Os camiões excêntricos pintados à mão que dominam as estradas paquistanesas

Não há dois camiões paquistaneses iguais. Das cores aos desenhos, tudo é exagerado, mas são muito mais do que simples gigantes de quatro rodas para os seus criadores.

À saída da principal estrada comercial entre Islamabad e Rawalpindi, há artistas, soldadores, metalúrgicos, vendedores de buzinas e eletricistas a remodelar e decorar os enormes camiões estacionados.

O espaço, conhecido como “área de fábrica de transportes”, é dedicado à manutenção e cuidado destas criações que servem um propósito utilitário: transportar mercadorias.

Cada condutor quer que o seu camião seja o veículo mais admirado na estrada e dedicam-se a atingir o objetivo.

Segundo o NPR, a pintura de camiões tornou-se uma forma de arte distintamente paquistanesa. Os estudiosos têm encontrado provas de transportes decorados no subcontinente há milhares de anos, uma prática que começou a ganhar popularidade logo após a independência do país.

Há poucos camiões tão extravagantes quanto estes. Grandes ou pequenos, contam com autocolantes coloridos e pinturas de corações, flores, pavões, estrelas de cinema, cantores populares, animais, políticos, anjos e generais do exército feitas à mão.

Há quem coloque correntes penduradas no fundo dos camiões, que balançam com as paragens e as curvas. Há também quem escreva poesia neles, numa ode à solidão do camionista de longo curso.

A antropóloga e cineasta Samar Minallah Khan diz que a tradição paquistanesa da arte dos camiões é especial, especialmente porque anula as suposições sobre os camionistas.

“Celebra a sua cultura, o seu modo de vida. Vê-se que eles são artistas. São poetas. Têm sentido de humor. São amantes da natureza. Gostam de, sabe, de tantas coisas que precisam de ser celebradas”, acrescenta, em declarações ao NPR.

Os camiões são o principal meio de transporte de mercadorias do Paquistão, devido ao mau estado do sistema ferroviário. Há, atualmente, mais de 200 mil registados no país.

ZAP< //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.