Setembro arranca com termómetros perto dos 40.ºC (e água do mar a 23.º no Algarve)

Paulo Cunha / Lusa

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anunciou esta segunda-feira que o início de setembro vai ser quente, prevendo-se uma subida de temperatura que em alguns locais do país pode atingir os 40 graus Celsius.

Em comunicado, o IPMA informa que na segunda e terça-feira se prevê uma subida de temperatura, em especial no litoral oeste.

“Devido a um anticiclone que se encontra localizado a noroeste dos Açores, em deslocamento para leste, prevê-se que se instale uma corrente de leste no continente a partir de segunda-feira”, refere o IPMA.

Segundo o instituto, “os valores da temperatura máxima deverão variar entre 30 e 35°C na generalidade do território, podendo atingir valores entre 35 e 40°C em alguns locais do interior do Alentejo, vale do Tejo e Beira Baixa”.

“A temperatura mínima deverá variar entre 15 e 20°C, podendo ter valores entre 20 e 22°C em alguns locais da região sul e vale do Tejo, prevendo-se valores entre 13 e 15°C no nordeste transmontano”, adianta o comunicado do IPMA.

O IPMA acrescenta que “no final da primeira semana de setembro há tendência para uma pequena descida de temperatura”.

De acordo com a SIC Notícias, as temperaturas elevadas devem manter-se até ao fim do verão, isto é, devem estender-se até ao fim de setembro. Este “verão tardio“, adianta o mesmo canal, está a animar a atividade turística no Algarve, que deverá registar 23.ºC na água do mar. Há também já registo de marcações de última hora.

ZAP // Lusa

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.