Candidatos à liderança do PSD têm a mesma estratégia para abanar o PS

Carlos Barroso / Lusa

O líder do PSD, Rui Rio

Os três candidatos já oficializados à liderança do PSD querem aproveitar as autárquicas de 2021 para fragilizar o PS e o primeiro-ministro, apesar de reconhecerem que esta é uma aposta de alto risco.

Tanto o atual líder do PSD, Rui Rio, como o antigo líder parlamentar Luís Montenegro e o vice-presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz, pretendem aproveitar as próximas eleições autárquicas, caso sejam eleitos, para fragilizar o PS, escreve o Expresso.

Contudo, apurou o semanário, os três candidatos reconhecem que esta é uma tarefa complicada: não é certo que os PSD consiga crescer o suficiente em número de câmaras reclamar vitória, abanar o PS e ganhar força para as próximas eleições legislativas.

Nos 25 concelhos mais populosos do país, os sociais democratas controlam sete, sendo pouco provável que venham a conquista mais, recorda o Expresso.

Ainda assim, os três candidatos quem em janeiro vão disputar a liderança do PSD traçam as autárquicas como momento chave, no qual até se pode vir a definir o futuro do partido.

Apesar do objetivo comum, os candidatos partem com objetivos e promessas diferentes.

Rui Rio prometeu “conquistar muito mais câmaras“. Este fim de semana, discursando no fórum autárquico distrital do Porto do PSD, reconheceu mesmo que um mau resultado em 2021 “seria dramático” para os sociais-democratas.

“Se queremos continuar a ser um grande partido, temos de ter mais presidentes de junta e presidentes de câmara (…) As próximas autárquicas são decisivas para o futuro do PSD (…) Agora [nos próximos anos de 2020 e 2021] as estruturas locais têm de se dedicar a sério às autárquicas”, afirmou o atual líder.

Luís Montenegro vai mais longe do que Rio, prometendo não só ganhar as eleições, como conquistar a Câmara de Lisboa. Por sua vez, Pinto Luz fará das autárquicas bandeira, tendo em vista a renovação de quadros autárquicos.

Segundo escreve o Expresso, Rui Rio e Luís Montenegro já definiram os principais alvos onde apostar: o líder do PSD vai concentrar forças no centro e norte do país, enquanto o antigo líder parlamentar de Passos Coelho aposta tudo em Lisboa.

Não seria a primeira vez que o PSD venceria este tipo de adversidades. Não se pode é conformar”, adiantou ao semanário fonte próxima de Montenegro.

Fontes próximas de Rio, também ouvidas pelo jornal, consideram “possível” recuperar as duas maiores cidades do país, mas a meta intermédia passa por duplicar os resultados obtidos em 2017 (11% em Lisboa e 10% no Porto).

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Estúdios de tatuagens podem reabrir na segunda-feira

Os estúdios de tatuagens e de ‘bodypiercing’ vão poder reabrir na segunda-feira juntamente com outros serviços de atendimento ao público e comerciais, mas terão de funcionar mediante marcação prévia e cumprindo as regras sanitárias. Na resolução …

As rãs de cristal revelaram uma nova forma de camuflagem

As rãs de cristal são bem conhecidas pela sua pele transparente, mas, até agora, o motivo desta curiosa característica não tinha recebido atenção experimental. Uma equipa de cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, da …

Pescador encontra destroços de navio que terá naufragado há mais de 200 anos

Arqueólogos mexicanos localizaram os destroços de um navio na costa do estado de Quintana Roo, no México, e acreditam que o mesmo terá naufragado há mais de 200 anos. De acordo com a BBC, o naufrágio …

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …