Arqueólogos descobrem o que estava no cardápio dos camponeses medievais

(dr) Andy Chapman / University of Bristol

Há 30 anos, arqueólogos escavaram uma das primeiras aldeias medievais na Inglaterra e descobriram os restos de 73 recipientes usados na altura. Mas encontraram algo mais: os restos minúsculos da sua última refeição.

Investigadores da Universidade de Bristol extraíram quimicamente resíduos alimentares da olaria encontrada, uma técnica moderna conhecida como análise de resíduos orgânicos, e descobriram que muitos dos pedaços de argila contêm elementos de gordura.

“Esta descoberta confirma que a cerâmica desempenhou, muito provavelmente, um papel importante na culinária medieval, permitindo a lenta cozedura dos alimentos, nomeadamente os guisados – documentados como a base da dieta camponesa medieval”, escreveram os autores do artigo científico publicado no Journal of Archaeological Science.

Além de alguns documentos e relatos históricos, este estudo representa a primeira evidência direta de um cardápio medieval na Inglaterra. Apesar de as dietas reais serem bem documentadas, a verdade é que os cientistas não sabiam exatamente o que as classes mais baixas comiam.

Agora, os cientistas afirmam que a base da dieta saxónica eram os guisados. Segundo o ScienceAlert, os camponeses medievais cozinhavam carne bovina e carne de carneiro e ferviam repolho e outros vegetais folhosos. Esta dieta não surpreende os estudiosos, mas há uma particularidade: a pequena vila de West Cotton, em Northamptonshire, alimentava-se também de pequenos peixes.

“Foram encontradas algumas evidências do processamento de produtos suínos, mas, curiosamente, parece que os peixes não apresentavam características significativas na dieta camponesa medieval”, escreveram os autores da investigação.

Produtos lácteos estavam também entre os favoritos. Os autores deste estudo afirmam que cerca de um quarto das cerâmicas encontradas foram usados para laticínios.

Cruzando estes resultados com os restos de animais medievais encontrados no mesmo local, a equipa foi capaz de escrever uma espécie de livro de culinária camponesa medieval, que não só descreve o que os saxões comiam, como também como preparavam a refeição.

“Sabe-se muito sobre as práticas dietéticas medievais da nobreza e das instituições eclesiásticas, mas menos sobre que alimentos o campesinato medieval consumia”, afirma Julie Dunne, geoquímica da Universidade de Bristol.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Piloto do avião desaparecido da Malaysia Airlines terá cortado o oxigénio

Já lá vão mais de cinco anos desde o desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines, que continua um mistério até hoje. Agora, acredita-se que o piloto terá cortado o oxigénio no avião. A noite de …

Sergio Moro diz que sai do Governo caso se provem irregularidades

O ministro da Justiça brasileiro reiterou a sua inocência no Senado, esta quarta-feira, mas afirmou que deixa o cargo caso se provem irregularidades nas mensagens trocadas com procuradores da Operação Lava Jato. "Estou absolutamente convicto das …

Nuvens brilhantes invadiram o céu de Espanha. Foi um "espetáculo quase inédito"

Este fim de semana, as nuvens noctilucentes (que em latim significa “brilho noturno”) ou nuvens mesosféricas polares foram vistas em Espanha. Surgem antes do amanhecer ou depois do pôr do sol, a sua cor varia normalmente …

Luís Enrique deixa comando da seleção espanhola (e já tem substituto)

Luis Enrique foi obrigado a abandonar o cargo de selecionador espanhol devido a um problema familiar que se arrasta desde março. “As razões que me impediram, desde março, de exercer normalmente as minhas funções de treinador …

Urso polar localizado em cidade russa longe do habitat natural

Um urso polar emagrecido foi visto numa cidade industrial da Sibéria, afastado para sul dos seus territórios de caça. As entidades de emergência da cidade de Norilsk, no Ártico Russo, alertaram na terça-feira os residentes locais …

Teixeira dos Santos não se arrepende de ter nomeado Vara e Santos Ferreira

O ex-ministro das Finanças disse, esta quarta-feira, no Parlamento que não tem "razões para se arrepender" de ter nomeado Armando Vara e Carlos Santos Ferreira para a administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD). "Até este …

Rio disponível para acordo com PS na Lei de Bases da Saúde

O presidente do PSD considera haver margem para um acordo com o PS para uma nova Lei de Bases da Saúde, estando os sociais-democratas a identificar as propostas que considera essenciais, nas quais inclui as …

Boris Johnson soma e segue. Rory Stewart eliminado

O ministro para o Desenvolvimento Internacional, foi eliminado, esta quarta-feira, da eleição interna para a sucessão de Theresa May no partido conservador e para assumir o cargo de primeiro-ministro britânico, restando assim quatro dos dez …

Homem detido por suspeitas de envolvimento na morte de Emiliano Sala

Um homem de 64 anos, de North Yorkshire, no Reino Unido, foi detido esta quarta-feira por alegado envolvimento na morte do futebolista Emiliano Sala. A polícia de Dorset anunciou, esta tarde, a detenção de um homem …

População mundial pode atingir os 10 mil milhões em 2050

A população mundial está a ficar mais velha e a crescer a um ritmo mais lento, mas espera-se que suba dos atuais 7,7 mil milhões para 9,7 mil milhões em 2050, segundo o novo …