O candidato que não chegou a ser lança um livro e conta tudo

(dr)

Joaquim Jorge ia ser. Mas depois não foi, não chegou a ser. O biólogo e fundador do Clube dos Pensadores vai fazer a sua “última intervenção pública”. E sobre o assunto, segundo conta ao ZAP, “não tecerá mais comentários”.

No concelho de Matosinhos, foi aprovado cinco vezes. O passo seguinte para ser reconhecido como candidato à Câmara de Matosinhos para as autárquicas, que se realizam a 1 de outubro, seria fazer chegar o nome do independente Joaquim Jorge para ser aprovado na distrital do PSD, mas isso nunca aconteceu e entretanto o nome caiu. Porquê?

Foi a convite do presidente da concelhia do PSD de Matosinhos, José António Barbosa, que Joaquim Jorge ponderou aceitar o convite “inesperado”. Depois de ter sido aprovado, a distrital questionou a última votação por não ter sido feita por voto secreto.

Desde o início que a candidatura “que não chegou a sê-lo” do biólogo esteve envolta em polémica: numa das votações na concelhia, António José Barbosa, presidente, teve que usar o voto de qualidade para desempatar a votação. No entanto, a decisão foi polémica, já que havia quem questionasse o uso do voto do presidente.

Dentro do partido – ao qual Joaquim Jorge nunca se associou, por se considerar independente -, havia discórdia e, na altura, diz o jornal Sol, uma fonte social democrata referiu-se ao biólogo como uma “pessoa que deu uma entrevista a um jornal local a dizer que em Matosinhos só o PS ganhava“.

“Quando disse que o PS ganhava sempre em Matosinhos, foi muito antes de me passar pela cabeça ser candidato. E não disse mentira nenhuma“, explica o biólogo ao ZAP.

A verdade é que o independente Joaquim Jorge – ex-militante socialista, desfiliado das hostes do PS desde 2008, após ter alegado que a vida partidária não era aliciante – nunca chegou à luta pela presidência da Câmara Municipal de Matosinhos, com o nome do médico Jorge Magalhães, antigo vereador da Câmara de Matosinhos no mandato de 1997/2001, a surgir em seu lugar.

Joaquim Jorge considera que esta corrida – agora perdida – foi mais difícil para si por não ter cartão de militante do PSD.

Na altura da apresentação do candidato da coligação PSD/CDS para as autárquicas de Matosinhos, o presidente da concelhia demitiu-se em rutura com a distrital e levou consigo mais 13 pessoas.

Agora, toda a jornada é contada na primeira pessoa, ao longo de 90 páginas. No livro – “CANDIDATO que não chegou a sê-lo” – que será apresentado esta quinta-feira, às 21h30, na FNAC do NorteShopping, está inserida uma carta enviada ao líder do PSD, Pedro Passos Coelho, e outra ao presidente da distrital do PSD do Porto, Bragança Fernandes.

Joaquim Jorge garante que Pedro Passos Coelho, por quem tem “grande estima”, lhe respondeu à carta com um telefonema, não querendo revelar o teor da conversa.

Com a candidatura à Câmara, Joaquim Jorge queria uma oportunidade para colocar em prática “o ativismo cívico e a forma de pensar a democracia” já há 11 anos “através do debate no Clube dos Pensadores”.

Apesar de sentir um “misto de impotência e alívio”, o biólogo diz que vai continuar “transparente, livre, independente e insubmisso”.

CF, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Remake de O Rei Leão já estreou. Manuel Moreira dá voz a Simba e José Raposo a Pumba

A nova versão do filme ‘O Rei Leão’, da Disney, chega esta quinta-feira às salas de cinema portuguesas e Espalha-Factos dá-te a conhecer quem serão as vozes portuguesas que irão protagonizar um dos filmes mais …

Camisola da princesa Diana leiloada por quase 48 mil euros

A camisola de ginástica da princesa Diana, a "Princesa do Povo", foi leiloada online, esta quarta-feira, por quase 48 mil euros. Uma das sweatshirts de ginástica preferidas da princesa Diana foi leiloada online e vendida por …

Vem aí o novo supercarro elétrico da Lotus. É o mais potente do mundo

https://vimeo.com/348855966 O Lotus Evija terá quatro motores e será o supercarro elétrico mais potente do mundo com 2 mil cavalos. A sua produção está prevista para começar já no próximo ano. Depois de anos sem oferecer novidades …

Depois da Área 51, 17.000 preparam-se para "assaltar" o Triângulo das Bermudas

Quase 18.000 pessoas aderiram ao evento do Facebook "Assalto ao Triângulo das Bermudas, não nos pode engolir a todos", um projeto que parece inspirar-se num outro plano recente que visa também tomar de assalto a …

Copos menstruais são tão fiáveis como os tampões

Os copos menstruais são seguros e tão ou até mais fiáveis em termos de fugas que os tampões ou os pensos higiénicos. A conclusão chega após um primeiro grande estudo científico sobre este produto que analisa …

Empresário de Casillas condenado a quatro anos de prisão

Santos Márquez, o agente que mediou a transferência do futebolista Iker Casillas para o FC Porto, foi condenado esta quinta-feira a quatro anos de prisão, escreve o jornal espanhol El Confidencial.  O Tribunal Provincial de Palma …

Islândia está a tentar trazer de volta árvores cortadas pelos Vikings

Numa tentativa de reflorestar o país, a Islândia está a tentar trazer de volta as árvores derrubadas pelos Vikings no passado. É o país menos florestado da Europa. As árvores na Islândia são tão raras e …

Parlamento encerra trabalhos com reunião-maratona de sete ou oito horas

O parlamento encerra, na sexta-feira, a legislatura com uma reunião plenária que começa às 09:00, para vários debates e uma “maratona” de votações, e deverá prolongar-se, no total, sete a oito horas, até às 17:00. A …

EUA. Florida recruta insetos para matar plantas invasoras

A Florida, nos Estados Unidos (EUA), está a importar insetos para travar as espécies invasoras que estão a destruir as plantas do Parque Nacional de Everglades. Estes insetos parecem ser menos prejudiciais do que as …

Falcao colocado na órbita do FC Porto

O avançado do Mónaco está a ser apontado pela imprensa francesa como possível reforço do FC Porto. De acordo com o portal Le10Sport, os dragões estão no mercado a tentar garantir a contratação de Radamel Falcao, internacional …