Câmara secreta da Grande Pirâmide egípcia pode conter trono “extraterrestre”

No início de novembro de 2017, a revista científica Nature publicou um artigo dedicado à descoberta de um enorme espaço vazio no interior da Grande Pirâmide de Gizé no Egito. Desde então, cientistas estão questionam-se qual poderia ter sido a função desta cavidade.

cavidade, com pelo menos 30 metros de comprimento, tornou-se a primeira estrutura interna encontrada nesta construção antiga desde o século XIX.

O especialista italiano, Giulio Magli, professor de arqueoastronomia na Universidade Politécnica de Milão, em Itália, foi o primeiro a formular uma das hipóteses: o grande espaço vazio poderia conter um trono de ferro de origem extraterrestre, que o faraó teria utilizado antes de falecer, segundo o RT.

O cientista afirma que o trono talvez tivesse cumprido a função de “transporte” para a vida após a morte.

“Há uma possível interpretação, que está de acordo com o que sabemos sobre a religião funerária egípcia, tal como se vê nos Textos das Pirâmides. Os textos dizem que o faraó, antes de chegar às estrelas do norte, terá que passar as portas do céu e sentar-se no trono de ferro”.

Magli descarta que se trate de uma cavidade projetada para diminuir o peso da estrutura maciça. “A área recém-descoberta não tem a função prática de aliviar o peso, porque o teto da galeria já estava construído com uma técnica de suporte por este mesmo motivo”.

O possível trono de ferro na Grande Pirâmide talvez seja parecido com o da mãe do faraó Quéops, a rainha Hetepherés, que a Universidade de Harvard conseguiu reconstruir. Embora possa ser um trono semelhante, os especialistas asseguram que o da Pirâmide de Gizé estaria coberto com finas folhas de ferro meteorítico.

“Claro que não seria ferro fundido, que não era utilizado naquele tempo, mas sim o raro ferro caído do céu sob a forma de meteoritos de ferro – distinguível devido à alta percentagem de níquel”, que também é citado nos textos, afirma Magli no estudo.

Os egípcios já utilizaram este curioso material anteriormente para desenhar dispositivos diferentes, em particular a famosa adaga de Tutancamon, fabricada há mais de 3,3 mil anos.

A Grande Pirâmide de Gizé, construída por volta de 2570 a.C., está situada nos arredores da capital egípcia, Cairo. É a mais antiga das sete maravilhas do mundo e a única que se conservou até hoje.

ZAP // Sputnik News

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • Se o ferro era proveniente de meteoritos e caía do céu, logicamente que era extra-terrestre…Não quer dizer que eram os tais homenzinhos verdes e só com um olho que vinham por aí abaixo trazer umas carradas de ferro!

  1. Naquela época não havia ainda anti-corrosivos de maneira que o trono de ferro já deu o badagaio e os extraterrestres com a poluição que por cá há já procuraram locais mais limpos!.

  2. O que é certo é que, nem com a tecnologia de hoje em dia conseguiríamos replicar a construção desta pirâmide perfeita!… Digam o que disserem, tudo pode ser possível, não me choca nada já.

  3. Gostava de saber como descobriram a data da criacao da piramide…

    … simplesmente nao ha elementos… e as eventuais provas de construcao indicam bem mais idade.

    … tudo aponta que as piramides ja existiam quando os egipcios dinasticos por lá apareceram! O seu proposito é completamente desconhecido.. apenas existem suposicoes.. (e as que se assentam em factos nao sao apresentadas pelos media – falo do revestimento em mica… dos angulos rectos escavados em pedra sendo perfeitos numa idade que supostamente se reflectia em tecnologia de bronze… da eximia reflexao do som..)

  4. Onde é que esse tal de Giulio Magli foi desencantar a ideia do trono de ferro ???
    Detectou algum ferro naquele espaço? Não!
    Detectou algum ferro em qualquer parte da pirâmide? Não!
    Terá ele noção de que apenas se detectou espaço aparentemente VAZIO acima da galeria?
    (conclusão chegada usando detectores de muões, colocados em posições estratégicas na pirâmide)

    Este “especialista” anda e meter coisas más na respectiva veia … !

    Se quisermos especular, tanto poderá estar lá um trono como um hospital psiquiátrico totalmente equipado… à espera dele !

RESPONDER

A Islândia estava prestes a ter um parlamento de maioria feminina - até à recontagem dos votos

A recontagem dos votos das legislativas de sábado fez com que o número de mulheres passasse de 33 para 30. Mesmo assim, a Islândia mantém-se como um dos países do mundo com maior representação parlamentar …

É mesmo possível reconhecer um ditador pelas suas características faciais

Os líderes democraticamente eleitos tendem a ter rostos mais atraentes e simpáticos do que os líderes autoritários, conclui um polémico estudo. É comum as pessoas formarem juízos de valor baseados na aparência de um rosto. No …

Moedas já fala como presidente. "Temos que deixar a política da fricção e apostar na construção de soluções, de resultados"

Carlos Moedas, que se vê como um presidente inclusivo", recusa uma política de "fricção", nomeadamente na oposição ao poder nacional e promete concentrar-se nos "resultados e nas pessoas" para melhorar a vida dos lisboetas. Carlos Moedas, …

Responsabilidade é a característica mais importante para alcançar bons resultados escolares

Cerca de 300 estudantes do concelho de Sintra participaram no estudo internacional que teve como objetivo correlacionar o desempenho escolar com as competências sociais e emocionais dos mesmos. A responsabilidade é uma das características mais importantes …

CCB condenado por violar direitos laborais de técnicos de espetáculos

O Centro Cultural de Belém (CCB) foi condenado em tribunal por violação dos direitos laborais de 12 técnicos de espetáculos. Segundo o jornal Público, os juízes do Tribunal da Relação de Lisboa deram razão a 12 …

Berlinenses apoiam expropriação de grandes proprietários para conter preços da habitação

Resultados do referendo são um sinal da crescente divisão que se vive na sociedade berlinense em relação à especulação imobiliária. Agentes imobiliários interpretam o resultado como um "mau sinal" que pode levar à "paralisação imediata …

Portugal com 230 novos casos de covid-19 e uma morte. País cada vez mais próximo da zona verde da matriz de risco

Portugal registou, esta segunda-feira, 230 novos casos e uma morte na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). País está mais próximo da zona verde da …

Restauração defende manutenção do lay-off simplificado

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu hoje a continuidade do lay-off simplificado para apoio à manutenção dos postos de trabalho das atividades da restauração, similares e alojamento turístico. “Esta medida assume …

Cumbre Vieja deixou de expelir lava, mas os sismos voltaram

O vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, nas Canárias, parou de emitir lava. Apesar de a atividade ter sido a mais baixa da última semana, as autoridades alertam que a situação pode mudar rapidamente. A atividade …

Portugal continental tem 83,89% da população com vacinação completa

Cerca de 8,27 milhões de pessoas em Portugal continental tinham a vacinação completa contra a covid-19 até às 19h00 deste domingo, revelou à agência Lusa fonte oficial da task force que coordena o processo de …