O polo norte magnético terrestre está a deslocar-se, devido a movimentações do ferro líquido no núcleo do planeta, obrigando a antecipar a revisão do modelo que descreve o campo magnético e suporta sistemas de navegação.
Por causa da deslocação do polo norte magnético, a nova atualização do Modelo Magnético Mundial vai ser feita na terça-feira, um ano antes do previsto, de acordo com um artigo deste mês na revista científica Nature.
A versão em vigor do Modelo Magnético Mundial é datada de 2015 e era para durar até 2020. Mas o campo magnético, que protege a Terra dos ventos solares e radiações cósmicas e cujos polos se situam próximo dos polos geográficos do planeta, está a mudar muito rapidamente e os cientistas têm de antecipar uma revisão do modelo.
Em 2018, especialistas em geomagnetismo aperceberam-se que a margem de erro do modelo estava perto de ultrapassar o limite do aceitável para os erros de navegação.
Dois anos antes, e depois de o Modelo Magnético Mundial ter sido atualizado, parte do campo magnético, mais a sul, desviou-se temporariamente para o norte da América do Sul e o leste do Oceano Pacífico. As oscilações no polo magnético norte agravaram os problemas. As primeiras medições, em 1831, situavam-no no Ártico Canadiano. Em 2001, entrou no Oceano Ártico.
“A localização do polo norte magnético parece ser regulada por duas grandes zonas do campo magnético, uma sob o Canadá e outra sob a Sibéria. A área da Sibéria está a ganhar a competição”, sustentou o investigador Phil Livermore, da universidade britânica de Leeds.
Geólogos acreditam que a Terra tem um campo magnético porque o núcleo é formado por um centro de ferro sólido cercado por metal líquido em rápida rotação. Isso cria um “dínamo” que comanda o campo magnético.
Os cientistas suspeitam há muito tempo que, como o núcleo fundido está em constante movimento, mudanças em seu magnetismo podem estar afetando a localização na superfície do norte magnético.
A nova atualização do Modelo Magnético Mundial terá em conta dados dos últimos três anos e será mantida até nova revisão, em 2020.
ZAP // Lusa
É o CO2 é o culpado de tudo. A Terra nao se altera a nao ser por causa do CO2
A terra ja sofreu alterações destas desde que existe, estamos numa fase de inversão do pólos, que já acontece antes de sequer existir vida no planeta. Por isso aconselho a ser para noivo para outro lado.
P.S. O CO2 também já existia antes de nós existirmos e é expelido por qualquer ser vivo, só relembro que ler um livro sobre o assunto não fará mal.
Concordo com suas palavras, estamos numa fase de mudança no planeta e a inversão polar é só uma delas.
A reversão nos polos magnéticos está bastante atrasada. Esse fenômeno ocorre, em média, a cada 200 mil ou 300 mil anos, e a última inversão completa ocorreu há cerca de 780 mil anos.
Parabens para vc !! Concordo plenamente com tudo isso, iclusive o perigo que ronda aqueles que moram a beira mar… Previnam-se !!
Por favor, estude muito mais. O CO2 não interfere de modo significativo no clima TERRESTRE e não inteexere4 nada no Campo geomagnetico
Eu estava a ser irónico caso não tenham reparado
Quem estuda a doutrina espírita já sabia disto há muitos anos. Os polos da Terra irão se inverter e assim teremos uma grande mudança no modo de vida terrestre. Ninguém precisa se assustar, mas 3/4 da população da terra será aniquilada. O gelo se derreterá e muitas áreas onde hoje há seca, estarão inundadas pelos mares. Haverá terremotos, maremotos, explosões e assim os espíritos que não praticam o amor ao próximo, que não levam uma vida direcionada a fazer o bem, os que não amam as plantas e os animais e os que destroem o planeta que se preparem, pois serão arrebatados da Terra. Não precisava esses “cientistas” terem gasto uma vida inteira para descobrir o que já estava escrito. Leiam Ramatis.
Interessante,mas serão arrebatados por Jesus Cristo os fieis a ele,aqueles que o servirem e o aceitar como único Salvador. Ref. : Bíblia Sagrada I Tessalonicenses 4. 14 a 17
” Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor “.
1 Tessalonicenses 4:14-17
Se a gente nao acreditar nisso morremos?
N percebo essa linha de pensamento.
Ninguem sabe que vai acontecer, ningem (nem todos os deuses que existem, que devem ser muitos…) so temos teorias que nos levam a pensar que algo pode acontecer e pelos vistos grave.
