Milhares de carros estão ser roubados com um cabo USB. A culpa é de um vídeo do TikTok

1

Centenas de milhares de carros das marcas Kia e Hyundai estão a ser roubados com um simples cabo USB nos Estados Unidos. A culpa é de um vídeo no TikTok.

Os Estados Unidos estão a registar um aumento sem precedentes de roubos de carros em várias cidades nos últimos dois anos. Este aumento repentino está relacionado com um vídeo que ‘viralizou’ no TikTok.

O vídeo “Kia Challenge”, que apareceu pela primeira vez em 2021 e voltou à ribalta em julho de 2022, mostrava como roubar facilmente certos modelos de veículos Kia e Hyundai usando apenas um cabo USB.

O TikTok agiu rapidamente, removendo-o da sua plataforma cada vez que alguém o divulgava. No entanto, não foi suficientemente rápido, como comprovam os dados dos veículos roubados em algumas cidades norte-americanas.

Segundo a Business Insider, 70% dos carros roubados em Milwaukee no ano passado e 50% dos carros roubados em Chicago este ano eram das duas fabricantes sul-coreanas.

A situação tornou-se tão crítica que as duas principais seguradoras de automóveis, a State Farm e a Progressive, já não cobrem modelos vulneráveis da Kia e da Hyundai. Paralelamente, dezenas de ações coletivas movidas em todo o país estão a tentar que as marcas recolham os veículos ou reparem a vulnerabilidade dos carros.

A falha em questão afeta os modelos de 2011 a 2021 da Kia e os modelos Hyundai de 2015 a 2021. Estes automóveis não têm imobilizadores eletrónicos, um dispositivo de segurança que utilizam um chip exclusivo na chave do carro. Sem esta tecnologia, qualquer um poderia desparafusar a coluna de direção e inserir um USB na ignição.

Desde que a onda de surtos começou, a Kia adicionou imobilizadores aos seus modelos de 2022, e a Hyundai adicionou-os aos carros fabricados desde novembro de 2021. Tanto a Kia como a Hyundai introduziram também uma atualização gratuita de software anti-roubo.

No entanto, muitos questionam o porquê das duas fabricantes não terem este sistema nos seus carros há mais tempo. Em 2015, 96% dos veículos de outros fabricantes tinham a tecnologia, em contraste com apenas 26% dos veículos Kia e Hyundai.

Felizmente, os imobilizadores eletrónicos são comuns na Europa desde o final da década de 90, quando a União Europeia determinou que todos os carros novos vendidos lá eram obrigados a ter este sistema.

“O que realmente aconteceu é que a Kia e a Hyundai optaram por reduzir custos nos seus modelos mais baratos durante um período de anos”, disse a advogada Ann Davison à Business Insider.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

  1. Acho que a culpa não é do vídeo mas sim da parte das marcas que não protegem os consumidores! Isso não acontece com outras marcas porque simplesmente teriam de desmontar o volante para forçar o carro a ligar!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.