Calvário no Barcelona. Setién de saída, Messi faz ultimato e Piqué fala em “vergonha”

Tiago Petinga / Lusa

O Barcelona foi esmagado (8-2) pelo Bayern Munique, nos quartos de final da Liga dos Campeões. Setién está de saída, Messi fez um ultimato e Piqué falou em “vergonha”.

Foi a noite mais negra de sempre da formação catalã na Europa e, provavelmente, uma das mais negras da sua história. Esta sexta-feira, em jogo dos quartos de final da Liga dos Campeões, o Barcelona saiu derrotado por 8-2 frente ao Bayern Munique. O emblema ‘blaugrana’ bateu no fundo – com estrondo.

Ao que consta, a primeira baixa da humilhação catalã é o treinador Quique Setién. A saída do técnico do Barcelona foi avançada, via Twitter, pelo jornalista italiano Fabrizio Romano.

https://twitter.com/FabrizioRomano/status/1294388931006537738

Ainda falta a confirmação oficial da decisão, mas outros órgãos noticiam a mesma informação. Apesar da prematuridade do acontecimento, a imprensa internacional já começa a avançar possíveis substitutos de Setién para a próxima temporada. Mauricio Pochettino (que foi associado ao SL Benfica), Xavi Hernández e Ronald Koeman (ex-treinador dos ‘encarnados) são alguns dos nomes apontados.

A rádio espanhola Cadena COPE avança que Lionel Messi já terá feito saber que, a não ser que sejam promovidas mudanças radicais nas próximas semanas, irá mesmo abandonar Camp Nou. Com 33 anos, o internacional argentino passou toda a sua carreira profissional ao serviço do Barcelona.

Quem também já manifestou o seu descontentamento foi Gerard Piqué. O defesa-central espanhol classificou como vergonhoso o desempenho da sua equipa e até colocou o seu lugar na equipa à disposição.

“Foi um jogo horrível, uma sensação nefasta. A palavra é vergonha. Não se pode competir assim, não se pode ir à Europa assim, já não é a primeira, nem a segunda, nem a terceira vez. É muito duro e espero que sirva de algo”, começou por dizer na flash interview.

“Todos temos que refletir. Creio que o clube necessita de mudanças. Não falo do treinador, nem dos jogadores, não quero assinalar ninguém. Creio que, estruturalmente, o clube precisa de mudanças de todo o tipo. Ninguém é imprescindível. Sou o primeiro a oferecer-se para sair se tiver que vir sangue novo para mudar esta dinâmica. Sou o primeiro a dizê-lo porque, agora sim, batemos no fundo”, acrescentou.

O presidente do FC Barcelona disse hoje que, “nos próximos dias”, vão ser tomadas decisões, que já estariam pensadas antes do regresso da Liga dos Campeões de futebol, após a goleada frente ao Bayern Munique.

“É uma noite muito dura e lamento-a por todos os sócios e pelo clube que representamos. Felicito o Bayern Munique. Não estivemos ao nosso nível, nem à altura do jogo”, afirmou Josep Maria Bartomeu.

Sobre as declarações de Gerard Piqué, o presidente dos catalães, igualmente em declarações ao canal televisivo Movistar+, concordou: “Tem razão e, por isso, vão ser tomadas decisões”.

Questionado sobre quais seriam essas medidas, se passariam pela convocação eleições, o dirigente remeteu o seu anúncio para mais tarde. “Hoje é um dia para refletir, para estar com muita pena e não para tomar decisões a quente”, rematou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Baterias de lítio-enxofre melhores e mais baratas? O segredo é uma pitada de açúcar

Uma colher cheia de açúcar pode ser o suficiente para permitir que um veículo elétrico faça uma viagem de Melbourne a Sidney (878 km) com uma única carga. Atualmente, os automóveis elétricos e os telemóveis utilizam …

Parlamento aprova na generalidade mudança do TC para Coimbra. Oito socialistas votaram a favor

A proposta passou com votos contra do Chega e PAN, abstenção do PCP, BE, PEV e maioria da bancada do PS e votos favoráveis do PSD, CDS, IL e de oito deputados socialistas. O resultado já …

Escola da Amadora queria proibir minissaias, decotes e chinelos - mas já voltou atrás

Um Agrupamento na Amadora publicou um código de vestuário que acendeu um debate nas redes sociais devido às regras que controlavam mais as raparigas. Entretanto, a escola já voltou atrás na decisão. Segundo escreve o Jornal …

Governo francês vai dar 100 euros a famílias carenciadas para pagar energia

O Governo francês vai entregar um cheque de 100 euros a 5,8 milhões de famílias de menores recursos para ajudar a pagar a fatura energética. A medida anunciada pelo executivo vai ter um custo de 580 …

Incidência e R(t) recuam em dia com mais 1.023 infetados e sete mortes

Portugal registou, esta sexta-feira, 1.023 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Apoiantes de Navalny acusam Google e Apple de "censura" política

Os apoiantes de Alexei Navalny acusaram hoje as empresas Google e Apple de terem suprimido o apelo ao voto "útil" proposto pelo oposicionista através das respetivas plataformas, denunciando "censura" num processo eleitoral em que a …

Presidente da República argentino cancela viagens para impedir que vice assuma Governo

Cristina Kirchner é parceira maioritária na coligação de Governo e exige, entre outras mudanças, a substituição de ários ministros, secretários e presidentes de organismos públicos. Recentemente, tem mostrado em público o seu descontentamento face à …

"Bazuca" europeia não resolve problema da falta de habitação

De acordo com vários especialistas, as 26 mil casas identificadas como prio­ritárias pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) não chegam para as necessidades do país, que podem chegar às 46 mil. A questão da aplicação …

Peça que terá sido usada no batismo de D.Maria II está à venda. Estado não a compra por ser demasiado cara

Há uma semana que está à venda uma peça que pertenceu à coroa portuguesa. Terá pertencido à família real depois do Terramoto de 1755 e, de acordo com o antiquário que agora a comercializa, terá …

"Dupla pancada". Vítimas de violência doméstica são deixadas ao abandono sem indemnização

Mais de 80% das vítimas de violência doméstica, a maioria mulheres, não recebem indemnizações, nem dos agressores nem do Estado. Se as vítimas não tiverem sofrido uma incapacidade para o trabalho por um período igual ou …