Carimbo de escola de Sintra ajudou a financiar o Estado Islâmico

(dr) Dabiq Magazine

Carimbo de escola de Sintra foi usado para falsificar certificados de habilitações e conseguir subsídios destinados a estudantes estrangeiros. Estes eram usados para financiar a compra de armas.

Um simples carimbo da Escola Secundária Stuart Carvalhais, em Massamá, permitiu a um grupo de terroristas portugueses financiar a compra de armas e equipamento de guerra para o autodenominado Estado Islâmico. A célula portuguesa localizava-se em Leyton, no Reino Unido.

O carimbo foi roubado há alguns anos por Edgar Costa, um dos oito portugueses acusados de terrorismo, e servia para falsificar certificados de habilitações. Estes eram depois enviados para universidades britânicas, de forma a que a célula recebesse subsídios destinados a estudantes estrangeiros.

Segundo o Expresso, para além de financiar a compra de armas, este esquema permitia custear as viagens e as atividades dos membros. As conclusões surgem de um relatório da Unidade Nacional de Contraterrorismo da Polícia Judiciária.

Os documentos apreendidos pela PJ mostram “a preocupação dos suspeitos com a necessidade de preparação para combater em zonas urbanas” e recibos de tratamento numa clínica em nome de Reema Iqbal, mulher de Celso Costa.

“As mulheres mantêm o mesmo comprometimento com os ideais radicais salafistas”, conclui a PJ, não deixando de parte a acusação às mulheres dos combatentes portugueses.

“Continuam a defender os mesmos ideais da organização terrorista. Ainda que a sua participação possa ter sido de menor importância, só com esta ajuda preciosa é que os combatentes podiam praticar as atrocidades e os crimes de guerra”, lê-se no relatório da PJ.

Ângela Barreto, atual companheira de Nero Saraiva na Síria, que em abril disse estar disposta a regressar a Portugal caso a aceitem de volta, é também uma das visadas no relatório das autoridades portuguesas. A luso-holandesa é acusada de manter o comprometimento com o Estado Islâmico, “não condenando as atrocidades cometidas”.

  ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. “Portugueses” é como quem diz… a maioria dos tais 8 nem sequer nasceu em Portugal e os que nasceram, pouco ou nada tem de
    Português!

  2. Por cá são todos bem tratados, qualquer dia estaremos numa situação insuportável e depois por estranho que pareça não haverá culpados.

RESPONDER

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a determinação da princesa Ka'iulaniem não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …

Preço da luz no mercado regulado deverá subir 0,2% em 2022

O preço da eletricidade para os consumidores do mercado regulado deverá subir 0,2% no próximo ano face à média do ano em curso, segundo a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) hoje anunciada. “Para …

Governo recua e anuncia redução de imposto sobre combustíveis. Gasolina desce dois cêntimos e gasóleo um

Com a subida abrupta do preço dos combustíveis, o Governo anunciou esta sexta-feira à tarde que irá reduzir o ISP. Na prática, ao consumidor isto significa que o preço da gasolina vai baixar dois cêntimos …

Bolsonaro admite que chora sozinho na casa de banho

Num encontro organizado pela igreja evangélica Comunidade das Nações, em Brasília, na quinta-feira, o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, admitiu que costuma chorar na casa de banho. “Quantas vezes eu choro na casa de banho, em …

Jogadores em greve no Brasil, presidente no Estádio da Luz

Crise financeira grave no Cruzeiro, jogadores não apareceram para treinar e o presidente estava em Portugal. O plantel do Cruzeiro não apareceu no treino marcado para a tarde desta quinta-feira. Na véspera, os jogadores já tinham …

"É devastador": os millenials que querem ter filhos, mas não têm condições financeiras

Têm três empregos, querem mudar de carreira ou estão a mudar-se para zonas distantes para ter alojamento mais acessível. Assim é a vida dos millenials, que fazem tudo para juntar dinheiro suficiente para sustentar uma …

Milionário Robert Durst condenado a prisão perpétua por matar melhor amiga

O tribunal de Los Angeles condenou o excêntrico milionário de 78 anos a pena perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional, pelo homicídio em primeiro grau de Susan Berman (o equivalente a homicídio qualificado), segundo a …

Cientistas tentam desvendar por que comemos demais

Em 2019, cientistas descobriram que certas células em ratos obesos impediam os sinais que indicam a sensação de saciedade. Agora, uma nova investigação fez uma abordagem ainda mais profunda sobre o papel destas células. O estudo, …

"Tenho todas as condições para vencer as eleições legislativas de 2023", diz Rangel

Paulo Rangel apresentou esta tarde formalmente a sua candidatura à liderança do PSD e afirma que tem todas as condições para unir o PSD e vencer as eleições legislativas em 2023. Em conferência de imprensa, o …

Putin admite aceitar pagamentos com criptomoedas num futuro próximo

Vladimir Putin admitiu que as criptomoedas têm valor, adiantando que esta forma de pagamento poderá tornar-se viável no país. Contudo, para já "ainda é muito cedo" para fazer previsões devido à sua natureza "incerta". A notícia …