Cancelamento de discurso de Xi Jinping na cimeira dos BRICS alimenta boatos

Luong Thai Linh / EPA

O presidente da China, Xi Jinping

Em cima da hora, soube-se que seria o Ministro do Comércio a discursar em vez de Xi Jinping, o que está a gerar boatos sobre a saúde do líder chinês.

O Presidente da China, Xi Jinping, não proferiu um discurso programado num importante fórum de negócios durante a cimeira dos BRICS em Joanesburgo, levantando questões e boatos entre os observadores internacionais.

O chefe de Estado chegou a Joanesburgo na segunda-feira à noite, tendo sido recebido pessoalmente no aeroporto pelo Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa. Estava na agenda uma intervenção de Xi ao lado de outros líderes mundiais no fórum, mas o seu discurso acabou por ser lido pelo seu Ministro do Comércio, Wang Wentao.

Os meios de comunicação estatais e as publicações nas redes sociais do ministério dos negócios estrangeiros da China inicialmente indicaram que Xi tinha proferido o discurso pessoalmente, o que indica que a decisão de cancelar foi abrupta, refere o The Guardian.

Esta ausência inesperada levou alguns analistas da China a questionar se o líder poderia estar doente. Bill Bishop, conhecido pelo seu boletim informativo Sinocism sobre eventos chineses, considera que a ausência de Xi, juntamente com as suas limitadas aparições públicas este mês, é “um pouco estranha“.

O China Global South Project destacou a raridade de tais ausências, afirmando que “os líderes chineses nunca faltam a eventos altamente coreografados como este”, especialmente num evento onde Pequim está a liderar os esforços para o alargamento dos BRICS.

O conteúdo do discurso não proferido também foi notável. Wentao criticou indirectamente os Estados Unidos, referindo-se a uma nação “obcecada com manter a hegemonia” e que toma medidas para dificultar a emergência de novas potências.

O grupo BRICS — composto pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — representa aproximadamente 40% da população global e um quarto do PIB mundial. Todos os líderes das nações membros, com exceção de Vladimir Putin, estão presentes. A cimeira também conta ainda com a presença de muitos outros países que o grupo está a considerar

Adriana Peixoto, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.