Calvário no Barcelona. Setién de saída, Messi faz ultimato e Piqué fala em “vergonha”

Tiago Petinga / Lusa

O Barcelona foi esmagado (8-2) pelo Bayern Munique, nos quartos de final da Liga dos Campeões. Setién está de saída, Messi fez um ultimato e Piqué falou em “vergonha”.

Foi a noite mais negra de sempre da formação catalã na Europa e, provavelmente, uma das mais negras da sua história. Esta sexta-feira, em jogo dos quartos de final da Liga dos Campeões, o Barcelona saiu derrotado por 8-2 frente ao Bayern Munique. O emblema ‘blaugrana’ bateu no fundo – com estrondo.

Ao que consta, a primeira baixa da humilhação catalã é o treinador Quique Setién. A saída do técnico do Barcelona foi avançada, via Twitter, pelo jornalista italiano Fabrizio Romano.

https://twitter.com/FabrizioRomano/status/1294388931006537738

Ainda falta a confirmação oficial da decisão, mas outros órgãos noticiam a mesma informação. Apesar da prematuridade do acontecimento, a imprensa internacional já começa a avançar possíveis substitutos de Setién para a próxima temporada. Mauricio Pochettino (que foi associado ao SL Benfica), Xavi Hernández e Ronald Koeman (ex-treinador dos ‘encarnados) são alguns dos nomes apontados.

A rádio espanhola Cadena COPE avança que Lionel Messi já terá feito saber que, a não ser que sejam promovidas mudanças radicais nas próximas semanas, irá mesmo abandonar Camp Nou. Com 33 anos, o internacional argentino passou toda a sua carreira profissional ao serviço do Barcelona.

Quem também já manifestou o seu descontentamento foi Gerard Piqué. O defesa-central espanhol classificou como vergonhoso o desempenho da sua equipa e até colocou o seu lugar na equipa à disposição.

“Foi um jogo horrível, uma sensação nefasta. A palavra é vergonha. Não se pode competir assim, não se pode ir à Europa assim, já não é a primeira, nem a segunda, nem a terceira vez. É muito duro e espero que sirva de algo”, começou por dizer na flash interview.

“Todos temos que refletir. Creio que o clube necessita de mudanças. Não falo do treinador, nem dos jogadores, não quero assinalar ninguém. Creio que, estruturalmente, o clube precisa de mudanças de todo o tipo. Ninguém é imprescindível. Sou o primeiro a oferecer-se para sair se tiver que vir sangue novo para mudar esta dinâmica. Sou o primeiro a dizê-lo porque, agora sim, batemos no fundo”, acrescentou.

O presidente do FC Barcelona disse hoje que, “nos próximos dias”, vão ser tomadas decisões, que já estariam pensadas antes do regresso da Liga dos Campeões de futebol, após a goleada frente ao Bayern Munique.

“É uma noite muito dura e lamento-a por todos os sócios e pelo clube que representamos. Felicito o Bayern Munique. Não estivemos ao nosso nível, nem à altura do jogo”, afirmou Josep Maria Bartomeu.

Sobre as declarações de Gerard Piqué, o presidente dos catalães, igualmente em declarações ao canal televisivo Movistar+, concordou: “Tem razão e, por isso, vão ser tomadas decisões”.

Questionado sobre quais seriam essas medidas, se passariam pela convocação eleições, o dirigente remeteu o seu anúncio para mais tarde. “Hoje é um dia para refletir, para estar com muita pena e não para tomar decisões a quente”, rematou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mais duas baixas por covid-19. Benfica desfalcado para jogo com o Braga

Depois de Waldschmidt, Gilberto, Vertonghen, Diogo Gonçalves e Grimaldo, também Otamendi e Nuno Tavares estão infetados com covid-19 e, consequentemente, fora do jogo com o Sporting de Braga. O surto de covid-19 no SL Benfica deixou …

De norte a sul do país, autarcas pressionam Governo para fechar escolas

Os diretores escolares esclarecem que não têm qualquer autonomia para encerrar escolas, dependendo essa decisão de um parecer da entidade de saúde pública local e da confirmação por parte dos serviços do Ministério da Educação. …

Muito mais do que tabaco. Cientistas identificam drogas tomadas pelos maias em recipientes antigos

Uma equipa de cientistas da Washington State University identificou a presença de planta que não é do tabaco em recipientes de drogas dos antigos maias. Os investigadores detetaram "marigold mexicana" (Tagetes lucida) em resíduos retirados de …

Pico na primeira semana de fevereiro. Mesmo confinando, modelo prevê 1154 doentes em UCI

Portugal deverá ter 1.154 doentes internados em cuidados intensivos num pico na primeira semana de fevereiro, mesmo com um confinamento igual ao de março, avança um modelo da NOVA Information Management School. Portugal deverá duplicar o …

Biden assume leme dos EUA. Trump concede 140 perdões (e pede que se "reze" pelo sucessor)

Joe Biden assume esta quarta-feira o leme dos Estados Unidos. Porém, antes de sair, o Presidente cessante, Donald Trump, perdoou e comutou penas a mais de 140 pessoas. Nas horas finais da sua presidência, Donald Trump …

Ouvir música clássica enquanto faz exercício? A Ciência sugere que sim

Estudos sugerem que, ao contrário daquilo que pensa, ouvir música clássica enquanto se pratica exercício físico pode ajudá-lo no seu treino. Para muitas pessoas, uma parte essencial de qualquer regime de exercício é a música que …

“Não queiram fazer mistérios onde não existem”. UE encerrou caso do procurador europeu

A União Europeia (UE) deu por "encerrado" o caso do procurador europeu José Guerra e dos lapsos no seu currículo enviado pelo Governo. “A reunião dos membros do Conselho da UE decorreu na segunda-feira e …

Jack Ma reaparece após estar "desaparecido" quase três meses

O bilionário fundador do gigante do comércio eletrónico chinês Alibaba reapareceu, esta quarta-feira, numa reunião virtual com professores rurais, após meses de incerteza sobre o seu paradeiro. No vídeo, publicado no site do jornal chinês Tianmu …

Jesus voltou a testar negativo. Benfica confirma presença na Taça da Liga

O treinador do Benfica voltou a testar negativo ao novo coronavírus, num segundo teste realizado esta terça-feira, dia em que o clube anunciou ter 17 casos de infeção na sua estrutura profissional de futebol. "O Benfica …

Novas regras do confinamento entram em vigor esta quarta-feira (mas há exceções nos horários)

As novas medidas de restrição para travar a pandemia de covid-19 em Portugal entraram em vigor às 0h desta quarta-feira no âmbito do estado de emergência em vigor no país.  O primeiro-ministro anunciou esta segunda-feira que …