Camarão que mata peixes com “ataque sonoro” só podia chamar-se… Pink Floyd

Arthur Anker

Synalpheus pinkfloydi

Synalpheus pinkfloydi

Uma nova espécie de camarão marinho foi batizada em homenagem à mítica banda britânica Pink Floyd graças a um pacto entre os cientistas que o descobriram – que são claramente fãs de rock.

Segundo a BBC, o grupo de cientistas já estava à procura de uma maneira de homenagear o “rock n’ roll”. Quando encontraram uma espécie de camarão cor-de-rosa (“pink” em inglês), não desperdiçaram a oportunidade.

O Synalpheus pinkfloydi usa a sua garra gigante para criar um som tão alto que é capaz de matar peixes pequenos. A espécie foi divulgada no Zootaxa por cientistas da Universidade Oxford, no Reino Unido, da Universidade Federal de Goiás, no Brasil, e da Universidade Seattle, nos EUA.

Sammy De Grave, chefe de investigação do Museu de História Natural de Oxford, disse que é fã da banda britânica de rock “Pink Floyd”, desde a adolescência.

“Ouço esta banda desde que o álbum The Wall foi lançado em 1979, quando eu tinha 14 anos. Descobrir esta nova espécie de camarão-pistola foi a oportunidade perfeita para finalmente homenagear a minha banda favorita”, destacou.

De Grave já batizou outros crustáceos com referências a lendas do rock. O nome de uma outra espécie de camarão, a Elephantis jaggerai, foi inspirada no vocalista da banda Rolling Stones, Mick Jagger.

Ao fechar a sua garra rapidamente, o camarão-pistola, ou camarão-de-estalo, é capaz de produzir não apenas um som de estalo, mas também uma agressiva onda de choque que atinge e imobiliza a sua presa.

Esta nova espécie é encontrada na costa do Pacífico do Panamá e produz um som de 210 decibéis, um dos mais altos de todo o oceano, que supera o barulho de um tiro.

Mas esta não a primeira vez que cientistas homenageiam famosos ao descobrir uma nova espécie de animal. Em dezembro de 2016, uma aranha com um formato parecido ao Chapéu Seletor que aparece nos filmes da saga Harry Potter foi batizada de “Eriovixia gryffindori” em homenagem ao personagem Godric Gryffindor, co-fundador de Hogwarts.

Um fóssil marinho de 505 milhões de anos e com pinças em forma de tesoura foi batizado de “Kooteninchela deppi” em homenagem ao actor Johnny Depp, que interpretou o Eduardo Mãos de Tesoura no filme dirigido por Tim Burton.

ZAP // BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Só uma correcção a um erro comum nas unidades com nomes de pessoas que nunca se escreve nem pronuncia no plural, neste caso diz-se 210 decibel, apesar do “deci” antes do nome de Bel em vez de “decibeis”.

    • Erro comum é esse mesmo, exigir que o nome das unidades se escreve sempre no singular.
      O erro é misturar regras de composição de grandezas, unidades e símbolos de unidades.
      Regras confundidas:
      – o símbolo das unidades nunca é no plural.
      – o símbolo das unidades em que o nome foi em homenagem a um cientista, começam em maiúscula
      – as unidades quando escritas por extenso, seguem a grafia portuguesa e quando o valor é superior a 2 inclusivé são escritas em plural, segundo o BIPM, Bureau International de Poids et Mesures, o qual Portugal faz parte.

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …