Investigadores acreditam que se trata de uma engenhoca do século XX. No entanto, esta peça feita de um material asiático foi encontrada num glaciar derretido — na Europa.
Não é a primeira vez que o degelo dos glaciares nos Alpes suíços desvenda alguns objetos escondidos: ao longo do tempo, foram já encontradas relíquias da Primeira Guerra Mundial e até mesmo restos mortais de caminhantes que desapareceram no gelo.
Este ano, foi também descoberto um bizarro objeto revelado pelo degelo glaciar na República Checa: uns patins com cerca de mil anos feitos com ossos.
Também no verão do ano passado, os arqueólogos tinham já descoberto o que e pensa ser um trenó do século XX que emergiu do degelo do glaciar Cavagnöö, na Suíça, conta o portal online que documenta objetos deste tipo, Secrets of the Ice.
Mas agora, no dia 2 de novembro, um caminhante descobriu no desfiladeiro de Splügen uma peça estranha por vários motivos. Em primeiro lugar, o objeto assemelha-se a uma carroça, mas não se sabe ao certo se essa hipótese é certa. Há mesmo quem fale de uma espécie de aeronave antiga construída.
Em segundo lugar, o material de que é feito — bamboo —, sugere que o objeto date do século XX, uma vez que antes disso essa planta de origem asiática não tinha ainda chegado à Europa, explica o ATI.
O local onde este artefacto foi encontrado é também curioso: documentos históricos sugerem que o desfiladeiro de Splügen é utilizado desde a Antiguidade, onde era possivelmente conhecido como Cunus Aureus.
Este lugar surge descrito na Tabula Peutingeriana, um mapa elaborado por Agrippa, um cônsul romano, durante o reinado do imperador Augusto (27 a.C. a 14 d.C.), conta o Heritage Daily.
O vagão foi comunicado ao serviço de arqueologia do cantão de Graubünden, que ainda não o examinou, mas que publicou a descoberta no Facebook, onde centenas de curiosos já comentaram as suas suspeitas. Por agora, como escreve a ATI, este objeto misterioso já levantou mais perguntas do que respostas.
Fiquei-me no “Cunus Aureus”