Candidaturas ao Ensino Superior. O que muda este ano, que apoios há

Marcos Santos / USP

O período para as candidaturas à primeira fase fecha a 7 de agosto e há algumas mudanças no novo ano letivo.

O Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) de 2023 já arrancou, com 54.311 vagas disponíveis.

As candidaturas vão decorrer até 7 de agosto, com os resultados a ser revelados no dia 27 do mesmo mês.

A segunda fase decorre de 28 de agosto a 5 de setembro, com resultados a 17 desse mês; e a terceira e última fase do CNAES de 22 a 25 de setembro, com resultados no dia 30.

O processo conta com algumas mudanças este ano. Pela primeira vez, o CNAES criou um contingente para estudantes economicamente carenciados que beneficiem do escalão A da ação social.

Todas as instituições públicas de Ensino Superior aderiram, abrindo 2028 vagas. No primeiro ano, o objetivo do governo é avaliar os resultados do projeto piloto e, se este for bem-sucedido, generalizá-lo em 2025.

As regras para a conclusão do Ensino Secundário e acesso ao Superior também foram revistas.

Para concluir o Secundário, os alunos precisam de realizar três exames, sendo o de Português obrigatório e os restantes à escolha. A ponderação relativa das disciplinas também muda, com uma disciplina trienal a ponderar três vezes, uma bienal duas vezes e uma anual uma vez.

Os exames terão agora um peso de 25% na classificação final do Ensino Secundário, com a classificação final a resultar da média ponderada entre as classificações finais (75%) e as classificações dos exames finais nacionais (25%).

Entre dois e três dos exames também serão utilizados como provas de ingresso no Superior. Os exames nacionais têm um peso mínimo de 45%, a média de conclusão do Secundário tem um peso mínimo de 40% e a classificação dos pré-requisitos de seriação, quando exigidos, manter-se-á em 15%.

Estas novas regras entrarão em vigor de forma gradual, sendo totalmente aplicadas para os alunos que se candidatem ao Ensino Superior em 2025.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.