/

Caminhar 25 minutos por dia aumenta esperança média de vida

2

Nam2@7676 / Flickr

-

O estudo afirma que andar, pelo menos, entre 20 a 25 minutos por dia pode retardar o envelhecimento e aumentar a esperança de vida entre três a sete anos.

Especialistas em saúde da Universidade de Saarland, na Alemanha, apresentaram uma nova investigação que defende que andar a passo ligeiro ou correr de uma forma mais lenta (durante 20 ou 25 minutos) pode reduzir o envelhecimento e aumentar a esperança média de vida, noticia o The Mirror, citado pelo RT.

Os investigadores examinaram um grupo de pessoas saudáveis e não fumadoras, com idades compreendidas entre os 30 e os 60 anos de idade, mas que não faziam exercício regularmente.

Acompanhadas durante seis meses com um programa de exercício regular, com treinos intervalados de alta intensidade e de força, a amostra comprovou um processo de anti-envelhecimento.

“O exercício acrescenta entre três a sete anos de vida. É antidepressivo, melhora a função cognitiva e pode até retardar o aparecimento de problemas como a demência”, explica Sanjay Sharma, professor britânico de doenças cardíacas hereditárias.

Segundo o especialista, o exercício moderado reduz para metade o risco de morrer de um ataque cardíaco aos 50 ou 60 anos de idade.

“O estudo é relevante porque sugere que quando as pessoas fazem exercício físico regular podem retardar o processo de envelhecimento”, diz.

De acordo com a investigação, seguir este comportamento é fundamental, tendo em conta o estilo de vida sedentário da população, mas também porque traz benefícios independentemente da idade com que se comece a praticar.

Começar a caminhar, por exemplo, numa idade mais avançada ajuda a reduzir os riscos de perturbação do ritmo cardíaco, problema que afeta 10% das pessoas com 80 anos de idade ou mais.

Christi Deaton, professora no Instituto de Saúde Pública de Cambridge, afirma que este estudo é mais uma prova de que a atividade física tem efeitos positivos.

“Quanto mais ativas as pessoas forem, e não interessa quando começam, mais benefícios vão notar”.

ZAP / RT

 

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.