Câmaras de gás nazis foram um “detalhe” para Le Pen

ernest-morales / Flickr

Jean-Marie le Pen

Jean-Marie le Pen

Jean-Marie Le Pen, fundador da Frente Nacional Francesa (FN), reafirmou hoje que as câmaras de gás nazis foram um “detalhe” da Segunda Guerra Mundial, merecendo críticas da direita e da sua filha, atual líder do partido.

Em declarações a um canal de televisão francês, o eurodeputado disse não se arrepender do que tem vindo a afirmar nos últimos 30 anos e reiterou que as câmaras de gás são um “detalhe” da Segunda Guerra Mundial.

“Eu disse aquilo em que acreditava. As câmaras de gás foram um detalhe da guerra, a menos que aceitemos que a guerra foi um detalhe das câmaras de gás”, afirmou o fundador do partido de extrema-direita francês. “Eu persisto porque acredito que esta é a verdade e que ninguém deveria ficar chocado”, acrescentou.

Jean-Marie Le Pen chamou pela primeira vez às câmaras de gás um “detalhe” em 1987, repetindo a afirmação dez anos mais tarde, em Munique, na Alemanha, e ainda em comentários a uma revista francesa, em 2008, e no Parlamento Europeu, em 2009.

A União Judaica Nacional e os ativistas antirracismo condenaram a declaração de Le Pen, com o grupo ativista SOS Racism empenhado em ver o líder histórico da extrema-direita “novamente condenado” pelas suas palavras.

A filha, Marine Le Pen, criticou de novo as palavras do pai.

“Isso não é novidade. Eu discordo profundamente de Jean-Marie Le Pen, tanto na forma como no conteúdo“, declarou à AFP.

Desde que assumiu a liderança da FN, em 2011, Marine Le Pen tem procurado aproximar-se do eleitorado do centro. A FN conseguiu o primeiro lugar nas eleições europeias do ano passado e um quarto dos votos na primeira volta das eleições regionais, realizadas há duas semanas.

O partido, que dirige o seu discurso contra a União Europeia e os imigrantes, está a preparar a candidatura de Marine Le Pen às eleições presidenciais, marcadas para 2017.

A tensão entre Jean-Marie Le Pen e a filha agudizou-se em junho do ano passado por causa de um trocadilho aparentemente antissemita daquele eurodeputado, que aparecia num vídeo colocado no ‘site’ da FN.

Marine Le Pen não gostou desse trocadilho e, pela primeira vez, criticou Jean-Marie Le Pen em público.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.