Carta revela possível envolvimento do FBI na morte de Malcolm X. Família exige reabertura do caso

Quase 56 anos depois de Malcolm X ter sido assassinado em Nova Iorque, advogados e membros da família do líder nacionalista negro e defensor dos direitos civis divulgaram novas provas que, afirmam, mostram que a polícia de Nova Iorque (NYPD) e o FBI terão estado envolvidos na sua morte.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, numa carta revelada postumamente, um ex-agente infiltrado da Polícia de Nova Iorque alega ter sido pressionado por superiores a aliciar dois dos seguranças de Malcolm X a cometer crimes, alguns dias antes do seu assassinato, em 21 de fevereiro de 1965.

As detenções terão impedido os dois homens de gerir a segurança das portas do Audubon Ballroom, em Washington Heights, no dia do tiroteio que matou Malcolm X.

O antigo polícia, que queria que o seu depoimento se tornasse público apenas após a sua morte, afirma que a NYPD e o FBI mantiveram certos aspetos do caso em segredo.

A carta, escrita por Raymond Wood, foi autorizada para libertação póstuma por um primo e foi lida no sábado numa conferência de imprensa com a presença de três filhas de Malcolm X e membros da família de Wood. Não foram fornecidos detalhes sobre as circunstâncias e o momento da morte de Wood.

“Os meus supervisores disseram-me para encorajar líderes e membros de grupos de direitos civis a cometer atos criminosos”, lê-se na carta.

No ano passado, o assassinato foi o tema de um documentário de seis partes da Netflix, “Who Killed Malcolm X?”, que reviu questões antigas sobre se dois dos três homens condenados pelo crime eram inocentes. Em 2011, um detetive da NYPD envolvido no caso escreveu que  “a investigação foi malfeita”.

O documentário levou o procurador distrital de Manhattan, Cyrus Vance Jr, a rever as condenações no caso. Após a conferência de imprensa de sábado, o gabinete de Vance disse que a revisão foi “ativa e contínua”.

Numa declaração separada, o NYPD disse que “forneceu todos os registos disponíveis relevantes para o caso” a Vance e “continua empenhado em ajudar com esta revisão de qualquer forma”. O FBI não fez comentários.

Malcolm X foi baleado segundos depois de chegar a um púlpito para discursar. Dias antes, tinha dito numa entrevista que acreditava que membros da Nação do Islão estavam a tentar matá-lo. A sua casa em Queens foi atacada uma semana antes de ser morto.

Malcolm X estava a ser vigiado pelo FBI na época.

Uma das suas filhas, Ilyasah Shabazz, disse na conferência de imprensa de sábado que viveu com décadas de incerteza. “Qualquer evidência que forneça uma maior compreensão da verdade por trás desta terrível tragédia deve ser investigada exaustivamente”, disse.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É bom recordar que o Malcolm X era um separatista que acreditava que as raças nunca poderiam conviver pacificamente e que a melhor solução era viverem separadas. Tinha também opiniões interessantes sobre a influencia de certos elementos judaicos nos EUA em geral e nas relações entre brancos e negros em particular.

RESPONDER

Muco marinho na costa da Turquia ameaça ecossistemas. E é só a ponta do icebergue

Esta semana, a Turquia lançou a maior limpeza marítima da sua história para fazer face à proliferação sem precedentes de muco marinho no Mar de Mármara, um sintoma de um problema ambiental muito maior. Debaixo das …

Fotografia da Rainha Isabel II removida da Universidade de Oxford devido à "história colonial"

Um grupo de estudantes da Universidade de Oxford removeu uma fotografia da Rainha Isabel II da sua área comum devido aos seus laços com a “história colonial”. A atitude gerou uma onda de controvérsia. A imprensa …

Espanha 0-0 Suécia | Muro amarelo trava fúria espanhola

A Espanha e a Suécia empataram hoje 0-0 em jogo da primeira jornada do Grupo E do Euro2020 de futebol, naquela que foi a primeira partida sem golos na competição até ao momento. No estádio La …

Covid-19. Variante indiana causa doença mais grave, dizem médicos chineses

A Delta está a causar doença mais grave e mais rapidamente do que durante a primeira vaga, informaram médicos na zona de Guangzhou, no sudeste da China, onde surgiu um surto recente provocado por esta …

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …