Carro atropela patrulha antiterrorista nos arredores de Paris e faz 6 feridos

Ian Langsdon / EPA

Agentes da polícia francesa

Um veículo atropelou um grupo de soldados nos arredores de Paris, deixando seis feridos. O Libération avança que o incidente aconteceu às 08h00, em Paris, 07h00 em Lisboa. O condutor pôs-se em fuga, mas já foi intercetado numa autoestrada em Paris.

Um grupo de soldados foi atropelado esta manhã por um carro nos subúrbios de Paris, em Levallois-Perrett. Desses soldados, seis ficaram feridos e três deles em estado grave, segundo a ministra francesa da Defesa, Florence Parly, apesar de nenhum correr perigo de vida, segundo o Le Figaro.

A polícia avançou que o grupo das vítimas integra a operação de reforço de vigilância, que ocorre em França, depois do atentado de novembro de 2015.

O condutor pôs-se em fuga, tendo dado início a uma operação policial para encontrar o carro que atingiu os militares – um carro da marca BMW que, de acordo com as informações, estaria estacionado num beco antes de avançar sobre os militares que se preparavam para entrar ao serviço.

O homem, que já foi detido, terá entre 30 e 40 anos e é provavelmente o autor” do atropelamento, “pois estava no veículo procurado e tentou fugir”, de acordo com uma fonte judicial. Para escapar à detenção, o condutor chocou com um ou vários veículos e então os polícias dispararam diversas vezes, ferindo-o, adiantou a mesma fonte.

Patrick Balkany, o presidente de Levallois-Perret, disse em declarações à BFM TV não ter dúvidas de que se tratou de um ato “vergonhoso” e “deliberado”. “É um ato odioso de agressão”, condenou. “O BMW acelerou muito rápido no momento em que eles apareceram. E isto aconteceu no meio da cidade, foi tudo muito rápido”, diz ainda.

Apesar das declarações do presidente da comunidade, de acordo com as autoridades, citadas pelo jornal Le Figaro, para já o caso está a ser visto como um acidente, estando a decorrer uma investigação.

Gérard Collomb, ministro francês da Administração Interna, já convocou uma reunião do conselho de Defesa, a que se seguirá outra do Conselho de Ministros. A ministra da Defesa emitiu depois um comunicado no qual indica ter sido aberto um inquérito para determinar as motivações e as circunstâncias em que agiu o suspeito, que continua em fuga.

No comunicado, Florence Parly condena “este ato cobarde que em nada altera a determinação dos militares para trabalhar pela segurança” do país.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Morreu a atriz e encenadora Fernanda Lapa

A atriz e encenadora faleceu, esta quinta-feira, aos 77 anos, em Cascais, onde estava hospitalizada, anunciou a Escola de Mulheres, companhia que dirigiu desde a sua fundação. "É com profundo pesar e imensa tristeza que a …

PJ acredita ter detido homem que ateou fogo que matou animais em canil de Santo Tirso

A Polícia Judiciária (PJ) está "convencida" de que o autor do fogo que teve origem em Valongo e se estendeu a Santo Tirso, onde dezenas de animais morreram, é um eletricista que foi esta quarta-feira …

O nosso cabelo sabe o que comemos, onde moramos e quanto custou o corte

Milímetro a milímetro, o cabelo constrói um registo da nossa dieta. Como os fios de cabelo são construídos a partir de aminoácidos, preservam os traços químicos da proteína da comida que ingerimos. Os fios de cabelo …

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …