Carimbo de escola de Sintra ajudou a financiar o Estado Islâmico

(dr) Dabiq Magazine

Carimbo de escola de Sintra foi usado para falsificar certificados de habilitações e conseguir subsídios destinados a estudantes estrangeiros. Estes eram usados para financiar a compra de armas.

Um simples carimbo da Escola Secundária Stuart Carvalhais, em Massamá, permitiu a um grupo de terroristas portugueses financiar a compra de armas e equipamento de guerra para o autodenominado Estado Islâmico. A célula portuguesa localizava-se em Leyton, no Reino Unido.

O carimbo foi roubado há alguns anos por Edgar Costa, um dos oito portugueses acusados de terrorismo, e servia para falsificar certificados de habilitações. Estes eram depois enviados para universidades britânicas, de forma a que a célula recebesse subsídios destinados a estudantes estrangeiros.

Segundo o Expresso, para além de financiar a compra de armas, este esquema permitia custear as viagens e as atividades dos membros. As conclusões surgem de um relatório da Unidade Nacional de Contraterrorismo da Polícia Judiciária.

Os documentos apreendidos pela PJ mostram “a preocupação dos suspeitos com a necessidade de preparação para combater em zonas urbanas” e recibos de tratamento numa clínica em nome de Reema Iqbal, mulher de Celso Costa.

“As mulheres mantêm o mesmo comprometimento com os ideais radicais salafistas”, conclui a PJ, não deixando de parte a acusação às mulheres dos combatentes portugueses.

“Continuam a defender os mesmos ideais da organização terrorista. Ainda que a sua participação possa ter sido de menor importância, só com esta ajuda preciosa é que os combatentes podiam praticar as atrocidades e os crimes de guerra”, lê-se no relatório da PJ.

Ângela Barreto, atual companheira de Nero Saraiva na Síria, que em abril disse estar disposta a regressar a Portugal caso a aceitem de volta, é também uma das visadas no relatório das autoridades portuguesas. A luso-holandesa é acusada de manter o comprometimento com o Estado Islâmico, “não condenando as atrocidades cometidas”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. “Portugueses” é como quem diz… a maioria dos tais 8 nem sequer nasceu em Portugal e os que nasceram, pouco ou nada tem de
    Português!

  2. Por cá são todos bem tratados, qualquer dia estaremos numa situação insuportável e depois por estranho que pareça não haverá culpados.

RESPONDER

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …

China. PCC aposta na tecnologia interna e na repressão em Hong Kong

Os órgãos consultivos e legislativos da China vão reunir-se a partir desta quinta-feira e aprovar as diretivas da Partido Comunista Chinês (PCC), que aposta em políticas que tornem o país menos dependente do exterior, tanto nas …

Pela primeira vez, um país europeu envia refugiados de volta para a Síria. Damasco já é "segura"

A Dinamarca retirou a 94 refugiados sírios as suas autorizações de residência após decidir que Damasco e as suas regiões vizinhas são agora seguras para as pessoas voltarem às suas casas. De acordo com o jornal …

Cuomo pede desculpa por assédio sexual, mas quer manter-se governador de Nova Iorque

O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, disse que iria "cooperar totalmente" com a procuradora-geral estadual nas investigações às alegações de assédio sexual e pediu desculpa. O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, acusado de …

PSD quer ter acesso a relatório sobre requalificação do Hospital Militar de Belém

Os deputados do PSD Ana Miguel dos Santos e Carlos Reis entregaram na Assembleia da República um requerimento a pedir uma cópia do relatório da Inspeção-Geral da Defesa Nacional sobre os custos associados à requalificação …

Infantas Cristina e Elena vacinaram-se em Abu Dhabi

As Infantas Elena e Cristina de Borbón foram vacinadas em Abu Dhabi, durante uma visita ao pai, o rei emérito Juan Carlos, que se refugiou no verão do ano passado. Segundo o The Guardian, a Família …

Rúben Amorim renova contrato com o Sporting até junho de 2024

O treinador Rúben Amorim prolongou por mais uma época o contrato com o Sporting, até 30 de junho de 2024, anunciou esta quinta-feira o clube. O treinador de 36 anos sucedeu em 5 de março de …