Caso EDP. Ex-secretário de Estado da Energia Artur Trindade constituído arguido

EWEA / Flickr

Artur Trindade, ex-Secretário de Estado da Energia

O antigo secretário de Estado da Energia Artur Trindade revelou esta quarta-feira ter sido constituído arguido no âmbito do processo EDP, à saída do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) de Lisboa.

Questionado pelos jornalistas à saída do TCIC, Artur Trindade confirmou que tinha sido constituído arguido, esclarecendo que a sua ida ao tribunal se prendeu com diligências e consultas do processo, tendo também dito que prestará declarações “mais tarde”.

De acordo com declarações aos jornalistas e transmitidas pela SIC, o seu advogado de defesa, José António Barreiros, disse aos jornalistas que o seu constituinte “vai responder às perguntas” que lhe forem feitas em sede de inquérito, classificando o processo como “extenso e longo”. Sob Artur Trindade recaem suspeitas de corrupção passiva relacionadas com a contratação do seu pai pela EDP como troca de favores, situação que terá levado já à constituição da EDP como arguida no processo.

No âmbito do caso EDP, o juiz Carlos Alexandre decretou a suspensão de funções de António Mexia, presidente da EDP, e João Manso Neto, presidente da EDP Renováveis, concordando ainda com outras medidas de coação propostas pelo Ministério Público relativas ao pagamento de uma caução e proibição de contactos entre arguidos.

António Mexia e Manso Neto são suspeitos dos crimes de corrupção ativa e de participação económica em negócio.

O denominado processo das rendas excessivas da EDP está há cerca de oito anos em investigação no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e tem ainda como arguidos, entre outros, o ex-ministro Manuel Pinho, o administrador da REN e antigo consultor de Pinho, João Faria Conceição.

O inquérito investiga práticas de corrupção e participação económica em negócio nos procedimentos relativos à introdução no setor elétrico nacional dos Custos para Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC).

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Merkel visitou Navalny no hospital em Berlim. Opositor russo está "inesperadamente melhor"

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitou Alexei Navalny no hospital de Charité, em Berlim, onde o opositor russo recebeu tratamento após ser envenenado com um agente nervoso do grupo Novichok, segundo o semanário alemão Der …

Nota artística: valsa bem ensaiada contra rumba dos inadaptados

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/boavista-0-5-porto-o-musical Deixa cá preparar o musical da segunda jornada... Hoje vou ao Boavista-Porto. Cinco golos para os forasteiros, não foi? Não. Isso foi na semana passada, o Famalicão-Benfica. Começo cedo a misturar tudo. Deixa cá ver, …

Drones comprados pela Força Aérea para vigiar incêndios não funcionam (e tiveram de ser devolvidos)

Dos 12 drones que a Força Aérea comprou para ajudar na vigilância na época de incêndios, apenas três funcionam. Os outros chegaram com falhas técnicas e operacionais. De acordo com o jornal i, os 12 drones …

Reino Unido pode ter "confinamento social total" (e pondera fechar durante duas semanas)

Perante uma eminente segunda vaga de casos, o Reino Unido está a ponderar aplicar restrições mais duras com o intuito de travar de forma mais eficaz a propagação da covid-19. A hipótese de confinamento social …

Justiça impede Donald Trump de proibir TikTok. Casa Branca vai recorrer

A Casa Branca disse que vai respeitar a ordem judicial que impede a proibição da aplicação TikTok nas plataformas de descarregamento de aplicações móveis nos Estados Unidos, mas anunciou que vai recorrer da decisão. Este domingo, …

Presidente da Comunidade de Madrid recusa confinamento total (e é acusada de "segregação")

A presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, manteve o seu repúdio ao confinamento total da capital espanhola, apesar do aumento de casos pelo novo coronavírus, considerando que o pedido do Ministério da Saúde …

Vacinação contra a gripe arranca esta segunda-feira para grupos prioritários

A vacina da gripe está disponível a partir desta segunda-feira, começando a ser administrada nas faixas da população consideradas prioritárias, como os residentes em lares de idosos e grávidas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). A …

Ajuntamento no Aeroporto de Lisboa devido a controlo de testes à covid-19

Centenas de passageiros acumularam-se, este domingo, na área de controlo sanitário do Aeroporto de Lisboa, sem o distanciamento físico adequado. Segundo o jornal Correio da Manhã, várias fotografias partilhadas nas redes sociais mostram o ajuntamento de …

Câmaras impedidas de fazer contratos com empresas de presidentes de junta

Um acórdão de uniformização de jurisprudência do Supremo Tribunal Administrativo (STA) definiu ser ilegal as câmaras municipais contratarem empresas cujo sócio-gerente seja um presidente de Junta de Freguesia desse município. O Jornal de Notícias adianta esta …

Aposta na Saúde, habitação digna e duas pontes para Espanha. Plano de Recuperação é para "oportunidades únicas"

O Plano de Recuperação e Resiliência, que o Governo vai entregar a Bruxelas no próximo mês, serve para "oportunidades únicas". A versão final do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) poderá ser entregue à Comissão Europeia …