Camarão que mata peixes com “ataque sonoro” só podia chamar-se… Pink Floyd

Arthur Anker

Synalpheus pinkfloydi

Synalpheus pinkfloydi

Uma nova espécie de camarão marinho foi batizada em homenagem à mítica banda britânica Pink Floyd graças a um pacto entre os cientistas que o descobriram – que são claramente fãs de rock.

Segundo a BBC, o grupo de cientistas já estava à procura de uma maneira de homenagear o “rock n’ roll”. Quando encontraram uma espécie de camarão cor-de-rosa (“pink” em inglês), não desperdiçaram a oportunidade.

O Synalpheus pinkfloydi usa a sua garra gigante para criar um som tão alto que é capaz de matar peixes pequenos. A espécie foi divulgada no Zootaxa por cientistas da Universidade Oxford, no Reino Unido, da Universidade Federal de Goiás, no Brasil, e da Universidade Seattle, nos EUA.

Sammy De Grave, chefe de investigação do Museu de História Natural de Oxford, disse que é fã da banda britânica de rock “Pink Floyd”, desde a adolescência.

“Ouço esta banda desde que o álbum The Wall foi lançado em 1979, quando eu tinha 14 anos. Descobrir esta nova espécie de camarão-pistola foi a oportunidade perfeita para finalmente homenagear a minha banda favorita”, destacou.

De Grave já batizou outros crustáceos com referências a lendas do rock. O nome de uma outra espécie de camarão, a Elephantis jaggerai, foi inspirada no vocalista da banda Rolling Stones, Mick Jagger.

Ao fechar a sua garra rapidamente, o camarão-pistola, ou camarão-de-estalo, é capaz de produzir não apenas um som de estalo, mas também uma agressiva onda de choque que atinge e imobiliza a sua presa.

Esta nova espécie é encontrada na costa do Pacífico do Panamá e produz um som de 210 decibéis, um dos mais altos de todo o oceano, que supera o barulho de um tiro.

Mas esta não a primeira vez que cientistas homenageiam famosos ao descobrir uma nova espécie de animal. Em dezembro de 2016, uma aranha com um formato parecido ao Chapéu Seletor que aparece nos filmes da saga Harry Potter foi batizada de “Eriovixia gryffindori” em homenagem ao personagem Godric Gryffindor, co-fundador de Hogwarts.

Um fóssil marinho de 505 milhões de anos e com pinças em forma de tesoura foi batizado de “Kooteninchela deppi” em homenagem ao actor Johnny Depp, que interpretou o Eduardo Mãos de Tesoura no filme dirigido por Tim Burton.

ZAP // BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Só uma correcção a um erro comum nas unidades com nomes de pessoas que nunca se escreve nem pronuncia no plural, neste caso diz-se 210 decibel, apesar do “deci” antes do nome de Bel em vez de “decibeis”.

    • Erro comum é esse mesmo, exigir que o nome das unidades se escreve sempre no singular.
      O erro é misturar regras de composição de grandezas, unidades e símbolos de unidades.
      Regras confundidas:
      – o símbolo das unidades nunca é no plural.
      – o símbolo das unidades em que o nome foi em homenagem a um cientista, começam em maiúscula
      – as unidades quando escritas por extenso, seguem a grafia portuguesa e quando o valor é superior a 2 inclusivé são escritas em plural, segundo o BIPM, Bureau International de Poids et Mesures, o qual Portugal faz parte.

RESPONDER

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TilTok anuncia acordo com Oracle e Wallmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …