Candidatos à liderança do PSD têm a mesma estratégia para abanar o PS

Carlos Barroso / Lusa

O líder do PSD, Rui Rio

Os três candidatos já oficializados à liderança do PSD querem aproveitar as autárquicas de 2021 para fragilizar o PS e o primeiro-ministro, apesar de reconhecerem que esta é uma aposta de alto risco.

Tanto o atual líder do PSD, Rui Rio, como o antigo líder parlamentar Luís Montenegro e o vice-presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz, pretendem aproveitar as próximas eleições autárquicas, caso sejam eleitos, para fragilizar o PS, escreve o Expresso.

Contudo, apurou o semanário, os três candidatos reconhecem que esta é uma tarefa complicada: não é certo que os PSD consiga crescer o suficiente em número de câmaras reclamar vitória, abanar o PS e ganhar força para as próximas eleições legislativas.

Nos 25 concelhos mais populosos do país, os sociais democratas controlam sete, sendo pouco provável que venham a conquista mais, recorda o Expresso.

Ainda assim, os três candidatos quem em janeiro vão disputar a liderança do PSD traçam as autárquicas como momento chave, no qual até se pode vir a definir o futuro do partido.

Apesar do objetivo comum, os candidatos partem com objetivos e promessas diferentes.

Rui Rio prometeu “conquistar muito mais câmaras“. Este fim de semana, discursando no fórum autárquico distrital do Porto do PSD, reconheceu mesmo que um mau resultado em 2021 “seria dramático” para os sociais-democratas.

“Se queremos continuar a ser um grande partido, temos de ter mais presidentes de junta e presidentes de câmara (…) As próximas autárquicas são decisivas para o futuro do PSD (…) Agora [nos próximos anos de 2020 e 2021] as estruturas locais têm de se dedicar a sério às autárquicas”, afirmou o atual líder.

Luís Montenegro vai mais longe do que Rio, prometendo não só ganhar as eleições, como conquistar a Câmara de Lisboa. Por sua vez, Pinto Luz fará das autárquicas bandeira, tendo em vista a renovação de quadros autárquicos.

Segundo escreve o Expresso, Rui Rio e Luís Montenegro já definiram os principais alvos onde apostar: o líder do PSD vai concentrar forças no centro e norte do país, enquanto o antigo líder parlamentar de Passos Coelho aposta tudo em Lisboa.

Não seria a primeira vez que o PSD venceria este tipo de adversidades. Não se pode é conformar”, adiantou ao semanário fonte próxima de Montenegro.

Fontes próximas de Rio, também ouvidas pelo jornal, consideram “possível” recuperar as duas maiores cidades do país, mas a meta intermédia passa por duplicar os resultados obtidos em 2017 (11% em Lisboa e 10% no Porto).

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cientistas perto de provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

Cientistas já testaram com sucesso em laboratório que a microgravidade inibe o crescimento de tumores. Agora, os investigadores querem testar em órbita. Onde quer que esteja, Stephen Hawking permanece presente na ciência, e os seus mais …

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …