A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado.
A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do local em que se encontram (sim, o metro e o autocarro contam), a Vollebak lançou o apetrecho capaz de mudar uma vida.
Esta semana, a empresa britânica lançou um casaco, chamado Deep Sleep Cocoon, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. Segundo a Fast Company, tal como os outros produtos da marca, esta peça de roupa foi inspirada em imaginar como será o futuro e, neste caso, como pode desempenhar um papel na exploração espacial.
No espaço, não há ambiente para regular o ritmo circadiano e os astronautas têm muito pouco controlo sobre o ambiente em que se encontram. Os astronautas da Estação Espacial Internacional (EEI), por exemplo, passam por 16 amanheceres todos os dias.
“A ideia original veio dos astronautas. Quando Neil Armstrong e Buzz Aldrin voltaram ao Eagle para regressar à Terra, dormir estava fora de questão. O barulho das bombas enchia a pequena cabine, as luzes brilhantes não podiam ser diminuídas e até as cortinas das janelas estavam a brilhar devido à luz solar intensa que passava por elas. As condições de sono que tomamos como garantidas na Terra, tal como silêncio e escuridão, estão longe de o estar no espaço”, explica Steve Tidball, cofundador da Vollebak, à revista.
Por isso, os designers da Vollebak imaginaram um casaco que poderá servir como uma espécie de microhabitat, tendo criado aquilo que descrevem como um cruzamento entre um casulo e um fato espacial.
A parte exterior da peça de roupa é semelhante a um blusão comum: é feito de um material de três camadas à prova de água e à prova de vento. A grande diferença está no carapuço que, à primeira vista, até se assemelha a um capacete espacial.
Para além de poder ser dobrado sobre todo o rosto — mas deixando espaço suficiente à sua volta para que a pessoa que usa este casaco não se sinta claustrofóbica —, é feito de um material macio e confortável, para garantir um ambiente quente e aconchegante.
Tal como muitos outros produtos da empresa, o desenho do capuz foi inspirado na Natureza, neste caso no famoso bicho-da-conta. Este animal tem um exoesqueleto segmentado que cria uma barreira entre o inseto e o seu ambiente.
Apesar de parecer preto e opaco, na verdade, o carapuço é feito de um tecido de malha respirável que permite ao seu utilizador ver o que se está a passar no exterior. E tem espaço suficiente para usar headphones com cancelamento de ruído.
“Queremos que o Deep Sleep Cocoon seja uma espécie de placa ‘Não Incomodar’ num longo voo de avião: As luzes brilhantes desaparecem. Tudo fica mais silencioso. E as pessoas deixam-te em paz”, explica Tidball à mesma publicação.
Agora, a pior parte: o casaco está à venda por 895 dólares, cerca de 807 euros. Não sendo uma peça para todas as carteiras, podemos dizer com quase toda a certeza que muitas pessoas não se importariam de o ter no armário.