A caminho de Mercúrio, uma sonda passou pela Terra e deixou um rasto de “música cósmica”

A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou sonorizações da telemetria enviada pela sonda BepiColombo Mercury durante o sobrevoo da Terra a 20 de abril. A missão está agora a caminho de Mercúrio, onde deverá chegar em 2025.

Soando como uma série de peças sinfónicas atonais, as cinco gravações de áudio foram captadas por dois instrumentos instalados num dos dois satélites da missão espacial conjunta das agências espaciais europeia e japonesa, ESA e JAXA.

Durante o sobrevoo de abril, alguns dos instrumentos do Mercury Magnetospheric Orbiter da JAXA estavam já ativos, e os astrónomos aproveitaram a oportunidade para os calibrar antes da chegada a Mercúrio.

Entre estes instrumentos, encontram-se o Italian Spring Accelerometer (ISA), que mede as mudanças na velocidade da nave espacial em várias direções, e o magnetómetro MPO, que mede os campos magnéticos através dos quais a sonda está a viajar.

De acordo com o NewAtlas, cada uma das gravações de dados foi convertida em áudio e ajustada para se enquadrar na faixa da audição humana. Além disso, oito horas foram compactadas num minuto ou menos de áudio.

As sonorizações incluem dados de acelerómetro recolhidos quando a BepiColombo se aproximava da Terra a uma altitude de 256,39 a 129.488 quilómetros e enquanto a nave passava a uma altitude de 12.689 quilómetros. Uma terceira sonorização foi obtida quando a nave passou pela sombra da Terra.

A quarta sonorização foi obtida enquanto o magnetómetro MPO enviava dados durante a passagem da BepiColombo pela onda de choque da magnetosfera da Terra. A última gravação de áudio divulgada é baseada nas mesmas leituras do magnetómetro, mas com o som das rodas de reação da sonda, que mantém a sonda orientada na direção correta.

Agora na primeira etapa de uma jornada de sete anos ao mais pequeno e mais profundo planeta do Sistema Solar, a missão conjunta ESA / JAXA BepiColombo a Mercúrio foi lançada em 20 de outubro de 2018 e espera-se que chegue ao seu destino final em 2025.

Para o conseguir, a nave espacial não tripulada executará nove manobras planetárias de sobrevoo usando um foguete de propulsão e propulsores de iões relativamente pequenos. A passagem pela Terra foi a primeira destas manobras. A BepiColombo vai fazer ainda dois sobrevoos em Vénus e seis em Mercúrio antes de atingir a sua órbita final.

A missão é composta por dois satélites que estudarão o campo magnético de Mercúrio, bem como a sua estrutura e camada interior.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Jesus quer regressar ao Benfica. Acordo deve ficar fechado nas próximas horas

O futuro de Jorge Jesus continua a fazer correr muita tinta. Em Portugal, diz-se que o treinador tem um acordo quase fechado para regressar ao Benfica, enquanto que no Brasil há garantias de que ficará …

Erdogan anuncia que Santa Sofia volta a ser uma mesquita. UNESCO lamenta profundamente

O Presidente turco anunciou que as primeiras orações coletivas muçulmanas serão realizadas em 24 de julho em Santa Sofia, convertida em mesquita, acrescentando que o edifício permanecerá aberto a visitantes de todos os credos. "Vamos fazer …

PSD tem um substituto para o modelo Infarmed: reuniões no Parlamento transmitidas na televisão

O PSD considera que o "modelo Infarmed" já deu o que tinha a dar e, por isso, propõe substituí-lo por encontros públicos. O Expresso teve acesso a um projeto de resolução do PSD, entregue esta sexta-feira, …

José Mourinho diz que já não celebra golos (e explica porquê)

O treinador português José Mourinho diz que já não celebra os golos marcados pelo Tottenham, atribuindo as culpas deste seu comportamento ao VAR. "Eu já não celebro os golos, porque eu nunca sei se vai ser …

“O que aí vem ainda será pior”, avisa Costa e Silva

O diretor diretor executivo da petrolífera Partex, António Costa Silva, convidado pelo Governo para estudar um plano de retoma económica para o período pós-pandemia, acredita que "o que vem aí será pior". Em declarações ao jornal …

Países Baixos processam Rússia por envolvimento no derrube do voo MH17

O Governo dos Países Baixos anunciou que vai processar a Rússia perante o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) “pelo seu envolvimento na destruição do voo MH17”, abatido em 2014 quando sobrevoava a Ucrânia. A …

Barba-Negra encalhou o seu navio pirata de propósito (e já se sabe porquê)

O pirata britânico Barba-Negra deliberadamente encalhou o seu navio pirata, Queen Anne's Revenge, propõe um investigador. A embarcação estaria em péssimas condições. Edward Teach, mais conhecido como Barba-Negra, é talvez o mais famoso pirata de todos …

Peritos alertam DGS sobre alto risco de infeções no outono. Governo já prepara plano de ataque

Os peritos que trabalham diretamente com a Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a evolução da pandemia em Portugal alertam o órgão liderado por Graças Freitas que o deverá começar a subir significativamente no outono. A …

Rússia e China vetam ajuda humanitária na Síria. Juntos, já negaram apoio 26 vezes

A Federação Russa e a China vetaram esta sexta-feira uma resolução germano-belga que prentendia manter a situação relativa à ajuda humanitária transfronteiriça na Síria, por a quererem reduzir, contra todos os outros membros do Conselho …

ADN herdado dos neandertais pode aumentar o risco de covid-19

Uma nova investigação concluiu que um segmento de ADN herdado dos neandertais presente em alguns humanos pode aumentar o risco de covid-19. De acordo com o estudo levado a cabo por cientistas da Alemanha e …