Casco de barco Viking de 15 metros encontrado na Noruega

Um casco de um barco dos vikings foi descoberto num terreno ao largo do fiorde de Oslo entre túmulos da Era Viking. Até hoje só foram encontrados sete barcos antigos da Era Viking na Europa.

O barco foi encontrado no condado de Vestfold, ao sul de Horten, que é conhecido pelos seus muitos montes tumulares do início da Idade do Ferro. “É a história genuína da Noruega e não estamos a exagerar”, disse Elvsestuen, citado pela emissora nacional NRK. “O achado irá chamar atenção de todo mundo”, acrescentou.

“Não é todos dias que encontramos cascos de barcos vikings, por isso estamos muito entusiasmados”. “Para nós não é grande surpresa, muitos tesouros dos tempos dos vikings estão escondidos por baixo da turfa no nosso país”, sublinhou.

Os restos do barco foram encontrados com a ajuda de um radar de penetração no solo. Terje Gansum, o responsável pelo património cultural do país, explicou que o radar revelou imagens que têm a “forma de barco” e acredita-se que a embarcação tenha pelo menos 15 metros de comprimento.

Porém, ainda não se sabe concretamente em que estado o barco estará conservado. Os restos da embarcação foram encontrados há quase dois anos, mas foi necessário efetuar análises para poder confirmar que realmente se tratava de um barco viking.

Vestfold é um lugar que tem elevada concentração de património da Era dos Vikings. Os barcos mais bem preservados foram encontrados neste local, incluindo os mais famosos Oseberg e Gokstad, que estão em exposição no Museu dos Barcos Vikings de Oslo.

Vestfold fylkeskommune

Porém, só um dos locais, conhecido como Skipshaugen (“Túmulo de Barcos”) foi cuidadosamente escavado. As escavações foram feitas ainda no século XIX. Foram encontrados objetos muito valiosos e itens alegadamente pertencentes à aristocracia dos vikings. Muitos achados estão a ser exibidos no Centro Viking de Midgard.

Outro barco antigo foi descoberto do outro lado do fiorde de Oslo, no outono do ano passado, mas as escavações ainda estão para começar.

No total, na Europa foram encontrados até agora somente 7 túmulos de barcos da Era Viking dos anos 800-1050, três deles na região de Vestfold. Contando com as duas descobertas mais recentes, o número de barcos encontrados sobe para nove.

ZAP ZAP // Sputnik News

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Portugal em destaque na Reuters. "Enfermeiros querem salários, não aplausos"

"Exaustos na luta contra a covid-19, enfermeiros portugueses querem salário, não aplausos." Este é o título da peça da Reuters, publicada esta quarta-feira. Correspondentes da agência Reuters traçaram o cenário vivido atualmente pelos enfermeiros portugueses, que …

Chegou o Mate X2. O novo dobrável da Huawei muda a forma de guardar o ecrã

O novo smartphone da Huawei é dobrável. Porém, o X2 conta com mudanças na forma de dobrar e está equipado com uma nova dobradiça com design multidimensional. O equipamento vai chegar ao mercado chinês a …

"Dare mighty things." Detetives da Internet acreditam ter desvendado a mensagem secreta do paraquedas da Perseverance

A Internet, disfarçada de detetive, encontrou uma mensagem secreta no paraquedas que ajudou a Perseverance a pousar em Marte. Sem lupa nem gabardina: o mundo está concentrado na jornada do rover da NASA e os detetives …

Nicarágua cria Ministério de Assuntos Espaciais Extraterrestres

A nação de Nicarágua criou um novo órgão: o Ministério Nacional para Assuntos Espaciais Extraterrestres, A Lua e Outros Corpos Celestiais. Esta é uma decisão caricata, que tem gerado reações díspares nas redes sociais. Enquanto uns …

Justiça chinesa obriga homem a indemnizar ex-mulher pelas tarefas domésticas

A justiça chinesa obrigou um homem a indemnizar a ex-mulher como "compensação" pelas tarefas domésticas realizadas durante os cinco anos de casamento. Segundo o Código Civil da China, que entrou em vigor este ano, os cônjuges …

Reclusos do Arizona ficaram presos após datas de libertação. A culpa foi de um bug do software

Uma falha na atualização do software de gestão de prisões manteve centenas de pessoas encarceradas no estado norte-americano do Arizona durante mais tempo do que deveriam. De acordo com o relato de um denunciante, citado pela …

"Dia histórico". Espanha remove a última estátua pública do ditador Franco

A última estátua pública do ditador Francisco Franco foi removida de Melilla. A cidade situa-se na costa noroeste de África, mas está sob a soberania espanhola desde o século XVII. Na terça-feira, um grupo de trabalhadores …

Governo altera excecionalmente limite de idade para tratamentos de fertilidade

O Governo está a rever a norma para alterar, de forma excecional, o limite de idade das mulheres que querem aceder aos tratamentos de fertilidade no setor público. Na segunda-feira, o Jornal de Notícias tinha avançado …

Gana é o primeiro país a receber vacinas financiadas pelo Covax

O programa Covax já começou a fornecer as primeiras remessas de vacinas contra a covid-19. O Gana foi o primeiro país a receber doses. Gana deve receber o primeiro lote de vacinas contra o SARS CoV-2, …

"Como produtos de exportação". Filipinas querem trocar os seus enfermeiros por vacinas da Europa

As Filipinas estão a pedir ao Reino Unido e à Alemanha que forneçam centenas de milhares de vacinas contra a covid-19 em troca do envio de enfermeiros filipinos para ajudar na linha de frente da …