Carneiro desgarrado voltou com 40kg de lã e bateu recorde de tosquia

1

Mais de 40kg de lã foram removidos de um carneiro na Austrália, batendo o recorde de carga mais pesada de lã removida em uma só tosquia, segundo uma ONG.

Foram precisas cinco pessoas para tosquiar um carneiro “gigante” encontrado perto da capital, Camberra. Por ter ficado muitos anos desgarrado, sem ser tosquiado, a lã cresceu até cinco vezes o tamanho normal.

Devido ao volume excessivo de lã, o animal, que recebeu o nome Chris, corria risco de morte, levando a que se fizesse um apelo para que o campeão de tosquia do país, Ian Elkins, aceitasse retirar a lã o mais cedo possível.

As patas do carneiro pareciam feridas devido ao excesso de lã.

Elkins descreveu as horas de tosquia como uma maratona e um dos maiores da sua carreira, afirmando que nunca tinha visto nada do género em 35 anos de trabalho.

Rivalidade

O carneiro Chris teve que ser sedado durante a operação delicada.

Elkings afirmou estar orgulhoso por agora a Austrália ter conquistado o título da Nova Zelândia, comparando a disputa da tosquia à “rivalidade no campo de rugby“.

O monte de lã foi inicialmente pesado em mais de 42 quilos, mas foi reduzido para 40 quilos em seguida, descontando o peso da saca, de acordo com a organização que luta pelos direitos dos animais RSPCA.

Em 2004, uma ovelha da Nova Zelândia apelidada de Shrek foi encontrada ao fim de seis anos desgarrada do seu rebanho.

Na época, a tosquia do animal foi transmitida na televisão – no total, foram cortados 27 quilos de lã. Shrek morreu em 2011.

ZAP / BBC

1 Comment

  1. Depois da tosquia ficam feridos como mostra a foto nº2 ? Ou o tosquiador estava a tremer? Se o animal estava sedado podia ter feito um trabalho sem ferimentos. O principal foi a Austrália ter conquistado o título da Nova Zelândia, e, para isso, a tesoura foi até à carne!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.