Casco de barco Viking de 15 metros encontrado na Noruega

Um casco de um barco dos vikings foi descoberto num terreno ao largo do fiorde de Oslo entre túmulos da Era Viking. Até hoje só foram encontrados sete barcos antigos da Era Viking na Europa.

O barco foi encontrado no condado de Vestfold, ao sul de Horten, que é conhecido pelos seus muitos montes tumulares do início da Idade do Ferro. “É a história genuína da Noruega e não estamos a exagerar”, disse Elvsestuen, citado pela emissora nacional NRK. “O achado irá chamar atenção de todo mundo”, acrescentou.

“Não é todos dias que encontramos cascos de barcos vikings, por isso estamos muito entusiasmados”. “Para nós não é grande surpresa, muitos tesouros dos tempos dos vikings estão escondidos por baixo da turfa no nosso país”, sublinhou.

Os restos do barco foram encontrados com a ajuda de um radar de penetração no solo. Terje Gansum, o responsável pelo património cultural do país, explicou que o radar revelou imagens que têm a “forma de barco” e acredita-se que a embarcação tenha pelo menos 15 metros de comprimento.

Porém, ainda não se sabe concretamente em que estado o barco estará conservado. Os restos da embarcação foram encontrados há quase dois anos, mas foi necessário efetuar análises para poder confirmar que realmente se tratava de um barco viking.

Vestfold é um lugar que tem elevada concentração de património da Era dos Vikings. Os barcos mais bem preservados foram encontrados neste local, incluindo os mais famosos Oseberg e Gokstad, que estão em exposição no Museu dos Barcos Vikings de Oslo.

Vestfold fylkeskommune

Porém, só um dos locais, conhecido como Skipshaugen (“Túmulo de Barcos”) foi cuidadosamente escavado. As escavações foram feitas ainda no século XIX. Foram encontrados objetos muito valiosos e itens alegadamente pertencentes à aristocracia dos vikings. Muitos achados estão a ser exibidos no Centro Viking de Midgard.

Outro barco antigo foi descoberto do outro lado do fiorde de Oslo, no outono do ano passado, mas as escavações ainda estão para começar.

No total, na Europa foram encontrados até agora somente 7 túmulos de barcos da Era Viking dos anos 800-1050, três deles na região de Vestfold. Contando com as duas descobertas mais recentes, o número de barcos encontrados sobe para nove.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia é uma invenção

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia de coronavírus é uma invenção, de acordo com uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Economia de Moscou (HSE). Segundo avançou o site de notícias RBC, citado …