O engenheiro Truong Van Dao começou por dar que falar no YouTube com as réplicas de carros de luxo que fez em madeira para o seu filho.
Nas ruas movimentadas do Vietname, um veículo de madeira único, concebido para incorporar o conceito de uma máquina do tempo, tornou-se a mais recente sensação.
Esta criação extraordinária, fruto da imaginação do criador do YouTube Truong Van Dao, tem vindo a chamar a atenção com o seu design intrincado e características extravagantes.
Truong Van Dao, um engenheiro de carpintaria, ganhou amplo reconhecimento através do seu canal no YouTube, que mostra a sua excecional habilidade na criação de veículos de madeira.
Nos últimos três anos, o seu percurso tem sido notável. Começou por esculpir pequenas réplicas, do tamanho de uma caixa de sapatos, de carros de luxo e supercarros. Mas o seu primeiro vídeo viral mostra a criação de uma pequena réplica de um Ferrari em madeira, feita meticulosamente para o seu filho se sentar e ser empurrado.
O Ferrari foi apenas o início. Em breve, Truong ultrapassou-o com um Bugatti Centodieci em madeira, requintadamente detalhado, à escala de um terço a metade do tamanho, com direção funcional e uma pequena transmissão eléctrica.
Truong expandiu o seu repertório para incluir tanques, comboios, scooters e vários mini-supercarros. Não se limitando apenas a modelos de exposição, aventurou-se a criar recriações bonitas e funcionais de carros-conceito selvagens, como o Lamborghini Vision GT, o Audi Skysphere e o Mercedes Vision AVTR.
No entanto, o seu projeto mais cativante até à data transcende o domínio dos carros conceptuais e aventura-se na pura arte de fantasia mecânica.
Truong utilizou IA generativa para se inspirar no design e construiu uma estrutura metálica simples com direção, suspensão e um pequeno sistema de transmissão eléctrica.
Em seguida, iniciou o intrincado trabalho em madeira, criando rodas dianteiras de madeira volumosas com cubos elaborados, semelhantes a relógios, e aros maciços em forma de caracol na parte de trás.
O veículo também tem um teto curvo de madeira ripada, faróis e luzes de nevoeiro internas, escreve a New Atlas.
A maravilhoso criação de madeira inclui ainda uma complexa série de mecanismos de alavancas acionadas por engrenagens na parte da frente. Quando ativados, estes mecanismos produzem um movimento oscilante, embora este movimento seja puramente decorativo e separado da transmissão elétrica real do veículo.
Apesar da sua falta de praticidade, o veículo exala um encanto único. Os habitantes locais são muitas vezes vistos a rir-se quando Truong desce a rua, espreitando através de uma pequena fenda para ter visão para a frente.