E ninguem diga que fulano tal disse algo que se concretizou pois muitos, muitos outros erraram em previsoes.
Biblia, Alcorao etc, sao livros que tem demasiadas maneiras de interpretação que o torna um equivoco kuando se trata de divulgar o seu conteudo. O meu livro de matematica do 1o ciclo isso nao acontece.
Problema disto? Mais teorias que estudos sobre a materia. É pena
Espero que nao me levem a mal, pois nao passa da minha opiniao.
Respeito a tua opinião.
Mas todos os acontecimentos ruins no mundo desde na natureza às más obras dos homens está escrito na Bíblia, Evangelho de S. Lucas 21,versículo 5 em diante (fomes,pestilências,coisas espantosas,GRANDES SINAIS DO CÉU , fala de guerras,rumores de guerras,terremotos, o amor se esfriando,ATENÇÃO!!! Não estão acontendo essas coisas?!!!! ),compare.
E detalhe,Deus,só existe um,Evangelho de João 1 “No princípio era o verbo, e o verbo era Deus e o verbo estava com Deus…” No Português bem claro, Deus é e sempre foi DEUS.
Se prepare,Jesus Vem!
Thaís. Também concordo com. Você! Pois essa e a pura verdade para todos que acreditam. E se por uma acaso venhamos morrer inesperadamente. Hooo sim. Aí veremos lá no outro lado. Amém!
Nilton Ramos Barbosa, vc tem razão a doutrina espírita nos esclarece a muito tempo sobre os “mistérios ” do mundo.
Não te trates, não!
Você e espírita não é?
Perfeita consideração!
Meu nobre pra lhe ajudar nesta sua informação. Tudo está escrito na bíblia, e basta dar uma lida em apocalipse ou livro de João ou até mesmo no livro de Lucas que encontrará estás afirmações. Somos oriundos do barro e para o barro voltaremos, somos espíritos, somos corpo, somos almas vivas. Assim Jesus Cristo já ensinava! E assim Deus na sua infinita sabedoria mandava fazer. Att Jorge Bastos. Obrigado! Obs.: Já fui um simpatizante desta doutrina e também estudava teologia. Resumindo (nada que ocorra na natureza acontecerá sem a permissão do criador).
Com tanto mágico sobre o planeta algum resultado teria de dar!
Lá vem o fanático enfiar religião onde não deve…
2002 nt7
Consegue-se perceber sem dificuldade que a circulação do “ferro líquido” (melhor seria dizer “ferro em fusão”) cria diferenças constantes da gravimetria o que tem incidência directa na circulação geral da atmosfera (o ar, como qualquer material está sujeito à atracção gravítica e desloca-se em função das variações da intensidade de campo, além claro das variações térmicas, estas muito mais directas). A acção gravimétrica sendo mais lenta não é necessariamente menos intensa e quando combinada com a acção térmica pode ser compensada parcialmente ou pelo contrário ser intensificada, usando uma abordagem simplista para facilidade de entendimento. Deste modo processam-se alterações climáticas devidas a um factor (e não apenas a ele, claro) que de um modo geral não é tido em consideração nos modelos que procuram prever o comportamento do clima. Sendo tudo ou quase tudo atribuído às variações térmicas já se percebe que os resultados podem ser tão catastróficos quanto se quiser e daí a “parvoeira” geral sobre as alterações climáticas, que existem de facto mas de modo algum podem ser atribuídas isoladamente ao CO2 e muito menos à acção antropogénica.
Embora nao me sinta apto para análise deste fenômeno, creio de certo modo na explanação de Amândio Teixeira-Pinto, a quem de aqui endosso os meus cumprimentos.
Muito grato, devolvo os melhores cumprimentos também para si.
ATP
Creio que irão gostar de ler este livro “The Adam and Eve Story”, de Chan Thomas, publicado em 1963, censurado pela CI[A] (encontram o pdf na página dessa agência), para ser depois “adaptado” (continuando por ter certos assuntos censurados) por essa mesma agência e desclassificado e tornado público novamente em 2013. Apesar do título parecer religioso, vai dar outra perspectiva à coisa.
Agora questionem-se, porque raio foi este livro censurado?… Informação muito importante que não querem que a população em geral saiba… Posso dizer que parte da info censurada diz respeito à importância do Sol e da ausência de manchas solares na interferência com o campo eletromagnético da Terra.