Campanha “de inveja” contra o cancro gera polémica

 

(dv) Pancreatic Cancer Action

-

Uma campanha de sensibilização contra o cancro do pâncreas tem sido criticada por mostrar doentes que afirmam querer ter outro tipo de cancro.

A campanha da “inveja”, da ONG Pancreatic Cancer Action, mostra doentes que afirmam que preferiam ter cancro na mama, na coluna cervical ou no testículo.

A entidade alegou, no entanto, que o seu objectivo era mostrar que outros tipos de cancro apresentam maiores taxas de sobrevivência, afirma a BBC.

Contudo, as organizações que lidam com doentes de cancro da mama criticaram a ONG por “colocar um cancro contra o outro”.

‘Todos os cancros são horríveis’

Cerca de oito mil pessoas são diagnosticadas com cancro no pâncreas todos os anos, mas para muitos o diagnóstico chega demasiado tarde – e a única forma de tratamento, a cirurgia, já não pode ser realizada.

Apenas 3% dos doentes conseguem sobreviver por mais cinco anos – muito inferior à taxa de sobrevivência dos tumores de mama (85%), testículo (97%) e coluna cervical (67%).

A média de expectativa de vida para doentes de cancro no pâncreas é de quatro a seis meses.

Ali Stunt, a fundadora da Pancreatic Cancer Action – que sobreviveu à doença – afirma: “Lamentamos se essa campanha foi ofensiva. Os nossos corações estão com qualquer pessoa que seja afectada pelo cancro”.

“Todos os tipos de cancro são horríveis e são algo que não desejo a ninguém”.

Ali Stunt disse ainda: “A nossa campanha não diz que alguém deseja ter cancro, mas que prefeririam trocar o cancro no pâncreas por outro tipo de cancro que oferecesse melhores hipóteses de sobrevivência”.

“Nós seleccionamos de propósito tipos de cancro da campanha que têm taxas significativamente maiores de sobrevivência que o cancro no pâncreas”.

Desafio

“As taxas de sobrevivência são particularmente pequenas para o cancro pancreático, em parte porque os sinais e os sintomas são muito difíceis de encontrar”, disse Jane Maher, o chefe médico da entidade Macmillan Cancer Support, que patrocinou a campanha.

“Temos que assegurar que mais pessoas sejam diagnosticadas em estágios precoces da doença para que tenham mais hipóteses de recuperação”.

Chris Askew, chefe executivo da organização Breakthrough Breast Cancer afirmou contudo: “Nós condenamos qualquer mensagem que indique que um tipo de cancro é preferível a outro”. “Acreditamos que a campanha da Pancreatic Cancer Action faz exactamente isso”.

“Eu ainda não encontrei homem ou mulher portador de cancro da mama que se considere sortudo por ter recebido o diagnóstico”.

E Samia al Qadhi, chefe da Breast Cancer Care afirmou: “Não é útil comparar um cancro com o outro”

“Muitos de nós conhecem alguém que seja afectado por esta terrível doença e sabemos o impacto que ela pode ter nos pacientes e seus familiares”

“A menos que tenha passado por isso, é impossível entender completamente o grande desafio enfrentado pelas mulheres que acordam todos os dias para a realidade brutal do cancro de mama.”

ZAP / BBC

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. todos os cancros são maus porque para o tratamento a medicina convencional usa por exemplo a quimioterapia .
    a melhor forma de tratamento é a prevenção todos nós poderemos ter células canceriginas mas o nosso sistema imunitário ‘ trata delas ´o pior é quando existe deficiências de vitaminas e o corpo permite que se desenvolvam células más.
    depois hoje tudo em dia vem embalado em plastico , aditivos na comida , demasiado arroz branco , batatas sem pele , pão branco , xarope de milho ,abuso do açucar .
    a poluiçao também não ajuda nada .
    conselho : comer 2 ou 3 vezes carnes por semana sempre com intervalos e ter uma alimentação variada de legumes vegetais e frutas.

  2. Estamos a caminhar a passos largos para uma massificação do cancro a nível mundial. Essa é a agenda da elite cabal, adoecer as pessoas, matar os fracos, e lucrar com a cura dos que se tratarem e curarem! A recente comissão de saúde que decorreu na Assembleia da República foi palco, de mais uma vez, de criminosos disfarçados de médicos, que tiveram a lata de afirmar a público que o cancro vai crescer, “e que não tenhamos dúvidas” disseram eles!

    Claro que vai crescer, e a culpa não é dos médicos, a culpa é das pessoas que continuam a intoxicar-se de 1001 maneiras pelo que comem, pelo que vêem na televisão, pelo que lêem nas revistas cor de rosa, na imprensa, por todo o tipo de alimento que diariamente ingerem quer a nível físico quer a nível cultural! Tudo afecto o Organismo dos Seres-Humanos, o Organismo dos Seres-Humanos é sensível e receptor de vários estímulos internos e externos, quer a nível da alimentação quer a nível dos sentidos!

    Concordo plenamente com o comentário do CARLOS.

  3. Cancro é horrível!
    Eu sofro de policitemia Vera, de que nunca vejo nada publicitado……..
    É uma mutação que origina excesso de glóbulos vermelhos e plaquetas!
    Foi muito difícil os médicos ….??? diagnosticarem, apesar de eu já não dormir….ter perdido 14kgs, ter dores horríveis nas pontas dos dedos dos pés (eram tromboses )…..que me impediam de andar…..com TA muito elevadas e descontroladas…..
    Foi num celebre dia 1/08,que entra um medico de serviço de 26 anos,reumatologista, Dr.Joaquim Polido Pereira, que me salvou a vida!, pois ir-me-iam dar alta, pois estava muito nervosa!!!!! e até quando?? Mas deixo o meu testemunho,como ALERTA…. pois do meu cancro……nunca vi nada escrito, nem falado !!!!!

  4. Todos os cancros são maus. Mas não duvido que aquelas pessoas quisessem mesmo outro tipo de cancro. Se retrata a realidade a campanha não deve ser criticada. O politicamente correto não se deve sobrepor à realidade em questões tão sensíveis.

RESPONDER

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …

Cercas sanitárias e recolher obrigatório. Governo avalia novas medidas na próxima semana

O Ministério da Saúde, liderado por Marta Temido, vai voltar a reunir na próxima semana com o Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP), num encontro em que serão discutidas novas medidas para travar a propagação …

Presidenciais EUA. Biden promete vacina gratuita para todos, Trump apela ao voto latino

Joe Biden e Donald Trump continuam em campanha eleitoral para a corrida à Casa Branca, numas eleições que estão agendadas para 3 de novembro. O candidato presidencial democrata Joe Biden prometeu esta sexta-feira que a vacina …

Há 72 concelhos com risco "muito elevado" de contágio. Governo esconde mapas de perigo

O Governo insiste em não divulgar os mapas de perigo com o risco de contágio por coronavírus que foram feitos por peritos da Direcção Geral de Saíde (DGS). Isto numa altura em que o Expresso …

Nuno Melo estuda candidatura à liderança do CDS

O eurodeputado Nuno Melo não excluiu uma candidatura à liderança do CDS, avança este sábado o semanário Expresso. Confrontado pelo jornal, o eurodeputado não excluiu uma eventual candidatura à liderança dos centristas, dizendo apenas que "não …

Testes de diagnóstico já podem ser requisitados através do SNS24

O modelo de requisição de testes de diagnóstico à covid-19 através da linha de saúde 24 começou esta sexta-feira a funcionar, à semelhança dos meses mais complexos de março e abril, avançou a ministra da …