Casa onde Miguel Torga viveu na infância vai ser transformada em museu

Espaço Miguel Torga / Facebook

Retrato do escritor Miguel Torga

A casa onde Miguel Torga nasceu e passou a infância, em São Martinho de Anta, vai ser recuperada e adaptada a um espaço museológico e pólo turístico, dedicado à vida e obra do escritor e médico.

Miguel Torga, pseudónimo de Adolfo Correia da Rocha, nasceu a 12 de agosto de 1907, em São Martinho de Anta, concelho de Sabrosa (Vila Real), onde viveu durante toda a sua infância. A primeira residência exerceu influência sobre a produção poética e literária do escritor, cuja vasta e variada obra é uma homenagem à região do Douro e de Trás-os-Montes.

Em 2014, Clara Crabbé Rocha, filha do escritor, doou a casa de infância de Miguel Torga à Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), encarregue pela musealização da moradia datada de 1950.

O projeto da DRCN visa requalificar e transformar a casa e terreno circundante num espaço de visita, cuja dinamização passará sobretudo pela promoção de roteiros torguianos, isto é, rotas desenhadas para dar a conhecer ao visitante vários lugares por onde Miguel Torga, em tempos, passou.

O contrato de financiamento para a musealização da casa de Miguel Torga foi celebrado na passada sexta-feira, em Vila Real.

A execução do projeto, estimada em cerca de 341 mil euros, será financiada em 90% pelo Turismo de Portugal, através da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior do Programa Valorizar – Programa de Apoio à Valorização e Qualificação de Destino.

O Espaço Miguel Torga, localizado em São Martinho de Anta, foi inaugurado no ano passado e constituiu o primeiro passo na afirmação da terra natal do escritor como um pólo cultural da região norte.

Projetado pelo arquiteto Eduardo Souto de Moura, o espaço pretende divulgar e ajudar a interpretar não só a obra, mas também a vida e o território do poeta transmontano.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.