Carro atropela multidão em festejos do título do Liverpool. Dezenas de feridos, incluindo crianças

Adam Vaughan / EPA

Suspeito é homem britânico de 53 anos e já foi detido. Acidente não terá sido ato de terrorismo, mas colocou 27 feridos no hospital e uma criança em estado grave.

Um carro transformou a noite de celebração desta segunda feira num pesadelo. Em Liverpool, os milhares de adeptos da equipa de futebol festejavam a vitória na Premiere League quando um carro atropelou a multidão.

O incidente fez cerca de 50 feridos, alguns socorridos no local e outros transportados para o hospital. 4 crianças ficaram feridas, uma em estado grave.

Numa conferência de imprensa, a chefe-adjunta da polícia de Merseyside, Jenny Sims, afirmou que o atropelamento não está a ser tratado pelas autoridades como terrorismo, mas sim como um incidente isolado.

David Kitchen, do Serviço de Ambulâncias do Noroeste, indicou que 27 feridos foram levados para vários hospitais de Liverpool, dois deles em estado grave.

“Infelizmente, quatro dos feridos são crianças”, uma delas em estado grave, adiantou o mesmo responsável.

Um paramédico de bicicleta também foi atingido, mas não ficou gravemente ferido.

De acordo com Jenny Sims, cerca de 20 feridos ligeiros foram assistidos no local. O caso não foi tratado como terrorismo.

O indivíduo detido pelo atropelamento é um cidadão britânico de 53 anos, anunciou a polícia. “Podemos confirmar que o homem detido é um homem branco britânico de 53 anos, da zona de Liverpool”, afirmou um porta-voz da polícia de Merseyside, citado pela BBC, numa altura em que corriam rumores nas redes sociais de que o presumível atacante era um terrorista islâmico.

Nas redes sociais, comenta-se sobre um possível caso de “road rage”, em que o condutor terá ficado enraivecido com o trânsito. “Pedimos às pessoas que não especulem sobre as circunstâncias do incidente desta noite em Water Street”, no centro da cidade de Liverpool, avisa no entanto a mesma fonte.

Les Winsper, de 55 anos, testemunhou o incidente e contou ao The Guardian: “As pessoas começaram a bater nas janelas do carro. Depois, partiram as janelas e ele entrou em pânico e acelerou. Então atropelou alguém, essa pessoa voou pelo ar e ele atropelou o resto das pessoas. Nunca vi nada parecido”.

O amigo de Winsper, Craig Steward, 52, descreveu um “caos”, com “pessoas a chorar, crianças a chorar, a tremer“. E comenta: “acho que ele atropelou alguém por engano e depois acelerou. Foi a pior coisa que já vi na minha vida, é algo que se vê na televisão. É por isso que todas as crianças estão a chorar, porque testemunharam tudo. Estou traumatizado“.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.