Candidatos à liderança do PSD têm a mesma estratégia para abanar o PS

Carlos Barroso / Lusa

O líder do PSD, Rui Rio

Os três candidatos já oficializados à liderança do PSD querem aproveitar as autárquicas de 2021 para fragilizar o PS e o primeiro-ministro, apesar de reconhecerem que esta é uma aposta de alto risco.

Tanto o atual líder do PSD, Rui Rio, como o antigo líder parlamentar Luís Montenegro e o vice-presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz, pretendem aproveitar as próximas eleições autárquicas, caso sejam eleitos, para fragilizar o PS, escreve o Expresso.

Contudo, apurou o semanário, os três candidatos reconhecem que esta é uma tarefa complicada: não é certo que os PSD consiga crescer o suficiente em número de câmaras reclamar vitória, abanar o PS e ganhar força para as próximas eleições legislativas.

Nos 25 concelhos mais populosos do país, os sociais democratas controlam sete, sendo pouco provável que venham a conquista mais, recorda o Expresso.

Ainda assim, os três candidatos quem em janeiro vão disputar a liderança do PSD traçam as autárquicas como momento chave, no qual até se pode vir a definir o futuro do partido.

Apesar do objetivo comum, os candidatos partem com objetivos e promessas diferentes.

Rui Rio prometeu “conquistar muito mais câmaras“. Este fim de semana, discursando no fórum autárquico distrital do Porto do PSD, reconheceu mesmo que um mau resultado em 2021 “seria dramático” para os sociais-democratas.

“Se queremos continuar a ser um grande partido, temos de ter mais presidentes de junta e presidentes de câmara (…) As próximas autárquicas são decisivas para o futuro do PSD (…) Agora [nos próximos anos de 2020 e 2021] as estruturas locais têm de se dedicar a sério às autárquicas”, afirmou o atual líder.

Luís Montenegro vai mais longe do que Rio, prometendo não só ganhar as eleições, como conquistar a Câmara de Lisboa. Por sua vez, Pinto Luz fará das autárquicas bandeira, tendo em vista a renovação de quadros autárquicos.

Segundo escreve o Expresso, Rui Rio e Luís Montenegro já definiram os principais alvos onde apostar: o líder do PSD vai concentrar forças no centro e norte do país, enquanto o antigo líder parlamentar de Passos Coelho aposta tudo em Lisboa.

Não seria a primeira vez que o PSD venceria este tipo de adversidades. Não se pode é conformar”, adiantou ao semanário fonte próxima de Montenegro.

Fontes próximas de Rio, também ouvidas pelo jornal, consideram “possível” recuperar as duas maiores cidades do país, mas a meta intermédia passa por duplicar os resultados obtidos em 2017 (11% em Lisboa e 10% no Porto).

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …