Casamentos militares de Taiwan incluem pela primeira vez casais homossexuais

Ritchie B. Tongo / EPA

Duas soldadas de Taiwan e as respetivas companheiras vão casar-se nesta sexta-feira na cerimónia anual de casamentos militares em massa daquele país, naquele que é um marco nos direitos dos homossexuais na Ásia.

Taiwan tem estado na vanguarda do crescente movimento pelos direitos dos homossexuais na Ásia e tornou-se o primeiro país do continente a permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo em maio de 2019, após uma contundente luta política.

As forças armadas organizam regularmente casamentos em massa para os funcionários, e a cerimónia a ser realizada nesta sexta-feira terá pela primeira vez a participação de dois casais do mesmo sexo, noticiou a agência AFP.

“O nosso país tornou-se o primeiro na Ásia a legalizar o casamento do mesmo sexo e o ministério dá as suas bênçãos aos militares do mesmo sexo que se estão a casar”, referiu o comunicado que acompanha as fotos dos dois casais, na página do Exército no Facebook.

As duas fotografias mostram soldadas vestidas com o uniforme militar e as suas companheiras trajadas com os vestidos tradicionais Qipao, que as noivas taiwanesas costumam usar em casamentos.

A publicação rapidamente se tornou viral, com mais de 30 mil gostos numa das fotos e muitas mensagens de felicitações. “É ótimo que o Exército possa publicar esta foto”, dizia um comentário. “Parabéns, estou muito feliz em ver o progresso de Taiwan!” referiu outro.

Três casais do mesmo sexo planeavam participar numa cerimónia de casamento em massa organizada pela Marinha e pela Força Aérea no ano passado, mas desistiram devido ao enorme interesse da imprensa.

Taiwan já foi uma região autoritária governada pelo militar chinês Chiang Kai-shek, mas nas últimas décadas emergiu como uma das democracias liberais mais vibrantes da Ásia. Nos últimos dez anos, tornou-se cada vez mais progressista nos direitos dos homossexuais, com Taipé a sediar a maior parada anual do orgulho LGBT na Ásia.

Em 2019, Taiwan fez história com os primeiros casamentos homossexuais legais do continente depois de o Parlamento ter aprovado uma lei de casamento entre pessoas do mesmo sexo. Desde que a lei entrou em vigor, casaram-se cerca de 4000 casais.

Porém, a lei causou profundas divisões na ilha, especialmente entre grupos conservadores e gerações mais velhas. Essa lei ainda contém algumas restrições, uma vez que casais do mesmo sexo só podem casar-se com estrangeiros de países onde o casamento gay também é reconhecido e só podem adotar filhos biológicos de um dos elementos do casal.

Taiwan tem o nome oficial de República da China e é refúgio dos nacionalistas derrotados por Mao Tsé-tung. Desde 1949 que Pequim reivindica-a como uma das suas províncias.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O "mal" de Marcelo e o Mestre de Avis no segundo dia do Congresso do PCP

A intervenção de João Ferreira, o candidato presidencial do PCP, está a marcar, para já, o segundo dia do XXI congresso nacional do partido que começou, neste sábado, pouco depois das 9 da manhã, no …

O melhor golo da jornada na Liga dos Campeões é português

Um dos dois golos marcados por Bruno Fernandes foi eleito o melhor da jornada na Liga dos Campeões. Na vitória por 4-1 do Manchester United sobre o Basaksehir, o internacional português ainda abriu mão …

Aberto inquérito para investigar morte de Maradona (e há denúncias graves contra os que lhe eram próximos)

A justiça argentina abriu um inquérito para determinar se houve negligência na morte de Diego Maradona. Entretanto, um amigo do ex-futebolista acusa aqueles que o rodeavam de lhe darem cerveja para que não estivesse em …

Lukashenko diz que vai deixar o poder depois das reformas constitucionais

O Presidente da Bielorrússia afirmou, esta sexta-feira, que deixará de liderar o país depois da aprovação das reformas constitucionais, que propôs para acalmar os protestos que se sucedem desde as Presidenciais de agosto. "Não estou a …

Dinamarca vai desenterrar e incinerar cadáveres de milhões de martas

O Governo dinamarquês anunciou, esta sexta-feira, que está disposto a exumar e incinerar os cadáveres de milhões de martas enterradas à pressa, depois de terem sido sacrificadas. Milhões de martas foram mortas porque poderiam ser a …

"Talvez Portugal se torne casa permanente da Web Summit". Paddy Cosgrave finta 11 milhões e dá "conselho caviar"

O fundador e CEO da Web Summit não quer falar da polémica do apoio de 11 milhões de euros concedido pelo Estado português ao evento e até admite que o nosso país pode tornar-se "a …

Não meter Novo Banco no OE "é como passar um cheque careca". Leão acusa PSD de "brincar com o fogo"

Em entrevista à RTP, o ministro das Finanças, João Leão, disse que o Executivo está a analisar alternativas ao travão do Parlamento à injeção no Novo Banco. Depois da anulação da transferência de 476 milhões de …

Efeitos de vacina contra a covid-19 só deverão sentir-se no final de 2021

Os especialistas defendem que "as coisas só começarão a mudar radicalmente a partir do verão" e que "só se notará se a vacina está a ter efeito sobre os grandes números da pandemia no próximo …

No Reino Unido, os comerciantes invocam a Magna Carta para recusar confinamento

Para se manterem de portas abertas, os comerciantes estão a invocar a Magna Carta, um documento histórico assinado em 1215 pelo rei João da Inglaterra. No Reino Unido, algumas empresas têm invocado a histórica garantia de …

Fantasma do retificativo à espreita. OE ainda não entrou em vigor e já está sob pressão

O Orçamento do Estado para 2021, aprovado esta quinta-feira, ainda não entrou em vigor, mas já está sob pressão. A segunda vaga da pandemia de covid-19 coloca novamente um travão na economia e exige mais …