CATL anuncia 3 novas baterias e entra oficialmente na «Era Multi-Power»

A CATL, a maior fabricante de baterias do mundo, com 38% de participação no mercado global, acaba de anunciar uma nova era na tecnologia de baterias, com três produtos revolucionários.

A CATL revelou, esta segunda-feira, no Super Tech Day, três baterias inovadoras para veículos elétricos: a Naxtra; a Freevoy Dual-Power; e a Shenxing Superfast Charging de segunda geração.

Como explica a Cision, a Naxtra é a primeira bateria de iões de sódio produzida em massa do mundo.

Por seu turno, a Freevoy Dual-Power apresenta um “design pioneiro de sistema de química cruzada que transcende as limitações das tecnologias únicas para atender às necessidades personalizadas dos utilizadores”.

Por fim, mas não menos importante, a Shenxing Superfast Charging de segunda geração, com sua taxa de carga máxima de 12C, “estabelece um novo recorde global para a tecnologia de carga super rápida“.

Estas inovações revolucionárias ultrapassam as fronteiras tecnológicas e conduzem oficialmente a indústria para a «Era Multi-Power».

Naxtra

A bateria Naxtra vai além dos limites de desempenho do próprio material, alcançando pela primeira vez a produção em massa de baterias de iões de sódio.

Esta bateria é capaz de funcionar em toda a faixa de temperatura de -40 °C a +70 °C, redefinindo as limitações de temperatura extrema das baterias. Este avanço da CATL no desempenho das baterias de iões de sódio preencheu a lacuna na aplicação de baterias em ambientes extremamente frios.

A bateria Naxtra para veículos elétricos de passageiros da CATL atinge uma densidade energética de 175 Wh/kg, a mais alta entre as baterias de iões de sódio em todo o mundo e comparável às baterias LFP.

Tem uma autonomia de 500 quilómetros e pode atingir mais de 10.000 ciclos, o que reduz significativamente os custos de manutenção.

A bateria reduz os custos totais do ciclo de vida em 61% em comparação com as baterias tradicionais de chumbo-ácido.

Freevoy Dual-Power

A Freevoy Dual-Power é um produto inovador que integra profundamente a arquitetura de dupla alimentação da CATL e a tecnologia de ânodo autoformado.

A arquitetura de dupla alimentação significa que a bateria possui duas poderosas «zonas de energia independentes», o que permite cinco funções duplas: dupla alta tensão, dupla baixa tensão, estrutura dupla, gestão térmica dupla e proteção dupla contra fuga térmica, garantindo a continuidade, estabilidade e segurança da saída de energia.

A «tecnologia de ânodo autoformado» representa um avanço revolucionário ao nível atómico, o que significa que a densidade de energia volumétrica da bateria pode aumentar em 60% e a densidade de energia gravimétrica em 50%.

Shenxing

Como lembra a Cision, a CATL lançou a sua bateria de carregamento super-rápido Shenxing 4C em 2023, inaugurando a era do carregamento super-rápido.

O lançamento da bateria Shenxing de segunda geração da CATL mais uma vez ultrapassa os limites do desempenho de carregamento super-rápido e estabelece novos recordes mundiais de taxas de carregamento.

A bateria de carregamento super-rápido Shenxing de segunda geração da CATL é a primeira bateria LFP do mundo com autonomia de 800 km; e carrega em quase cinco minutos.

Com uma potência de carga máxima de 1,3 MW, atinge 2,5 quilómetros de autonomia por segundo de carga, eliminando praticamente a frustração da espera.

Em ambientes com temperaturas baixas de -10 °C, a bateria de carregamento super-rápido Shenxing de segunda geração pode carregar de 5% a 80% do SOC em apenas 15 minutos. É 100% mais rápido do que o nível de carga mais alto da indústria.

Além disso, a bateria de carregamento super-rápido Shenxing de segunda geração da CATL fornece energia robusta em todas as gamas de temperatura e estados de carga.

Como escreve a Cision a CATL está constantemente a explorar e a ultrapassar os limites da tecnologia. Agora, foi a vez de inaugurar a Era Multipotência [Multi-Power] – verdadeiramente centrada no utilizador.

Miguel Esteves, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.