Este caranguejo usa os dentes que tem no estômago para “rosnar” aos inimigos

Ricardo Andrade Veras / Wikimedia

Ocypode quadrata, também chamado “caranguejo-fantasma”

Os caranguejos-fantasmas usam os dentes que têm na região gástrica para “rosnar” aos seus inimigos quando se sentem ameaçados.

Geralmente, quando o nosso estômago faz barulho é sinal de que estamos com fome. Pois bem, de acordo com uma nova pesquisa, os Ocypode quadrata, também conhecidos por “caranguejos-fantasma”, levaram esse comportamento a um nível mais extremo.

Estes animais, tal como muitos outros crustáceos, compensam a falta de dentes na boca com dentes no intestino — o moinho gástrico — para moer e processar os alimentos. No entanto, escreve o IFLScience, os cientistas descobriram agora que estes caranguejos também usam esses dentes para “rosnar” aos inimigos em encontros inesperados, quando as suas pinças estão ocupadas.

De acordo com os investigadores, cujo estudo foi agora publicado na revista científica Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences, esta é a primeira evidência de um animal que usa sons do estômago para comunicar.

“Conseguíamos ouvir os caranguejos a ‘rosnar’, mas não conseguíamos perceber como é que o faziam. Como não encontrámos estruturas e movimentos externos que pudessem produzir esse som característico, começámos a procurar internamente”, explica à revista Newsweek Jennifer Taylor, autora do estudo e investigadora do Scripps Institution of Oceanography, nos Estados Unidos.

Para descobrir de onde vinha o segundo som, para além daquele provocado com as pinças, a equipa tentou colocar um endoscópio pela boca destes animais, mas infelizmente um deles esmagou-o.

Foi então que os cientistas usaram um laser não invasivo que mede as vibrações, descobrindo que o som vinha da região gástrica dos caranguejos. Suspeitando que o som vinha sobretudo do moinho gástrico, a equipa radiografou os caranguejos enquanto lutavam com os seus inimigos e voilà, conseguiram capturá-lo em ação.

Esta foi uma descoberta que surpreendeu os cientistas, uma vez que os caranguejos já possuem garras especialmente desenvolvidas para se comunicarem acusticamente.

Uma possível resposta para este comportamento é que o som que as garras emitem serve para advertir à distância, enquanto o estômago é usado para continuar a ameaça, mas quando um oponente está tão perto que as suas garras estão envolvidas numa luta.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Jesus "superstar" vence dérbi Fla-Flu, mas sonha regressar a Portugal

Por estes dias, Jorge Jesus continua o seu caminho como superstar no campeonato brasileiro de futebol: o técnico português, que comanda o Flamengo, venceu, este domingo, o dérbi frente ao Fluminense por 2-0, em jogo …

Cientistas encontraram sinais precoces de doença cardíaca em múmias com 4.000 anos

Múmias com quatro mil anos mostraram ter acumulação de colesterol nas artérias, sugerindo que as doenças cardíacas eram provavelmente mais comuns nos tempos antigos do que se pensava. Mohammad Madjid, professor assistente de medicina cardiovascular na …

Donald Trump desiste de realizar o G7 no seu clube de golfe em Miami

A decisão de Donald Trump, a braços com um processo de impeachment, de usar um dos seus resorts levantou dúvidas sobre conflito de interesses. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abandonou a ideia de realizar …

Costa vai a Belém apresentar secretários de Estado. Patrícia Gaspar e Antero Luís na lista

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, vai esta segunda-feira a Belém apresentar ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, os nomes dos secretários de Estado que vão integrar o próximo Governo. O encontro, marcado para as 11 …

Chernobyl transforma-se num santuário para uma rara espécie de cavalos

Chernobyl tem sido o inesperado lar de uma espécie de cavalos em vias de extinção. Dezenas de cavalos de Przewalski foram observados em edifícios abandonados na zona radioativa da cidade ucraniana. Surpreendentemente, uma espécie de cavalos …

Sánchez desloca-se a Barcelona para “visitar agentes feridos” e lembra obrigações de Torra

O presidente do governo espanhol, em funções, Pedro Sánchez, desloca-se esta segunda-feira a Barcelona, após ter criticado o presidente do governo regional da Catalunha por não ter condenado com firmeza os atos de violência dos …

Governo de Hong Kong pede desculpas após polícia pulverizar mesquita

O Governo de Hong Kong pediu esta segunda-feira desculpas a líderes muçulmanos, depois da polícia antimotim ter pulverizado um portão da mesquita e algumas pessoas com um canhão de água, quando as autoridades tentavam dispersar …

Bolívia. Resultados preliminares dão vitória a Morales, mas com segunda volta

O chefe de Estado boliviano lidera os resultados preliminares da primeira volta das eleições Presidenciais, mas parece ser obrigado a disputar uma segunda ronda contra o ex-Presidente Carlos Mesa. A autoridade eleitoral da Bolívia indicou que, …

Telemóveis e computadores podem acelerar o envelhecimento

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Oregon State University, nos Estados Unidos, concluiu que a exposição diária à luz azul, como aquela que é emitida por telemóveis e computadores, pode afetar a …

Quatro espeleólogos portugueses desaparecem em gruta espanhola

Uma equipa de resgate foi acionada para localizar quatro espeleólogos portugueses que estão desde sábado na gruta de Cueto-Coventosa, em Espanha, com os trabalhos de socorro a serem dificultados pelo aumento do nível da água Quatro …