Carros do século passado proibidos no centro de Lisboa

ambriola / Flickr

-

Os carros anteriores a 2000 e a 1996 vão estar proibidos de circular das 07:00 às 21:00 durante os dias úteis no centro de Lisboa, a partir de 15 de janeiro do próximo ano, informou o município.

Em comunicado, a autarquia esclareceu que as restrições para veículos anteriores a 2000 respeitam à zona 1, que vai desde o eixo da Avenida da Liberdade à Baixa (limitada a norte pela Rua Alexandre Herculano, a sul pela Praça do Comércio e abrangendo a zona entre o Cais do Sodré e o Campo das Cebolas).

“Admite-se, no entanto, o atravessamento desta zona entre a Rua das Pretas e a Praça da Alegria, e na Rua da Conceição, como ligações entre colinas”, refere a proposta aprovada em reunião camarária no final de outubro.

Já os carros anteriores a 1996 serão impedidos de circular na zona 2 (definida pelos limites Avenida de Ceuta, Eixo Norte-Sul, Avenidas das Forças Armadas, dos Estados Unidos, Marechal António Spínola, do Santo Condestável e Infante D. Henrique).

As normas enquadram-se na terceira fase das Zona de Emissões Reduzidas (ZER), após a segunda fase ter sido implementada em 2012 e a primeira criada em 2011.

O objetivo é “reduzir as concentrações de poluentes na zona central, nomeadamente na Avenida da Liberdade”, afirmou o diretor municipal de Mobilidade e Transportes, Tiago Farias, citado na mesma nota.

De acordo com Tiago Farias, as ZER visam ainda uma “redefinição da circulação do trânsito” na cidade, assim como “promover os modos ativos – andar a pé e de transportes públicos”.

Segundo Francisco Ferreira, responsável por um estudo da FCT sobre as ZER, realizado entre 2011 e 2012, “os valores atuais ainda excedem os limites máximos estabelecidos pela União Europeia”, quanto às emissões poluentes de partículas e dióxido de carbono, o que, a seu ver, se deve em grande parte ao tráfego automóvel.

Excetuam-se a estas restrições os veículos de emergência, históricos, de residentes, de polícia, militares, de transporte de presos, blindados de transporte de valores, os carros a gás natural, GPL e os motociclos.

Também os táxis terão um período de exceção, entre 15 de janeiro e 30 de junho de 2015.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Uma lei caricata de uma Autarquia com os autarcas mais estúpidos que possam existir, onde param os parques de estacionamento à entrada da cidade de valores acessíveis e compatíveis com transportes públicos rápidos e eficientes???? Seria admissível que a zona da Avenida da Liberdade e Baixa fosse poupada a carros com emissões poluentes superiores ao permitido, agora as outras? Só de pessoas com massa cinzenta muito podre é que poderia sair uma ideia destas. Em Palmela irei apresentar uma proposta idêntica para que só posam transitar no concelho charretes movidas a cavalo, os burros também servem.
    Estes senhores devem pensar que andamos de carro de boas marcas e bem caros pagos pelo erário publico trocando de carro a belo prazer. Se bem entendo, o Presidente da dita autarquia é um grande pretendente a primeiro ministro do pais….como diz o povo…Haver vamos. da minha parte é menos um, os outros saberão qual a trampa que devem de escolher.

RESPONDER

A supergigante Betelgeuse é mais pequena e está mais perto da Terra do que se pensava

De acordo com um novo estudo feito por uma equipa internacional de investigadores, podem ser necessários mais 100.000 anos até que a estrela gigante vermelha Betelgeuse morra numa explosão de fogo. O estudo, liderado pela Dra. …

Mulheres menos propensas à covid-19 por respeitarem mais o distanciamento social

Uma das razões pelas quais as mulheres podem ser menos vulneráveis ​​a infeção pelo novo coronavírus deve-se ao facto de serem mais propensas a aderir às políticas de distanciamento social, sugeriu uma nova pesquisa. Uma pesquisa …

Braga 3 - 0 AEK | Minhotos de gala conquistam atenienses

O Sporting de Braga iniciou a sua participação no Grupo G da Liga Europa com uma vitória. Na recepção aos gregos do AEK de Atenas, os minhotos mostraram ser muito mais equipa e ganharam por …

Capitalismo vai arruinar o planeta até 2050, alertam cientistas

Um grupo de cientistas alerta que se continuarmos com este capitalismo desenfreado, o nosso planeta vai sofrer consequências a nível climático e ambiental. Até 2050, o planeta Terra pode sofrer seriamente às mãos do capitalismo desenfreado. …

Os novos faróis inteligentes da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro

Os novos faróis LED da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro, já que são capazes de projetar imagens na estrada ou em paredes. A novidade é lançada na nova linha de SUVs elétricos da …

FC Porto foi "histriónico" e não se portou bem, escreve-se em Manchester

Jornal inglês alega que os elementos do FC Porto foram exagerados, turbulentos e não tiveram um comportamento adequado. Não há uma única palavra sobre o árbitro. Na manhã seguinte à derrota (3-1) do FC Porto em …

De passagem secreta a cemitério de carros. Túnel sob Nápoles "esconde" veículos enferrujados da II Guerra

No centro de Nápoles, em Itália, há veículos e motocicletas abandonados e enferrujados dos anos 1940 alinhados num túnel a mais de 30 metros abaixo dos seus pés. A Piazza del Plebiscito foi nomeada após uma …

Primeira ministra islandesa interrompida por um terramoto quando dava uma entrevista em direto

Um terramoto de magnitude 5.6 interrompeu uma entrevista em direto da primeira ministra islandesa ao The Washington Post. Mas Katrin Jakobsdottir reagiu à situação de forma tranquila: "Isto é a Islândia". Katrin Jakobsdottir estava a dar …

O voo mais longo do mundo está de volta (e agora é ainda mais longo)

O voo da Singapore Airlines que partia de Singapura com destino até Nova Iorque, foi uma das vítimas do covid-19 e ficou suspendo a 23 de março. Agora, é possível viajar nesta rota novamente, e …

Obras de cinco museus de Berlim vandalizadas no início do mês

Sarcófagos egípcios, pinturas do século XIX e esculturas em pedra de três dos principais museus de Berlim foram atacados com uma substância líquida oleosa a 3 de outubro, dia em que se festejaram os 30 …