/

Camarões louva-a-deus começam a dar socos com apenas nove dias de vida

(dr) Jacob Harrison

Uma larva de um camarão louva-a-deus com nove dias de vida

Os camarões louva-a-deus possuem apêndices que perfuram a água com uma força explosiva. Pelos vistos, as suas crias podem fazer o mesmo apenas nove dias depois de virem ao mundo.

De acordo com o site Live Science, uma equipa de cientistas chegou a esta conclusão depois de ter estudado larvas do camarão louva-a-deus filipino (Gonodactylaceus falcatus) recolhidas de Oahu, no Havai.

Os investigadores também criaram alguns espécimes a partir de ovos, monitorizando cuidadosamente o seu desenvolvimento ao longo do tempo e, de seguida, ampliando os seus apêndices sob o microscópio.

Estas estruturas, chamadas apêndices raptoriais, funcionam de forma semelhante a um arco e flecha, na medida em que as pontas são puxadas para trás, ficam “encaixadas” contra um mecanismo semelhante a uma mola e, de seguida, se soltam num movimento repentino e enérgico.

Quando um camarão louva-a-deus adulto protagoniza um destes ataques, as pontas dos seus apêndices podem cortar a água a cerca de 80 quilómetros por hora, de acordo com a National Geographic.

Neste estudo, depois de os ovos eclodirem, entre o nono e o décimo quarto dia de vida, “as larvas começaram a atacar e a ‘agitar’ os seus apêndices raptoriais enquanto nadavam”, escreveram os autores do estudo publicado, a 29 de abril, na revista científica Journal of Experimental Biology.

Nesta fase, os apêndices raptoriais estavam totalmente formados e assemelhavam-se muito aos dos adultos em termos de estrutura. Cada larva media aproximadamente o tamanho de um grão de arroz.

“O que descobrimos foi que podiam produzir acelerações e velocidades realmente altas em relação ao tamanho do seu corpo”, disse Jacob Harrison, estudante de Biologia da Universidade Duke e autor principal do artigo científico.

No entanto, em termos de velocidade geral, os ataques das larvas foram apenas de cerca de 1,4 quilómetros por hora, uma ordem de magnitude muito mais lenta do que a dos ataques dos camarões adultos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.