Camarões louva-a-deus começam a dar socos com apenas nove dias de vida

(dr) Jacob Harrison

Uma larva de um camarão louva-a-deus com nove dias de vida

Os camarões louva-a-deus possuem apêndices que perfuram a água com uma força explosiva. Pelos vistos, as suas crias podem fazer o mesmo apenas nove dias depois de virem ao mundo.

De acordo com o site Live Science, uma equipa de cientistas chegou a esta conclusão depois de ter estudado larvas do camarão louva-a-deus filipino (Gonodactylaceus falcatus) recolhidas de Oahu, no Havai.

Os investigadores também criaram alguns espécimes a partir de ovos, monitorizando cuidadosamente o seu desenvolvimento ao longo do tempo e, de seguida, ampliando os seus apêndices sob o microscópio.

Estas estruturas, chamadas apêndices raptoriais, funcionam de forma semelhante a um arco e flecha, na medida em que as pontas são puxadas para trás, ficam “encaixadas” contra um mecanismo semelhante a uma mola e, de seguida, se soltam num movimento repentino e enérgico.

Quando um camarão louva-a-deus adulto protagoniza um destes ataques, as pontas dos seus apêndices podem cortar a água a cerca de 80 quilómetros por hora, de acordo com a National Geographic.

Neste estudo, depois de os ovos eclodirem, entre o nono e o décimo quarto dia de vida, “as larvas começaram a atacar e a ‘agitar’ os seus apêndices raptoriais enquanto nadavam”, escreveram os autores do estudo publicado, a 29 de abril, na revista científica Journal of Experimental Biology.

Nesta fase, os apêndices raptoriais estavam totalmente formados e assemelhavam-se muito aos dos adultos em termos de estrutura. Cada larva media aproximadamente o tamanho de um grão de arroz.

“O que descobrimos foi que podiam produzir acelerações e velocidades realmente altas em relação ao tamanho do seu corpo”, disse Jacob Harrison, estudante de Biologia da Universidade Duke e autor principal do artigo científico.

No entanto, em termos de velocidade geral, os ataques das larvas foram apenas de cerca de 1,4 quilómetros por hora, uma ordem de magnitude muito mais lenta do que a dos ataques dos camarões adultos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

China suspende "diálogo económico" com a Austrália e denuncia "mentalidade de Guerra Fria"

Esta quinta-feira, o Governo chinês anunciou a suspensão "por tempo indefinido" de todas as atividades realizadas no âmbito da iniciativa "Diálogo Económico Estratégico China-Austrália". As relações entra a China e o ocidente estão cada vez mais …

Bolsonaro diz ter tido sintomas de reinfeção. China acusa-o de "politizar" novo coronavírus

O Presidente do Brasil admitiu na quinta-feira que teve sintomas de reinfeção pelo novo coronavírus "há poucos dias" e afirmou que tomou ivermectina, fármaco sem comprovação científica contra a covid-19. As declarações de Jair Bolsonaro foram …

"É fácil despedir". PCP quer mudar regime de despedimento coletivo e extinção de postos de trabalho

O PCP vai entregar na Assembleia da República esta sexta-feira um projeto de lei que visa limitar os despedimentos coletivos e a extinção de postos de trabalho, eliminando o despedimento por inadaptação. O objetivo do partido …

Páginas ocultas do PRR revelam "reedição da troika" na reforma aos hospitais

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê uma concentração das urgências da Grande Lisboa e Grande Porto, cortes nos gastos e uma gestão dos hospitais mais vigiada com imposição de objetivos financeiros. O jornal Expresso …

Já há uma explicação científica para as "dunas" do céu do Norte

Um ano depois da sua observação, as auroras de dunas, ou auroras boreais em forma de duna, já possuem confirmação e explicação científica. A aurora boreal nasce quando as partículas carregadas expelidas pelo Sol, como eletrões, …

Praia. Desporto e equipamentos de lazer vão ter regras novas

O Governo aprovou esta quinta-feira as regras de acesso e ocupação das praias durante a época balnear, com alterações em relação ao ano passado ao nível da atividade desportiva no areal e da utilização de …

Bastião trabalhista derrotado. Conservadores conseguem vitória na "muralha vermelha" britânica

Os conservadores conseguiram derrubar o domínio trabalhista do círculo de Hartlepool. Jill Mortimer venceu com mais de 50% dos votos e ajudou a reforçar a maioria de Boris Johnson, primeiro-ministro britânico. O antigo deputado trabalhista Mike …

Curso de Medicina na Católica vai custar 100 mil euros. Candidaturas terminam este mês

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) anunciou, em setembro do ano passado, ter recebido luz verde da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) para o curso de Medicina. Agora, sabe-se que vai custar …

Ivo Rosa deixa colegas "estupefactos" com violação de regra sagrada do Direito

O Conselho Superior da Magistratura recebeu várias queixas de juízes desembargadores contra Ivo Rosa. Em causa estão decisões do juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal, especialmente no âmbito do processo Operação Marquês, que vão …

Presidente do Atlético diz que "Félix será um dos melhores da Europa"

O presidente do Atlético de Madrid garantiu que, "dentro de meses", o jovem português "será um dos melhores jogadores da Europa". Numa entrevista à Cadena Cope e Rádio Marca, Enrique Cerezo abordou vários assuntos sobre o …