Caminhos-de-ferro holandeses vão pagar milhões por transportar judeus para campos de extermínio

A empresa ferroviária nacional holandesa vai pagar milhões em indemnizações por ter transportado judeus do país que acabaram em campos de extermínio durante a ocupação nazi. Dos 140 mil judeus que havia no país, uns setenta por cento foram mortos, a taxa mais elevada de qualquer país ocupado pelos nazis.

De acordo com o Expresso, num artigo divulgado na quinta-feira, o NS deu uma contribuição decisiva, pois levava, a troco de pagamento (no total, o equivalente a 2,5 milhões de euros atuais), os presos para Westerbork, um campo de trânsito de onde seguiam para lugares como Auschwitz e Sobibor.

Já em 2005, o NS tinha reconhecido o seu papel e pedido desculpa, mas negou-se a pagar indemnizações. A iniciativa de obrigar a empresa ferroviária nacional partiu de Salo Muller, um antigo fisioterapeuta do clube de futebol Ajax, cujos pais foram mortos em Auschwitz quando este tinha cinco anos.

O que o inspirou foi o exemplo da SNCF, a empresa de caminhos-de-ferro francesa, que há anos se viu forçada a criar um fundo de 60 milhões de euros por razões semelhantes.

Um representante do Memorial Nacional de Westerbork, Dirk Mulder, foi o ano passado à televisão explicar o que estava em causa: “O NS cumpriu a ordem alemã de disponibilizar os comboios. Os alemães pagaram e disseram que o NS tinha de estabelecer um horário. E a empresa fez isso sem uma palavra de objeção”.

Cedendo à pressão, o NS estabeleceu uma comissão para estudar o assunto. Embora reconhecendo que nenhuma indemnização compensará o sofrimento infligido às vítimas, a comissão fixou valores: 15 mil euros para cada sobrevivente, entre cinco e sete mil euros para os descendentes, dependendo de terem nascido antes ou depois da guerra.

“Estima-se que vários milhares de pessoas sejam elegíveis para o pagamento, incluindo uns estimados 500 sobreviventes”, declarou a empresa. “O NS vai destinar várias dezenas de milhões de euros para isto nos próximos anos”. Insuficiente como é, constitui o princípio de uma resposta àquilo que o NS vê como “uma página negra na história da companhia”.

Salo Muller concluiu sobre o assunto: “Foi duro e infelizmente nem toda a gente está satisfeita. Mas é o que é”.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"A situação está caótica": Hospital de Penafiel com vários profissionais infetados

Colaboradores de vários grupos profissionais do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, em Penafiel, estão infetados com o novo coronavírus, disse esta terça-feira a administração daquela unidade, sem precisar o número de casos. "Tal como em …

"Santo Graal". Cientistas criam o primeiro supercondutor a temperatura ambiente do mundo

Uma equipa de físicos criou o primeiro material capaz de supercondutividade em temperatura ambiente, desenvolvendo um processo que pode ajudar a "quebrar barreiras e abrir a porta a muitas potenciais aplicações". Desde a sua descoberta, há …

Planetas parecidos com a Terra costumam ter "guarda-costas"

Um grupo internacional de astrónomos, liderado por Martin Schlecker do Instituto Max Planck para Astronomia, descobriu que o arranjo de planetas rochosos, gasosos e gelados nos sistemas planetários aparentemente não é aleatório e depende apenas …

Disney+ alerta para estereótipos racistas. Filmes clássicos com avisos sobre "maus tratos"

Embora já exibisse mensagens padrão desde o ano passado, a nova plataforma de vídeo Disney+ mostra agora um aviso, que não pode ser passado à frente, no início de vários filmes clássicos - como Dumbo …

Curados da covid-19 continuam com sintomas meses depois de terem contraído o vírus

Um estudo da Universidade de Oxford indica que 64% dos pacientes hospitalizados com o novo coronavírus apresenta falta de ar 2 a 3 meses depois de serem infetados. E quase 40% tem sintomas de depressão. Já …

Portugal vai estar no Mundial sub-20 (sem jogar o apuramento)

Todas as fases do Europeu sub-19 foram canceladas e a seleção portuguesa foi uma das eleitas para participar no Mundial do próximo ano. Portugal já sabe que vai estar na fase final do Mundial sub-20 (se …

Novos implantes cardíacos podem salvar 10 mil vidas por ano

O chamado envelope antibiótico envolve o implante cardíaco e previne infeções no paciente. Por ano, morrem cerca de 10 mil pessoas devido a infeções geradas pelo implante. O pacemaker é um pequeno aparelho que é colocado …

Banda dá concerto com músicos e público envoltos em bolhas de plástico para evitar contágio

A banda norte-americana Flaming Lips utilizou bolhas insufláveis ​​de tamanho humano num concerto em Oklahoma, uma solução para proteger os músicos e o público do novo coronavírus, enquanto tenta encontrar uma forma segura para atuar …

EUA. Especialista diz que as próximas semanas "vão ser as mais negras de toda a pandemia"

Um especialista em doenças infecciosas disse que no caso dos Estados Unidos, as próximas seis a 12 semanas vão ser as mais negras de toda a pandemia de covid-19. Michael Osterholm, diretor do Centro de Investigação …

Chelsea inscreve... Petr Cech

Antigo guarda-redes poderá voltar aos relvados nesta época, embora seja pouco provável, para já. Petr Čech entrou em campo pela última vez em maio de 2019, há quase um ano e meio. Já tinha anunciado a …