Carimbo de escola de Sintra ajudou a financiar o Estado Islâmico

(dr) Dabiq Magazine

Carimbo de escola de Sintra foi usado para falsificar certificados de habilitações e conseguir subsídios destinados a estudantes estrangeiros. Estes eram usados para financiar a compra de armas.

Um simples carimbo da Escola Secundária Stuart Carvalhais, em Massamá, permitiu a um grupo de terroristas portugueses financiar a compra de armas e equipamento de guerra para o autodenominado Estado Islâmico. A célula portuguesa localizava-se em Leyton, no Reino Unido.

O carimbo foi roubado há alguns anos por Edgar Costa, um dos oito portugueses acusados de terrorismo, e servia para falsificar certificados de habilitações. Estes eram depois enviados para universidades britânicas, de forma a que a célula recebesse subsídios destinados a estudantes estrangeiros.

Segundo o Expresso, para além de financiar a compra de armas, este esquema permitia custear as viagens e as atividades dos membros. As conclusões surgem de um relatório da Unidade Nacional de Contraterrorismo da Polícia Judiciária.

Os documentos apreendidos pela PJ mostram “a preocupação dos suspeitos com a necessidade de preparação para combater em zonas urbanas” e recibos de tratamento numa clínica em nome de Reema Iqbal, mulher de Celso Costa.

“As mulheres mantêm o mesmo comprometimento com os ideais radicais salafistas”, conclui a PJ, não deixando de parte a acusação às mulheres dos combatentes portugueses.

“Continuam a defender os mesmos ideais da organização terrorista. Ainda que a sua participação possa ter sido de menor importância, só com esta ajuda preciosa é que os combatentes podiam praticar as atrocidades e os crimes de guerra”, lê-se no relatório da PJ.

Ângela Barreto, atual companheira de Nero Saraiva na Síria, que em abril disse estar disposta a regressar a Portugal caso a aceitem de volta, é também uma das visadas no relatório das autoridades portuguesas. A luso-holandesa é acusada de manter o comprometimento com o Estado Islâmico, “não condenando as atrocidades cometidas”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. “Portugueses” é como quem diz… a maioria dos tais 8 nem sequer nasceu em Portugal e os que nasceram, pouco ou nada tem de
    Português!

  2. Por cá são todos bem tratados, qualquer dia estaremos numa situação insuportável e depois por estranho que pareça não haverá culpados.

RESPONDER

Imunidade de grupo pode ser impossível de atingir, avisam especialistas

No futuro, o vírus SARS-CoV-2 pode tornar-se endémico, mas menos perigoso e mais controlável, como “uma constipação comum”. Alguns especialistas avisam que as novas variantes do vírus SARS-CoV-2 e o ritmo lento da vacinação um …

Britânicos precisarão de documento de identificação com fotografia para votar

Nas próximas eleições para o Parlamento britânico, daqui a três anos, só poderão votar eleitores que possuam documento de identificação com fotografia, medida que visa diminuir a fraude eleitoral e que deverá ser anunciada na …

Em 2018, a PJ estava "na penúria" e a "ponto de encerrar"

Com recados ao Governo, a Directora Nacional Adjunta da Polícia Judiciária (PJ), Luísa Proença, lamenta o desinvestimento que tem sido feito pelo poder político na força de autoridade e revela que em 2018, quando chegou …

José Seguro acusa líderes europeus de "matar lentamente" a Europa

O antigo líder socialista António José Seguro defendeu no domingo que a ambiguidade dos líderes políticos e a morosidade dos processos de decisão nas instituições da União Europeia (UE) estão "a matar, lentamente, a Europa". O …

Marcelo não se pronuncia sobre pedidos de demissão de Cabrita

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recusou pronunciar-se sobre os pedidos de demissão de Eduardo Cabrita. Marcelo Rebelo de Sousa entende que os pedidos de demissão de ministros são "típicos da luta político-partidária" e …

TAP vai pedir a insolvência da Groundforce

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, disse esta segunda-feira aos representantes dos trabalhadores que a TAP vai avançar com um pedido de insolvência da Groundforce. A TAP anunciou esta segunda-feira que vai avançar, ainda hoje, com …

Ida de Luís Filipe Vieira para o Benfica "foi um pedido de várias instituições financeiras"

Luís Filipe Vieira diz que os bancos quiseram, no início dos anos 2000, que fosse para o SL Benfica devido à sua situação financeira, pois estavam interessados na sua viabilização. Aos deputados, o presidente das …

Alemanha autoriza vacina da Johnson & Johnson a menores de 60 anos

A Alemanha recomenda a vacina da Johnson & Johnson (Janssen) contra o novo coronavírus a partir dos 60 anos, mas permitirá o seu uso em pessoas abaixo desta idade após consulta médica e decisão pessoal. O …

Livatino é o primeiro juiz a ser beatificado. Foi morto pela máfia italiana

A Igreja Católica beatificou este domingo o juiz italiano Rosario Livatino, assassinado em 1990 pela máfia em Agrigento, na Sicília, Itália. Rosario Livatino, que hoje teria 69 anos, foi assassinado em 21 de setembro de 1990 …

Castelo do Drácula oferece vacinas contra a covid-19 aos visitantes

O castelo do Drácula, na Roménia, está a oferecer vacinas contra a covid-19 a todos os que o visitem. Nas ilhas Baleares, os turistas vão poder contar com um seguro de repatriamento. Segundo conta a BBC, …