Cuidado com o BMW usado: revelados carros com mais acidentes em Portugal

BMW

BMW, MINI e Porsche destacam-se pela negativa. Um automóvel danificado não só desvaloriza, como também pode comprometer a segurança de todos.

O estudo da carVertical analisou relatórios históricos de veículos adquiridos pelos utilizadores da empresa entre outubro de 2023 e outubro de 2024.

Desta vez, o foco foi os carros mais danificados em Portugal, ao longo desse período de praticamente um ano. Os que tiveram mais acidentes.

O estudo revela que modelos de luxo potentes estão entre os mais frequentemente danificados. Não será surpreendente (o pedal do acelerador parece mais leve).

A BMW foi a marca com a taxa mais elevada de danos: 84,6% dos veículos alemães registaram histórico de danos.

Logo a seguir, com uma percentagem semelhante (81,3%) aparece a MINI, seguida pela Porsche (72,4%) que completa o pódio.

No top-5 dos carros mais danificados estão ainda modelos da Volkswagen (57,9%) e da SEAT (54%).

Os que têm menos acidentes são essencialmente automóveis citadinos pequenos: Toyota (14,6%), Opel (17,0%) e Mazda (19,9%).

Em relação a custos, as reparações mais caras foram em veículos Porsche: 12 135 euros. A Porsche foi seguida pela BMW (5 442 euros) e pela Jaguar (5 256 euros).

As reparações mais baratas foram em carros Opel (2 073 euros), Alfa Romeo (2 338 euros) e SEAT (2 545 euros).

Revenda e segurança

Um automóvel danificado não só desvaloriza, como também pode comprometer a segurança de todos. Por isso, salienta o comunicado enviado ao ZAP, atenção especial a um BMW usado – é mais provável que tenha tido um acidente, é mais provável que tenha falha crítica de segurança.

A carVertical lembra que danos num carro também dificultam a sua revenda. Reparações baratas ou mal feitas podem levar a custos de manutenção mais elevados a longo prazo. Além da segurança poder estar comprometida, como já foi referido.

E depois entra a questão das viagens entre países: “Muitas vezes, um automóvel é danificado num país, reparado a baixo custo, e depois vendido noutro país”.

“Os EUA importam muitos veículos que sofreram acidentes graves para a Europa. E, em Portugal, os veículos têm acidentes, em média, a cada 5–10 anos. Dado que a idade média dos veículos verificados em Portugal é de 8,5 anos, é provável que estes veículos já tenham sofrido um acidente pelo menos uma vez”, explica Matas Buzelis, Diretor de Comunicação da carVertical.

ZAP //

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