Câmaras de gás nazis foram um “detalhe” para Le Pen

ernest-morales / Flickr

Jean-Marie le Pen

Jean-Marie le Pen

Jean-Marie Le Pen, fundador da Frente Nacional Francesa (FN), reafirmou hoje que as câmaras de gás nazis foram um “detalhe” da Segunda Guerra Mundial, merecendo críticas da direita e da sua filha, atual líder do partido.

Em declarações a um canal de televisão francês, o eurodeputado disse não se arrepender do que tem vindo a afirmar nos últimos 30 anos e reiterou que as câmaras de gás são um “detalhe” da Segunda Guerra Mundial.

“Eu disse aquilo em que acreditava. As câmaras de gás foram um detalhe da guerra, a menos que aceitemos que a guerra foi um detalhe das câmaras de gás”, afirmou o fundador do partido de extrema-direita francês. “Eu persisto porque acredito que esta é a verdade e que ninguém deveria ficar chocado”, acrescentou.

Jean-Marie Le Pen chamou pela primeira vez às câmaras de gás um “detalhe” em 1987, repetindo a afirmação dez anos mais tarde, em Munique, na Alemanha, e ainda em comentários a uma revista francesa, em 2008, e no Parlamento Europeu, em 2009.

A União Judaica Nacional e os ativistas antirracismo condenaram a declaração de Le Pen, com o grupo ativista SOS Racism empenhado em ver o líder histórico da extrema-direita “novamente condenado” pelas suas palavras.

A filha, Marine Le Pen, criticou de novo as palavras do pai.

“Isso não é novidade. Eu discordo profundamente de Jean-Marie Le Pen, tanto na forma como no conteúdo“, declarou à AFP.

Desde que assumiu a liderança da FN, em 2011, Marine Le Pen tem procurado aproximar-se do eleitorado do centro. A FN conseguiu o primeiro lugar nas eleições europeias do ano passado e um quarto dos votos na primeira volta das eleições regionais, realizadas há duas semanas.

O partido, que dirige o seu discurso contra a União Europeia e os imigrantes, está a preparar a candidatura de Marine Le Pen às eleições presidenciais, marcadas para 2017.

A tensão entre Jean-Marie Le Pen e a filha agudizou-se em junho do ano passado por causa de um trocadilho aparentemente antissemita daquele eurodeputado, que aparecia num vídeo colocado no ‘site’ da FN.

Marine Le Pen não gostou desse trocadilho e, pela primeira vez, criticou Jean-Marie Le Pen em público.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Nuno Freitas demite-se da presidência da CP

Nuno Freitas irá deixar o cargo de presidente da CP a 1 de outubro, sexta-feira. O engenheiro, que terminava o mandato dentro de três meses, pediu à tutela para sair mais cedo da empresa por …

Operação Marquês. MP entrega recurso, mas Sócrates diz que o prazo "excepcionalérrimo" já acabou

O prazo para o MP avançar com o recurso acabou no dia 23, mas os procuradores entregaram os documentos esta terça-feira, nos três dias úteis adicionais que geralmente são concedidos. No entanto, a defesa de …

Chegou ao fim a "missão espinhosa coroada de sucesso" da task force

A task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19 confirmou, esta terça-feira, o fim da missão no contexto da pandemia e a transição para um núcleo de coordenação. Tal como tinha sido avançado pelo …

Pizzi nunca jogou tão pouco como esta época

Nunca Pizzi jogou tão pouco como esta temporada ao serviço do SL Benfica. O médio era uma das peças mais importantes do plantel, mas tem vindo a perder relevância. "Ele não tem entrado tanto de início, …

Marcelo recusa crises políticas e defende discussão de reforma do Estado até às legislativas de 2023

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu esta segunda-feira que o país deve manter-se livre de crises políticas até 2023, mas considera difícil deixar de se fazer uma discussão sobre a reforma do …

Arqueólogos encontram o primeiro geoglifo do mundo em forma de touro

Um geoglifo em forma de touro foi encontrado num sítio arqueológico localizado no sul da Sibéria, informou o Instituto de História e Cultura Material da Academia de Ciências da Rússia. Apesar do touro ser um símbolo …

"O BE teve um mau resultado." Catarina Martins assume derrota, mas deixa aviso a Moedas

No day after, e já com a notícia consolidada da vitória de Carlos Moedas em Lisboa, Catarina Martins não hesitou em assumir a derrota do Bloco de Esquerda. Lisboa era a Câmara mais relevante para o …

Voto útil pode explicar vitória de Moedas (que precisa da esquerda para governar Lisboa)

Carlos Moedas está forçado a fazer acordos para governar a Câmara de Lisboa que tem uma maioria de esquerda de 10 vereadores contra 7 dos partidos à direita. O novo autarca da capital já disse …

É uma práctica comum dos atletas - mas será verdade que os banhos de gelo ajudam os músculos?

Os banhos de gelo trazem benefícios para atletas que treinem a resistência, mas podem ser prejudiciais para quem se dedica a treinar a força. É uma práctica recorrente entre os atletas e até entre pessoas comuns …

Sem maioria absoluta, Moreira começa a fazer contas à vida - mas acordo com a oposição pode estar longe

Rui Moreira voltou a garantir a liderança da autarquia portuense para os próximos quatro anos, mas sem maioria absoluta. Assim, terá de começar a pensar em possíveis acordos. PS e Bloco de Esquerda recusam compromissos. …