Detenção de Castelo Branco foi acelerada para impedir fuga para os EUA

3

José Castelo Branco/Facebook

José Castelo Branco

As autoridades avançaram com a detenção para impedir que José Castelo Branco usasse o seu passaporte para fugir para os Estados Unidos.

José Castelo Branco, figura conhecida no panorama social português, foi detido no âmbito de acusações graves acusações de violência física e psicológica feitas pela sua esposa, Betty Grafstein, de 95 anos. O socialite foi interrogado esta quarta-feira por um juiz de instrução criminal em Sintra, após ter passado a noite detido nos calabouços da Guarda Nacional Republicana (GNR).

A detenção de Castelo Branco ocorreu na segunda-feira, com o Ministério Público a justificar a medida pelo risco de fuga, dado o socialite possuir um passaporte norte-americano. As autoridades judiciais estão também a implementar medidas de coação para assegurar a proteção da vítima, incluindo a proibição de qualquer contacto de Castelo Branco com Betty Grafstein, que está atualmente internada no Hospital CUF Cascais, avança o JN.

O caso veio a público após múltiplas queixas de Betty Grafstein, que se encontra hospitalizada desde 20 de abril. Segundo relatos da vítima a profissionais de saúde, as agressões e maus-tratos por parte do marido são recorrentes. Grafstein afirmou que as lesões que a levaram ao hospital, incluindo um fémur partido e ferimentos no braço, foram causadas por um empurrão de Castelo Branco, e não por uma queda acidental, como este tinha inicialmente reportado.

A situação alarmante levou os responsáveis do Hospital CUF a apresentarem uma queixa formal ao Ministério Público, que abriu um inquérito na Secção Integrada de Violência Doméstica de Sintra, do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) Regional de Lisboa.

Em resposta às alegações, a entrada de Castelo Branco no hospital foi imediatamente proibida, com medidas de segurança reforçadas para prevenir qualquer tentativa de contacto. Este desenvolvimento ocorreu após um pedido expresso de Betty para impedir visitas do marido.

O processo ganhou um novo impulso com a detenção de Castelo Branco no Estoril, seguida da sua transferência para as celas da GNR de Alcabideche, onde passou a noite devido a uma greve dos funcionários judiciais que levou ao adiamento do seu interrogatório. De acordo com o Correio da Manhã, Castelo Branco estava prestes a ir à TVI dar uma entrevista quando foi detido e terá chorado quando foi algemado.

Perante os jornalistas, Pedro Nogueira Simões, advogado do arguido, declarou que os factos serão esclarecidos na sede do tribunal. O processo pode agora mudar de mãos, porque irá novamente para distribuição, sendo provável que seja outro magistrado a aplicar as medidas de coação.

ZAP //

3 Comments

  1. …das!!! O povo português até assinava para pagar o seu bilhete … só de ida!!!
    Deixem essa Coisa sair daqui. país de Homens e Mulheres / Machos e Fêmeas, conforme a “Lei da Natureza”!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.