Casamentos militares de Taiwan incluem pela primeira vez casais homossexuais

Ritchie B. Tongo / EPA

Duas soldadas de Taiwan e as respetivas companheiras vão casar-se nesta sexta-feira na cerimónia anual de casamentos militares em massa daquele país, naquele que é um marco nos direitos dos homossexuais na Ásia.

Taiwan tem estado na vanguarda do crescente movimento pelos direitos dos homossexuais na Ásia e tornou-se o primeiro país do continente a permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo em maio de 2019, após uma contundente luta política.

As forças armadas organizam regularmente casamentos em massa para os funcionários, e a cerimónia a ser realizada nesta sexta-feira terá pela primeira vez a participação de dois casais do mesmo sexo, noticiou a agência AFP.



“O nosso país tornou-se o primeiro na Ásia a legalizar o casamento do mesmo sexo e o ministério dá as suas bênçãos aos militares do mesmo sexo que se estão a casar”, referiu o comunicado que acompanha as fotos dos dois casais, na página do Exército no Facebook.

As duas fotografias mostram soldadas vestidas com o uniforme militar e as suas companheiras trajadas com os vestidos tradicionais Qipao, que as noivas taiwanesas costumam usar em casamentos.

A publicação rapidamente se tornou viral, com mais de 30 mil gostos numa das fotos e muitas mensagens de felicitações. “É ótimo que o Exército possa publicar esta foto”, dizia um comentário. “Parabéns, estou muito feliz em ver o progresso de Taiwan!” referiu outro.

Três casais do mesmo sexo planeavam participar numa cerimónia de casamento em massa organizada pela Marinha e pela Força Aérea no ano passado, mas desistiram devido ao enorme interesse da imprensa.

Taiwan já foi uma região autoritária governada pelo militar chinês Chiang Kai-shek, mas nas últimas décadas emergiu como uma das democracias liberais mais vibrantes da Ásia. Nos últimos dez anos, tornou-se cada vez mais progressista nos direitos dos homossexuais, com Taipé a sediar a maior parada anual do orgulho LGBT na Ásia.

Em 2019, Taiwan fez história com os primeiros casamentos homossexuais legais do continente depois de o Parlamento ter aprovado uma lei de casamento entre pessoas do mesmo sexo. Desde que a lei entrou em vigor, casaram-se cerca de 4000 casais.

Porém, a lei causou profundas divisões na ilha, especialmente entre grupos conservadores e gerações mais velhas. Essa lei ainda contém algumas restrições, uma vez que casais do mesmo sexo só podem casar-se com estrangeiros de países onde o casamento gay também é reconhecido e só podem adotar filhos biológicos de um dos elementos do casal.

Taiwan tem o nome oficial de República da China e é refúgio dos nacionalistas derrotados por Mao Tsé-tung. Desde 1949 que Pequim reivindica-a como uma das suas províncias.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O planeta Vénus

Vénus já teve oceanos? De maneira nenhuma, dizem astrofísicos

Vénus já teve oceanos? Não, segundo o novo estudo de uma equipa de astrofísicos da Universidade de Genebra e da NCCR PlanetS, na Suíça. Nos últimos anos, vários estudos têm sugerido que Vénus pode já ter …

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …