A cara de culpa do seu cão não é culpa, é medo

A famosa “cara de culpa” que os cães fazem quando “aprontam” alguma quando estão sozinhos em casa é, na verdade, medo.

É o que diz a investigação da especialista em cognição animal Alexandra Horowitz, autora dos livros “Inside a dog: what dogs see, smell and know” (2009) e “Being a dog: following the dog into a world of smell” (2016).

A investigadora já tinha publicado, em 2009, o estudo “Desambiguação do olhar de culpa”, que foca no conceito de como os donos interpretam as emoções dos cães através da visão humana.

Na verdade, os seres humanos tendem a atribuir incorretamente as emoções dos cães com base nas emoções humanas.

O famoso “olhar de culpa” é bastante característico: o cão curva-se, aponta o focinho para baixo e mostra o branco dos olhos enquanto olha para o dono. Em algumas situações, também baixa as orelhas, boceja e lambe o ar.

Estes são os sinais de que o cão está com medo quando na, verdade, nós interpretamos isso como um sentimento de culpa ou vergonha pela ação errada.

A chave da questão do comportamento canino é que muito provavelmente os cães não têm uma memória como a das pessoas, para se lembrarem que fizeram algo errado e ainda sentir culpa por isso. É o que se chama “pensar sobre pensar” ou “função executiva”.

Enquanto alguns estudos já identificaram que outros animais também são capazes de fazer isso, ainda não é claro se os cães têm essa habilidade. É claro que cães têm memória, mas refletir sobre estas memórias já é outra história.

No estudo conduzido por Horowitz em 2009, os donos colocavam um biscoito num determinado sítio, diziam ao cão para não o comer e depois saíam. Claro que o animal aproveitava a ausência do dono para desobedecer e comer o biscoito.

Quando os donos voltavam, alguns chateavam-se com os cães e outros não. O famoso “olhar de culpa” só foi observado naqueles que “levaram um sermão”. Isso mostra que o comportamento é causado por pistas de comportamento do dono, e não de forma espontânea como sendo a avaliação de uma ação passada.

  ZAP // HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Argentina ganhou: os números de Emiliano e a crítica de Messi

Resultado positivo diante do Peru não impediu uma "boca" do número 10 ao árbitro. Mais um jogo em que Emiliano Martínez não sofreu golos. A Argentina está cada vez mais perto de assegurar a presença na …

Leão promete "boa notícia" para as empresas sobre o preço da electricidade

Com as negociações em torno do Orçamento do Estado para 2022 ao rubro, o ministro das Finanças, João Leão, acredita num entendimento à esquerda e revela que o próximo ano vai trazer "uma boa notícia" …

"Não tenho problema em ir para casa" - e foi mesmo, no dia seguinte

Eduardo Berizzo, seleccionador do Paraguai, disse que não teria que receber qualquer indemnização, se fosse demitido. E foi. O percurso de qualificação para a fase final do Mundial 2022 não está propriamente famoso para os lados …

Revolta contra os preços dos combustíveis. Greves, ameaças de bloqueio e transporte escolar em risco

A contínua subida dos preços dos combustíveis está a gerar uma onda de contestação, com cidadãos a apelarem à greve ao abastecimento, os camionistas a ameaçarem com protestos, alertas de aumento de bens essenciais, como …

Supercomputador prevê classificação final da Premier League — com Brentford à frente do United

Um supercomputador previu a classificação final da Premier League deste ano e pode-se dizer que a tabela classificativa está recheada de surpresas. O atual campeão europeu Chelsea é apontado como o futuro vencedor da Premier League, …

Gary Neville identificou o ponto fraco de Cristiano Ronaldo

Gary Neville diz que Cristiano Ronaldo "não trabalha o suficiente nos grandes jogos". O ex-futebolista alerta o treinador do United para tomar medidas para precaver isto. Apesar dos seus feitos extraordinários, Cristiano Ronaldo é um ser …

Infarmed aprovou financiamento público para o medicamento mais caro do mundo

A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) anunciou, esta quinta-feira, que foi aprovado o financiamento público do medicamento Zolgensma para a atrofia muscular espinhal tipo 1. "Foi aprovado o financiamento público do medicamento Zolgensma, uma nova opção …

Explosão em mesquita no Afeganistão faz vários mortos

Uma forte explosão atingiu, esta sexta-feira, uma mesquita xiita na cidade de Kandahar, no Afeganistão, tendo feito vários mortos e feridos. De acordo com a BBC, pelo menos 16 pessoas morreram e 32 ficaram feridas, na …

PCP diz ser "lamentável ver ministros a falar de eleições antecipadas"

O líder parlamentar do PCP respondeu aos ministros do Governo socialista que, nos últimos dias, têm acenado com os problemas de um eventual cenário de eleições antecipadas. Nos últimos dias foram vários os ministros que têm …

Médico que salvou Eriksen diz que teve sorte: "Os remédios para o coração só duram dois meses"

O médico que salvou Christian Eriksen diz que o futebolista teve sorte. Os medicamentos para o coração "só duram dois meses" e, por acaso, o que Morten Boesen tinha na mala era novo. O mundo do …