, enquanto a associação Assimagra salienta que foi um caso “isolado” e está a avançar com …

Caracóis estão a ficar amarelos para se adaptarem às alterações climáticas

Nas áreas urbanas, os caracóis estão a ficar com as cascas amarelas para se adaptarem às alterações climáticas. Os cientistas vão agora analisar os padrões das penas dos pássaros, para perceberem se também há uma …

Os terrenos contaminados de Fukushima vão tornar-se num centro de "energia verde"

Fukushima, local que sofreu um dos maiores desastres nuclear do mundo, vai reinventar-se e tornar-se num centro de energia renovável. Depois de ser atingido por um terramoto e um tsunami de 15 metros em 2011, três …

Cientistas identificaram neurónios específicos que mapeiam memórias

Neurocientistas descobriram um aspeto curioso de como a nossa memória funciona: Quando o cérebro precisa de recuperar informação relacionada com um lugar específico, neurónios individuais podem atingir memórias específicas. De acordo com o estudo publicado na …

Grande tempestade de areia pode ter ditado o fim de um império da Mesopotâmia

O Império Acádio da Mesopotâmia entrou em colapso devido a uma enorme tempestade de areia, sugeriu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Hokkaido, no Japão. Em comunicado, os especialistas explicam …

Encontrado templo milenar usado em rituais pagãos de veneração da água

O local tem 3.000 anos, onde investigadores encontraram 21 sepulturas, bem como várias peças de cerâmica e anéis de cobre. O templo era usado em rituais pagãos de veneração da água. Uma equipa de arqueólogos encontrou …

Elon Musk diz que inovações da Neuralink vão conseguir curar o autismo

Musk disse que a sua empresa Neuralink iria "solucionar uma série de doenças neurológicas", entre as quais o autismo. Contudo, o autismo não é uma doença relacionada com o cérebro, mas sim uma perturbação do …

"Indivíduos desconhecidos" terão obrigado Marinha a apagar vídeo do incidente do USS Nimitz com um OVNI

Vários membros da Marinha que testemunharam o famoso Incidente do USS Nimitiz, em 2004, disseram que "indivíduos desconhecidos" apareceram depois do acontecimento e obrigaram-nos a apagar as gravações de vídeo. Em novembro de 2004, um porta-aviões …

Coreia do Norte detonou bomba atómica equivalente a 17 "Hiroshimas"

Dados de um satélite japonês revelam que a explosão de um teste nuclear na Coreia do Norte, em 2017, terá sido 17 vezes mais poderosa do que a bomba de Hiroshima. A Coreia do Norte estimou que …