Caminhar 25 minutos por dia aumenta esperança média de vida

O estudo afirma que andar, pelo menos, entre 20 a 25 minutos por dia pode retardar o envelhecimento e aumentar a esperança de vida entre três a sete anos.

Especialistas em saúde da Universidade de Saarland, na Alemanha, apresentaram uma nova investigação que defende que andar a passo ligeiro ou correr de uma forma mais lenta (durante 20 ou 25 minutos) pode reduzir o envelhecimento e aumentar a esperança média de vida, noticia o The Mirror, citado pelo RT.

Os investigadores examinaram um grupo de pessoas saudáveis e não fumadoras, com idades compreendidas entre os 30 e os 60 anos de idade, mas que não faziam exercício regularmente.

Acompanhadas durante seis meses com um programa de exercício regular, com treinos intervalados de alta intensidade e de força, a amostra comprovou um processo de anti-envelhecimento.

“O exercício acrescenta entre três a sete anos de vida. É antidepressivo, melhora a função cognitiva e pode até retardar o aparecimento de problemas como a demência”, explica Sanjay Sharma, professor britânico de doenças cardíacas hereditárias.

Segundo o especialista, o exercício moderado reduz para metade o risco de morrer de um ataque cardíaco aos 50 ou 60 anos de idade.

“O estudo é relevante porque sugere que quando as pessoas fazem exercício físico regular podem retardar o processo de envelhecimento”, diz.

De acordo com a investigação, seguir este comportamento é fundamental, tendo em conta o estilo de vida sedentário da população, mas também porque traz benefícios independentemente da idade com que se comece a praticar.

Começar a caminhar, por exemplo, numa idade mais avançada ajuda a reduzir os riscos de perturbação do ritmo cardíaco, problema que afeta 10% das pessoas com 80 anos de idade ou mais.

Christi Deaton, professora no Instituto de Saúde Pública de Cambridge, afirma que este estudo é mais uma prova de que a atividade física tem efeitos positivos.

“Quanto mais ativas as pessoas forem, e não interessa quando começam, mais benefícios vão notar”.

ZAP / RT

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Centenas de pessoas protestam em Barcelona contra a prisão de Puigdemont em Itália

Centenas de pessoas reuniram-se próximo do consulado italiano em Barcelona em protesto contra a prisão de Carles Puigdemont. Centenas de pessoas reuniram-se esta sexta-feira próximo do consulado italiano em Barcelona, guardado por um forte dispositivo da …

Portugal com mais 9 mortes e 757 casos de covid-19

Portugal registou 757 novos casos e nove mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

EUA comprometem-se a tomar medidas concretas para resolver diferenças com França

Os Estados Unidos continuam a tentar resolver as diferenças com a França na sequência da crise dos submarinos, com o secretário de Estado a admitir que Washington terá de tomar medidas concretas para reconquistar a …

Portugueses suspeitos de violação em Espanha vão ser libertados

Depois de um recurso inicial ter sido rejeitado por perigo de fuga, um tribunal de instância superior aceitou o pedido de libertação dos dois portugueses que estavam em prisão preventiva desde Julho. Vão ser libertados esta …

Administração da insolvência defende a viabilização da Dielmar

As manifestações de interesse na compra da Dielmar devem ser apresentadas até à próxima segunda-feira. A assembleia de credores está marcada para 6 de Outubro. Segundo revela uma fonte próxima ao Jornal Económico, o administrador da …

FBI emite mandado de detenção a Brian Laundrie, namorado de Gabby Petito

O namorado de Gabby Petito desapareceu três dias depois da jovem também ter sido dada como desaparecida. O jovem de 23 anos está também a ser acusado de fraude bancária. O FBI emitiu esta quarta-feira um …

Cavidade gigante no espaço lança nova luz sobre a formação estelar

Astrónomos que analisaram mapas 3D das formas e tamanhos de nuvens moleculares próximas descobriram uma cavidade gigantesca no espaço. O vazio em forma de esfera, descrito na revista The Astrophysical Journal Letters, abrange cerca de 150 …

Professor que fazia vídeos obscenos foi suspenso

O Ministério da Educação suspendeu o professor de Economia e Direito da Escola Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, que terá um canal de YouTube com vídeos obscenos. O docente da Secundária Eça de …

Bolsonaro quis apostar caixa de uísque com Boris Johnson por “anticorpos”

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, revelou na quinta-feira que tentou "apostar uma caixa de uísque" com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, alegando ter mais anticorpos para a covid-19 do que o britânico. A sugestão …

Sondagens, sondagens, sondagens. O que esperar da noite eleitoral

Para além do poder local, muito está em jogo nas próximas eleições autárquicas, com algumas direções nacionais a fazerem depender o seu futuro do resultado alcançado no domingo. Enquanto as urnas não abrem, uma ronda …