Este caranguejo usa os dentes que tem no estômago para “rosnar” aos inimigos

Ricardo Andrade Veras / Wikimedia

Ocypode quadrata, também chamado “caranguejo-fantasma”

Os caranguejos-fantasmas usam os dentes que têm na região gástrica para “rosnar” aos seus inimigos quando se sentem ameaçados.

Geralmente, quando o nosso estômago faz barulho é sinal de que estamos com fome. Pois bem, de acordo com uma nova pesquisa, os Ocypode quadrata, também conhecidos por “caranguejos-fantasma”, levaram esse comportamento a um nível mais extremo.

Estes animais, tal como muitos outros crustáceos, compensam a falta de dentes na boca com dentes no intestino — o moinho gástrico — para moer e processar os alimentos. No entanto, escreve o IFLScience, os cientistas descobriram agora que estes caranguejos também usam esses dentes para “rosnar” aos inimigos em encontros inesperados, quando as suas pinças estão ocupadas.

De acordo com os investigadores, cujo estudo foi agora publicado na revista científica Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences, esta é a primeira evidência de um animal que usa sons do estômago para comunicar.

“Conseguíamos ouvir os caranguejos a ‘rosnar’, mas não conseguíamos perceber como é que o faziam. Como não encontrámos estruturas e movimentos externos que pudessem produzir esse som característico, começámos a procurar internamente”, explica à revista Newsweek Jennifer Taylor, autora do estudo e investigadora do Scripps Institution of Oceanography, nos Estados Unidos.

Para descobrir de onde vinha o segundo som, para além daquele provocado com as pinças, a equipa tentou colocar um endoscópio pela boca destes animais, mas infelizmente um deles esmagou-o.

Foi então que os cientistas usaram um laser não invasivo que mede as vibrações, descobrindo que o som vinha da região gástrica dos caranguejos. Suspeitando que o som vinha sobretudo do moinho gástrico, a equipa radiografou os caranguejos enquanto lutavam com os seus inimigos e voilà, conseguiram capturá-lo em ação.

Esta foi uma descoberta que surpreendeu os cientistas, uma vez que os caranguejos já possuem garras especialmente desenvolvidas para se comunicarem acusticamente.

Uma possível resposta para este comportamento é que o som que as garras emitem serve para advertir à distância, enquanto o estômago é usado para continuar a ameaça, mas quando um oponente está tão perto que as suas garras estão envolvidas numa luta.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O falecido George Solitário, última tartaruga da sua espécie, pode ter parentes vivos

Uma expedição científica encontrou, em Galápagos, uma tartaruga com uma alta carga genética da espécie a que pertenceu o famoso George Solitário. Em 2012, uma tartaruga gigante, conhecida como George Solitário, faleceu com 100 anos. A …

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …