/

O campo magnético da Terra deslocou-se inesperadamente (e não se sabe porquê)

24

NASA Goddard / Flickr

Conceito de artista do Campo Magnético da Terra

O polo norte magnético terrestre está a deslocar-se, devido a movimentações do ferro líquido no núcleo do planeta, obrigando a antecipar a revisão do modelo que descreve o campo magnético e suporta sistemas de navegação.

Por causa da deslocação do polo norte magnético, a nova atualização do Modelo Magnético Mundial vai ser feita na terça-feira, um ano antes do previsto, de acordo com um artigo deste mês na revista científica Nature.

A versão em vigor do Modelo Magnético Mundial é datada de 2015 e era para durar até 2020. Mas o campo magnético, que protege a Terra dos ventos solares e radiações cósmicas e cujos polos se situam próximo dos polos geográficos do planeta, está a mudar muito rapidamente e os cientistas têm de antecipar uma revisão do modelo.

Em 2018, especialistas em geomagnetismo aperceberam-se que a margem de erro do modelo estava perto de ultrapassar o limite do aceitável para os erros de navegação.

Dois anos antes, e depois de o Modelo Magnético Mundial ter sido atualizado, parte do campo magnético, mais a sul, desviou-se temporariamente para o norte da América do Sul e o leste do Oceano Pacífico. As oscilações no polo magnético norte agravaram os problemas. As primeiras medições, em 1831, situavam-no no Ártico Canadiano. Em 2001, entrou no Oceano Ártico.

“A localização do polo norte magnético parece ser regulada por duas grandes zonas do campo magnético, uma sob o Canadá e outra sob a Sibéria. A área da Sibéria está a ganhar a competição”, sustentou o investigador Phil Livermore, da universidade britânica de Leeds.

Geólogos acreditam que a Terra tem um campo magnético porque o núcleo é formado por um centro de ferro sólido cercado por metal líquido em rápida rotação. Isso cria um “dínamo” que comanda o campo magnético.

Os cientistas suspeitam há muito tempo que, como o núcleo fundido está em constante movimento, mudanças em seu magnetismo podem estar afetando a localização na superfície do norte magnético.

A nova atualização do Modelo Magnético Mundial terá em conta dados dos últimos três anos e será mantida até nova revisão, em 2020.

ZAP // Lusa

24 Comments

    • A terra ja sofreu alterações destas desde que existe, estamos numa fase de inversão do pólos, que já acontece antes de sequer existir vida no planeta. Por isso aconselho a ser para noivo para outro lado.
      P.S. O CO2 também já existia antes de nós existirmos e é expelido por qualquer ser vivo, só relembro que ler um livro sobre o assunto não fará mal.

        • A reversão nos polos magnéticos está bastante atrasada. Esse fenômeno ocorre, em média, a cada 200 mil ou 300 mil anos, e a última inversão completa ocorreu há cerca de 780 mil anos.

      • Parabens para vc !! Concordo plenamente com tudo isso, iclusive o perigo que ronda aqueles que moram a beira mar… Previnam-se !!

    • Por favor, estude muito mais. O CO2 não interfere de modo significativo no clima TERRESTRE e não inteexere4 nada no Campo geomagnetico

  1. Quem estuda a doutrina espírita já sabia disto há muitos anos. Os polos da Terra irão se inverter e assim teremos uma grande mudança no modo de vida terrestre. Ninguém precisa se assustar, mas 3/4 da população da terra será aniquilada. O gelo se derreterá e muitas áreas onde hoje há seca, estarão inundadas pelos mares. Haverá terremotos, maremotos, explosões e assim os espíritos que não praticam o amor ao próximo, que não levam uma vida direcionada a fazer o bem, os que não amam as plantas e os animais e os que destroem o planeta que se preparem, pois serão arrebatados da Terra. Não precisava esses “cientistas” terem gasto uma vida inteira para descobrir o que já estava escrito. Leiam Ramatis.

    • Interessante,mas serão arrebatados por Jesus Cristo os fieis a ele,aqueles que o servirem e o aceitar como único Salvador. Ref. : Bíblia Sagrada I Tessalonicenses 4. 14 a 17
      ” Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
      Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
      Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
      Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor “.

      1 Tessalonicenses 4:14-17

      • Se a gente nao acreditar nisso morremos?
        N percebo essa linha de pensamento.

        Ninguem sabe que vai acontecer, ningem (nem todos os deuses que existem, que devem ser muitos…) so temos teorias que nos levam a pensar que algo pode acontecer e pelos vistos grave.

        E ninguem diga que fulano tal disse algo que se concretizou pois muitos, muitos outros erraram em previsoes.

        Biblia, Alcorao etc, sao livros que tem demasiadas maneiras de interpretação que o torna um equivoco kuando se trata de divulgar o seu conteudo. O meu livro de matematica do 1o ciclo isso nao acontece.

        Problema disto? Mais teorias que estudos sobre a materia. É pena

        Espero que nao me levem a mal, pois nao passa da minha opiniao.

        • Respeito a tua opinião.
          Mas todos os acontecimentos ruins no mundo desde na natureza às más obras dos homens está escrito na Bíblia, Evangelho de S. Lucas 21,versículo 5 em diante (fomes,pestilências,coisas espantosas,GRANDES SINAIS DO CÉU , fala de guerras,rumores de guerras,terremotos, o amor se esfriando,ATENÇÃO!!! Não estão acontendo essas coisas?!!!! ),compare.
          E detalhe,Deus,só existe um,Evangelho de João 1 “No princípio era o verbo, e o verbo era Deus e o verbo estava com Deus…” No Português bem claro, Deus é e sempre foi DEUS.

          Se prepare,Jesus Vem!

      • Thaís. Também concordo com. Você! Pois essa e a pura verdade para todos que acreditam. E se por uma acaso venhamos morrer inesperadamente. Hooo sim. Aí veremos lá no outro lado. Amém!

    • Meu nobre pra lhe ajudar nesta sua informação. Tudo está escrito na bíblia, e basta dar uma lida em apocalipse ou livro de João ou até mesmo no livro de Lucas que encontrará estás afirmações. Somos oriundos do barro e para o barro voltaremos, somos espíritos, somos corpo, somos almas vivas. Assim Jesus Cristo já ensinava! E assim Deus na sua infinita sabedoria mandava fazer. Att Jorge Bastos. Obrigado! Obs.: Já fui um simpatizante desta doutrina e também estudava teologia. Resumindo (nada que ocorra na natureza acontecerá sem a permissão do criador).

  2. Consegue-se perceber sem dificuldade que a circulação do “ferro líquido” (melhor seria dizer “ferro em fusão”) cria diferenças constantes da gravimetria o que tem incidência directa na circulação geral da atmosfera (o ar, como qualquer material está sujeito à atracção gravítica e desloca-se em função das variações da intensidade de campo, além claro das variações térmicas, estas muito mais directas). A acção gravimétrica sendo mais lenta não é necessariamente menos intensa e quando combinada com a acção térmica pode ser compensada parcialmente ou pelo contrário ser intensificada, usando uma abordagem simplista para facilidade de entendimento. Deste modo processam-se alterações climáticas devidas a um factor (e não apenas a ele, claro) que de um modo geral não é tido em consideração nos modelos que procuram prever o comportamento do clima. Sendo tudo ou quase tudo atribuído às variações térmicas já se percebe que os resultados podem ser tão catastróficos quanto se quiser e daí a “parvoeira” geral sobre as alterações climáticas, que existem de facto mas de modo algum podem ser atribuídas isoladamente ao CO2 e muito menos à acção antropogénica.

    • Embora nao me sinta apto para análise deste fenômeno, creio de certo modo na explanação de Amândio Teixeira-Pinto, a quem de aqui endosso os meus cumprimentos.

    • Creio que irão gostar de ler este livro “The Adam and Eve Story”, de Chan Thomas, publicado em 1963, censurado pela CI[A] (encontram o pdf na página dessa agência), para ser depois “adaptado” (continuando por ter certos assuntos censurados) por essa mesma agência e desclassificado e tornado público novamente em 2013. Apesar do título parecer religioso, vai dar outra perspectiva à coisa.
      Agora questionem-se, porque raio foi este livro censurado?… Informação muito importante que não querem que a população em geral saiba… Posso dizer que parte da info censurada diz respeito à importância do Sol e da ausência de manchas solares na interferência com o campo eletromagnético da Terra.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.