Caminhar 25 minutos por dia aumenta esperança média de vida

O estudo afirma que andar, pelo menos, entre 20 a 25 minutos por dia pode retardar o envelhecimento e aumentar a esperança de vida entre três a sete anos.

Especialistas em saúde da Universidade de Saarland, na Alemanha, apresentaram uma nova investigação que defende que andar a passo ligeiro ou correr de uma forma mais lenta (durante 20 ou 25 minutos) pode reduzir o envelhecimento e aumentar a esperança média de vida, noticia o The Mirror, citado pelo RT.

Os investigadores examinaram um grupo de pessoas saudáveis e não fumadoras, com idades compreendidas entre os 30 e os 60 anos de idade, mas que não faziam exercício regularmente.

Acompanhadas durante seis meses com um programa de exercício regular, com treinos intervalados de alta intensidade e de força, a amostra comprovou um processo de anti-envelhecimento.

“O exercício acrescenta entre três a sete anos de vida. É antidepressivo, melhora a função cognitiva e pode até retardar o aparecimento de problemas como a demência”, explica Sanjay Sharma, professor britânico de doenças cardíacas hereditárias.

Segundo o especialista, o exercício moderado reduz para metade o risco de morrer de um ataque cardíaco aos 50 ou 60 anos de idade.

“O estudo é relevante porque sugere que quando as pessoas fazem exercício físico regular podem retardar o processo de envelhecimento”, diz.

De acordo com a investigação, seguir este comportamento é fundamental, tendo em conta o estilo de vida sedentário da população, mas também porque traz benefícios independentemente da idade com que se comece a praticar.

Começar a caminhar, por exemplo, numa idade mais avançada ajuda a reduzir os riscos de perturbação do ritmo cardíaco, problema que afeta 10% das pessoas com 80 anos de idade ou mais.

Christi Deaton, professora no Instituto de Saúde Pública de Cambridge, afirma que este estudo é mais uma prova de que a atividade física tem efeitos positivos.

“Quanto mais ativas as pessoas forem, e não interessa quando começam, mais benefícios vão notar”.

ZAP / RT

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …