Cartéis mexicanos ganharam cerca de 40 mil milhões de euros em apenas 2 anos

Mario Guzman / EPA

Andres Manuel Lopez Obrador, Presidente eleito do México

Os grupos criminosos do México ganharam cerca de mil milhões de pesos (perto de 40 mil milhões de euros), entre 2016 e 2018, revelou na segunda-feira a Unidade de Inteligência Financeira (UIF) do Governo mexicano.

Durante a presidência de Andrés Manuel López Obrador, que lidera o país desde 2018, o Governo já bloqueou 25.337 contas bancárias a 3.627 pessoas, num total de 5.678 milhões de pesos (cerca de 225 milhões de euros) e de 293 milhões de euros, destacou o responsável pela UIF, Santiago Nieto.

“Os fluxos financeiros ilícitos aumentaram. O México está a trabalhar numa metodologia para medir o volume de proveitos ilícitos que são gerados com uma grande exatidão”, acrescentou Nieto durante a apresentação da Estratégia Nacional de Risco, citado pela agência Efe.

Santiago Nieto acrescentou que o Governo regista 19 organizações criminosas, duas delas com alcance internacional: o cartel do Pacífico e o cartel Jalisco Nueva Generación, o último considerado um dos mais poderosos do mundo.

Estes grupos criminosos diversificaram a sua atividade para além do tráfico de droga, explicou, dedicando-se também a extorsões, sequestros, roubo de combustíveis fósseis, tráfico ilegal de espécies ou tráfico de pessoas, entre outros.

O responsável da UIF lamentou ainda que no anterior mandato, entre 2012 e 2018, tenham crescido organizações de caráter regional na Cidade do México, Michoacán, Tamaulipas e Guerrero.

“O problema mais relevante da criminalidade organizada são os grupos criminosos e, por isso, o combate deve ser feito através de um mecanismo de cinco eixos“, considerou.

Esses eixos passam pelo combate aos criminosos, às suas estruturas financeiras, à erradicação da corrupção política, a eliminação da corrupção judicial que os liberta e o combate à base de apoio por cidadãos, através de programas de inclusão.

Santiago Nieto destacou ainda que o México ocupa agora o 130.º lugar entre 180 países no Índice de Perceções de Corrupção, um ranking anualmente publicado pela Transparency Internacional, sendo oito lugares acima daquele registado em governações anteriores.

O presidente da Comissão Nacional de Bancos e Valores Mobiliários, Juan Pablo Graf, e o chefe da Unidade de Bancos, Valores Mobiliários e Poupança, Jorge Meléndez, também participaram na apresentação da Estratégia Nacional de Risco.

O responsável pela CNBV sublinhou a importância da diminuição do uso do dinheiro físico no combate ao branqueamento de capitais ou em transações ilícitas, assinalando que a percentagem de adultos com contas em bancos cresceu para 47% em 2018, face aos 36% em 2012.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Teresa Leal Coelho admite processar ex-vereador Fernando Nunes da Silva

A vereadora da Câmara Municipal de Lisboa Teresa Leal Coelho admitiu que poderá vir a processar o antigo vereador Fernando Nunes da Silva, devido às declarações sobre a reposição dos sentidos de circulação na Avenida …

Linha de Fundo: Benfica reforça liderança, mais recados de Conceição, um jardim de infância especial e João “rosa” Almeida

Era uma vez um Clássico... Deu empate o primeiro clássico da época 2020/21. Em Alvalade, Sporting e FC Porto igualaram-se a duas bolas, num jogo que valeu pelas mudanças de resultado, mas que nem sempre foi …

CDS critica PS por obrigar portugueses a pagar "buraco" da TAP para servir apenas Lisboa

O CDS está "chocado" por a TAP ir abandonar as quatro rotas que opera no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e critica o PS por obrigar portugueses a pagar "buraco" da TAP para servir apenas Lisboa. O …

Contratos de associação dos colégios privados. Ministério da Educação vence todos os 55 processos judiciais

Em todos os 55 processos judiciais que os colégios privados moveram contra o Ministério da Educação em 2016, na sequência da polémica dos contratos de associação, todas as 55 decisões foram favoráveis ao Governo. O jornal …

Famílias numerosas podem pedir desconto no IVA da luz a partir de março

As famílias com cinco ou mais elementos só poderão usufruir da redução do IVA da eletricidade a partir de 1 de março e terão de o requerer junto do seu fornecedor, segundo uma portaria esta …

Vacina da gripe disponível para mais grupos. Farmácias temem não ter stock suficiente

A vacina da gripe está, a partir desta segunda-feira, disponível para mais grupos populacionais com o início da segunda fase da campanha, que estende a vacinação a pessoas com 65 ou mais anos e pessoas …

Franceses em protesto para homenagear professor decapitado. Autoridades procuram radicais islâmicos

Milhares de pessoas reuniram-se no domingo no centro de Paris numa demonstração de repúdio pela decapitação do professor que mostrou aos seus alunos desenhos do Profeta Maomé. Os manifestantes da Praça da República ergueram cartazes onde …

Proud Boys acreditam na vitória de Trump: "Vamos Ganhar". Voto antecipado começa hoje na Florida

O líder do grupo Proud Boys disse à Lusa, durante uma manifestação em Miami, que Donald Trump vai vencer as eleições presidenciais norte-americanas, e rejeitou a acusação de que é dirigente de uma organização extremista. …

Projeto desenvolve testes rápidos de baixo custo para detetar imunidade

Um consórcio de universidades e uma empresa querem desenvolver "testes rápidos e de baixo custo" para detetar a resposta imunitária ao vírus SARS-CoV-2. O projecto TecniCov, que "obteve um financiamento de 450 mil euros da Agência …

"Medo constante". Human Rights Watch denuncia tortura na Coreia do Norte

Uma organização não-governamental denunciou esta segunda-feira que o sistema norte-coreano de detenção pré-julgamento e de investigação é cruel e arbitrário, com ex-detidos a descreverem tortura sistemática, corrupção e trabalhos forçados não-remunerado. No relatório de 88 páginas, …