Os carros anteriores a 2000 e a 1996 vão estar proibidos de circular das 07:00 às 21:00 durante os dias úteis no centro de Lisboa, a partir de 15 de janeiro do próximo ano, informou o município.
Em comunicado, a autarquia esclareceu que as restrições para veículos anteriores a 2000 respeitam à zona 1, que vai desde o eixo da Avenida da Liberdade à Baixa (limitada a norte pela Rua Alexandre Herculano, a sul pela Praça do Comércio e abrangendo a zona entre o Cais do Sodré e o Campo das Cebolas).
“Admite-se, no entanto, o atravessamento desta zona entre a Rua das Pretas e a Praça da Alegria, e na Rua da Conceição, como ligações entre colinas”, refere a proposta aprovada em reunião camarária no final de outubro.
Já os carros anteriores a 1996 serão impedidos de circular na zona 2 (definida pelos limites Avenida de Ceuta, Eixo Norte-Sul, Avenidas das Forças Armadas, dos Estados Unidos, Marechal António Spínola, do Santo Condestável e Infante D. Henrique).
As normas enquadram-se na terceira fase das Zona de Emissões Reduzidas (ZER), após a segunda fase ter sido implementada em 2012 e a primeira criada em 2011.
O objetivo é “reduzir as concentrações de poluentes na zona central, nomeadamente na Avenida da Liberdade”, afirmou o diretor municipal de Mobilidade e Transportes, Tiago Farias, citado na mesma nota.
De acordo com Tiago Farias, as ZER visam ainda uma “redefinição da circulação do trânsito” na cidade, assim como “promover os modos ativos – andar a pé e de transportes públicos”.
Segundo Francisco Ferreira, responsável por um estudo da FCT sobre as ZER, realizado entre 2011 e 2012, “os valores atuais ainda excedem os limites máximos estabelecidos pela União Europeia”, quanto às emissões poluentes de partículas e dióxido de carbono, o que, a seu ver, se deve em grande parte ao tráfego automóvel.
Excetuam-se a estas restrições os veículos de emergência, históricos, de residentes, de polícia, militares, de transporte de presos, blindados de transporte de valores, os carros a gás natural, GPL e os motociclos.
Também os táxis terão um período de exceção, entre 15 de janeiro e 30 de junho de 2015.
/Lusa
Somos um país de desgraçados com uns tiques de rico.
Uma lei caricata de uma Autarquia com os autarcas mais estúpidos que possam existir, onde param os parques de estacionamento à entrada da cidade de valores acessíveis e compatíveis com transportes públicos rápidos e eficientes???? Seria admissível que a zona da Avenida da Liberdade e Baixa fosse poupada a carros com emissões poluentes superiores ao permitido, agora as outras? Só de pessoas com massa cinzenta muito podre é que poderia sair uma ideia destas. Em Palmela irei apresentar uma proposta idêntica para que só posam transitar no concelho charretes movidas a cavalo, os burros também servem.
Estes senhores devem pensar que andamos de carro de boas marcas e bem caros pagos pelo erário publico trocando de carro a belo prazer. Se bem entendo, o Presidente da dita autarquia é um grande pretendente a primeiro ministro do pais….como diz o povo…Haver vamos. da minha parte é menos um, os outros saberão qual a trampa que devem de escolher.